A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias."— Transcrição da apresentação:

1 1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias sociais. A partir daí, quando se coloca “pessoas que compartilham valores e atuam de acordo com as normas estabelecidas, mas que não atuam entre si”, estamos falando do conceito de Merton de: 1)Grupo. 2)Agregados humanos. 3)Categorias sociais. 4)Coletividade. 5)Conjunto de individualidades.

2 2.Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias sociais. A partir daí, quando se coloca “ (...) são aqueles agregados de status sociais, cujos ocupantes não estão em interação; ainda que têm características sociais semelhantes, por exemplo, a idade,o sexo, o estado civil, não estão necessariamente orientados por normas comuns e peculiares”, estamos falando de: 1)Coletividade. 2)Categorias sociais. 3)Grupo. 4)Agregados humanos. 5)Conjunto de individualidades.

3 3.Na teoria de MartíN-Baró sobre grupo humano, utilizando as dimensões de identidade, poder e atividade grupal, é apresentada uma tipologia para distinguir os grupos. “Aqueles que correspondem à divisão mais básica entre os membros de uma sociedade de acordo com interesses objetivos derivados da propriedade sobre os meios de produção. As relações que se estabelecem a partir do controle total ou parcial, maior ou menor, sobre os meios de produção determinam as estruturas mais básicas de uma sociedade , assim como a confrontação objetiva que se chama luta de classes. Cada indivíduo pertence a uma classe social, independentemente de que seja consciente deste pertencimento e que atue ou não de acordo com os interesses de sua classe”, corresponde ao que ele denomina de: 1)Grupo funcional. 2)Grupo emergencial. 3)Grupo estrutural. 4)Grupo situacional. 5)Grupo primário.

4 4. Na teoria de Martín-Baró sobre grupo humano, utilizando as dimensões de identidade, poder e atividade grupal, é apresentada uma TIPOLOGIA para distinguir os grupos. “Aqueles que correspondem a divisão do trabalho em um determinado sistema social. São pessoas que cumprem a mesma função, que tem os mesmos papéis e ocupam uma posição equivalente”, corresponde ao que ele denomina de: 1)Grupo funcional. 2)Grupo estrutural. 3)Grupo emergencial. 4)Grupo situacional. 5)Grupo primário.

5 5.Na teoria de Martín-Baró sobre grupo humano, utilizando as dimensões de identidade, poder e atividade grupal, é apresentada uma TIPOLOGIA para distinguir os grupos. “Aqueles que correspondem à família, que articula os interesses das classes dominantes transmitindo valores e configurando pautas de comportamento propícias à ordem estabelecida. O produto das relações sociais é a satisfação das necessidades básicas da pessoa e a formação de sua identidade” , corresponde ao que ele denomina de: 1)Grupo funcional. 2)Grupo estrutural. 3)Grupo emergencial. 4)Grupo situacional. 5)Grupo primário.

6 6. Complete com a palavra que dá o significado correto do que defende Martín-Baró, quando diz: um dos aspectos mais importantes do PODER é a sua habilidade em _____________, enquanto tal, apresentando-se como exigência natural ou razão social. Assim, os comportamentos aparecem como exigências da natureza humana, ou porque são considerados socialmente valiosos, não revelando o fato de que respondem aos interesses dominantes e atendem aos objetivos de quem se beneficia do sistema social estabelecido. 1)Revelar-se 2)Ocultar-se 3)Apresentar-se 4)Sabotar-se 5)Constituir-se

7 7. Martín-Baró ao analisar a questão do PODER na determinação da ação humana, observa que este pode influir no comportamento das pessoas e grupos de duas formas não excludentes. Uma destas formas é configurando o mundo das pessoas e determinando seus elementos constitutivos. Esta forma foi denominada por ele como: 1)Poder mediato. 2)Poder imediato. 3)Poder emergencial. 4)Poder intermediário. 5)Poder situacional.

8 8. Martín-Baró, ao analisar a questão do PODER na determinação da ação humana, observa que este pode influir no comportamento das pessoas e grupos de duas formas não excludentes. Uma destas formas é impondo uma direção concreta à ação. Esta forma foi denominada por ele como: 1)Poder mediato. 2)Poder imediato. 3)Poder emergencial. 4)Poder intermediário. 5)Poder situacional.

9 9. Quando Martín-Baró coloca que determinado fenômeno se dá “seja como autoridade moral, como possuidora dos recursos necessários para a sobrevivência no interior do sistema ou, em último caso, como possuidora dos mecanismos coercitivos para manter a ordem (armas)”, está se referindo a/ao: 1)Identidade. 2)Atividade grupal. 3)Contexto histórico. 4)Poder. 5)Motivação.

10 10. Para Martín-Baró, são três os principais parâmetros para a análise de um grupo. O terceiro parâmetro diz respeito ao PODER. Sobre este parâmetro, analise as afirmações e julgue se estão corretas. I. O grupo tem um diferencial de recursos que se estabelece quando se relaciona com outros grupos. II. O que um grupo é, se define pelo grau e caráter de sua formação organizativa, por suas relações com outros grupos e pela consciência que seus membros têm do próprio grupo. III. O grupo tem que ser capaz de produzir um efeito real na vida social e na vida dos seus membros. Está(ão) CORRETA(S): 1)Apenas a afirmativa I. 2)Apenas a afirmativa II. 3)As afirmativas I e II. 4)As afirmativas II e III. 5)As afirmativas I, II e III.

11 11. Para Martín-Baró, são três os principais parâmetros para a análise de um grupo. O segundo parâmetro diz respeito à ATIVIDADE GRUPAL. Sobre este parâmetro, analise as afirmações e julgue se estão corretas. I. O grupo tem um diferencial de recursos que se estabelece quando se relaciona com outros grupos. II. O grupo tem que ser capaz de produzir um efeito real na vida social e na vida dos seus membros. III. O que um grupo é se define pelo grau e caráter de sua formação organizativa, por suas relações com outros grupos e pela consciência que seus membros têm do próprio grupo. Está(ão) CORRETA(S): 1)Apenas a afirmativa I. 2)Apenas a afirmativa II. 3)As afirmativas I e II. 4)As afirmativas II e III. 5)As afirmativas I, II e III.

12 12. Para Martín-Baró, são três os principais parâmetros para a análise de um grupo. O primeiro parâmetro diz respeito à identidade. Sobre este parâmetro, analise as afirmações: I. O que um grupo é se define pelo grau e caráter de sua formação organizativa, por suas relações com outros grupos e pela consciência que seus membros têm do próprio grupo. II. O grupo tem que ser capaz de produzir um efeito real na vida social e na vida dos seus membros. III. O grupo tem um diferencial de recursos que se estabelece quando se relaciona com outros grupos. Está(ão)CORRETA(S): 1)Apenas a afirmativa I. 2)Apenas a afirmativa II. 3)As afirmativas I e II. 4)As afirmativas II e III. 5)As afirmativas I, II e III.

13 13. Martín-Baró define um grupo humano como:
1)Grupo é um conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de tempo e espaço, articuladas por mútua representação interna que se propõe de forma explícita ou implícita uma tarefa a qual constitui sua finalidade, interatuando através de mecanismos de atribuição e assunção de papeis. 2)Grupo é uma relação significativa entre duas ou mais pessoas que se processa através de ações encadeadas. Esta interação ocorre em função de necessidades materiais e /ou psicossociais e visa à produção de suas satisfações. 3)Uma estrutura de vínculos e relações entre pessoas que canaliza em cada circunstância suas necessidades individuais e/ou interesses coletivos. O grupo deve ser pensado sempre em duas dimensões: a dimensão da realidade de seus membros e a dimensão estrutural da sociedade em que o grupo acontece. 4)Os processos grupais são analisados na sua inserção social e institucional e o microgrupo é visto como a mediação necessária entre indivíduo e sociedade e cuja estrutura assume formas historicamente variáveis. 5)Uma soma de individualidades e suas interações.

14 14. Martín–Baró, trabalhando a partir de um enfoque psicossocial sobre grupos, critica a maioria dos modelos grupais utilizados em Psicologia Social, destacando problemas como: “ ver todo grupo da perspectiva dos microgrupos” ; “partir da compreensão do comportamento individual para analisar o grupo” e “analisar o grupo sem contexto”. Esses problemas são de três ordens,denominados pelo autor respectivamente: 1)Perspectiva individualista; a-historicismo; parcialidade dos paradigmas predominantes. 2)Parcialidade dos paradigmas predominantes; a-historicismo; perspectiva individualista. 3)A-historicismo; perspectiva individualista; parcialidade dos paradigmas predominantes. 4)Parcialidade dos paradigmas predominantes; perspectiva individualista; a-historicismo. 5)Perspectiva individualista; parcialidade dos paradigmas predominantes; a-historicismo

15 15. Para produzir mudança de atitudes, a técnica mais eficaz,segundo Kurt Lewin, é:
1)Palestra informativa. 2)Campanha publicitária ampla em todos os meios de comunicação. 3)Projeção de filmes, com posterior discussão sobre o mesmo. 4)Aconselhamento psicológico. 5)Dinâmica de grupo.


Carregar ppt "1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google