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Aula Introdutória “Lógica para Computação”

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Apresentação em tema: "Aula Introdutória “Lógica para Computação”"— Transcrição da apresentação:

1 Aula Introdutória “Lógica para Computação”
Prof. Ms. Lucas Souza

2 O que é Lógica? Porque estudar Lógica?

3 [Menselson, 1987]: Lógica é a análise dos métodos do raciocínio.
A lógica está interessada na forma e não no conteúdo.

4 Lógica é o estudo de tais estruturas.
Premissas: Todo X é Y Z é um X Conclusão: Z é um Y Lógica é o estudo de tais estruturas. A veracidade ou a falsidade das premissas e das conclusões, isoladamente, não são o foco da lógica. Interessa saber se a veracidade das premissas implica na veracidade das conclusões.

5 Outra definição: [Andrews, 1996]: Lógica é essencialmente o estudo da natureza do raciocínio e as formas de incrementar sus utilização. [Chauí, 2002]: “... regras para verificação da verdade ou falsidade de um pensamento.”

6 Resumo Histórico Lógica tem origens na Filosofia:
Sócrates, Platão (428 AC) e Aristóteles. Aristóteles propôs um sistema informal de silogismos que permitia a geração de conclusões a partir de premissas (visando a precisar melhor as leis que governam a parte racional da mente). Porém, Aristóteles não achava que a mente fosse apenas governada por processos lógicos (a intuição também tinha papel importante).

7 Como sujeito matemático, a lógica tem seu marco inicial com George Boole (1815-1864):
Em 1847 ele introduziu uma linguagem formal (Álgebra de Boole) para fazer inferência lógica. Era incompleta, mas satisfatória. Foi completada posteriormente. Importante contribuição para projeto de circuitos lógicos.

8 Frege (1848-1925): completou a lógica introduzida por Boole.
Alfred Tarski ( ): introduziu um teoria para mostrar objetos da lógica com os do mundo real -> contribuição fundamental para aplicação da lógica a inúmeros problemas do mundo real.

9 Importância de Estudar Lógica
Lógica é uma das disciplinas teóricas fundamentais para estudantes de Sistemas de Informação/Ciência da Computação. Diversas Aplicações: Engenharia de Software: como ferramenta de especificação formal e verificação formal de correção de programas. Linguagens de Programação: como ferramenta das linguagens lógicas amplamente utilizadas em sistemas computacionais modernos (ex.: Prolog).

10 Na Inteligência Artificial:
Controle de robô da automação industrial; Controle de do condutor automático de metrôs; Controle de robôs cirurgiões; Controle de tráfego urbano; Sistemas de Aplicação Financeira; Sistemas de Prospecção de Minérios; Sistema de diagnóstico médico; Sistema de tradução automática de textos; Sistema de análise química; Provedores Automáticos de Teoremas; Sistemas revolvedores de problemas, etc.

11 Circuitos Digitais: como ferramenta fundamental ao projeto e simplificação dos mesmos.

12 Para pensar: Sócrates (Enunciado 1): O que Platão vai dizer é falso.
Platão (Enunciado 2): Sócrates acabou de dizer a verdade Se o enunciado de Sócrates (1) é verdadeiro, então isso indica que Platão mentiu (o enunciado (2) é falso), isto é, que o enunciado de Sócrates (1) é falso -> conflito Esse exemplo é um paradoxo Lógico

13 Objetivo da Disciplina
Apresentar a Lógica Proposicional (LP), bem como seus conceitos fundamentais de validade, correção e completude Livro texto: Lógica para Ciência da Computação, João Nunes de Souza, Editora Campus, 2002. PDF do livro será disponibilizado. Slides das aulas serão disponibilizados.

14 Conteúdo Planejado para a Disciplina:
A linguagem da LP A semântica da LP Propriedades semânticas da LP Métodos para determinação da validade de fórmulas da LP Indução Finita na Lógica Introdução às portas e circuitos lógicos.

15 Primeiro Bimestre Segundo Bimestre Prova (30 ptos): 29 de setembro.
Trabalhos: 15 ptos Exercícios ao longo do bimestre 5 ptos Segundo Bimestre Prova (30 ptos): 1º de dezembro.


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