A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador."— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador das instituições, face ao impacto inovador, desequilibrando as estruturas vigentes, solucionando problemas, criando situações novas e, trazendo problemas novos.

2 As duas principais tendências do mundo moderno InstantaneidadeVirtualidade Tempo menor Compreensão do tempo Just-in-time Informação em tempo real Flexibilidade organizacional Agilidade nos serviços Espaço menor e portabilidade Compreensão do espaço e do tamanho Fábrica enxuta Organização em redes Unidades estratégicas de negócio Miniaturização dos produtos

3 Aldeia global A produção e comercialização de produtos e serviços feita em nível mundial através de sistema de trocas e intercâmbios O crescimento das organizações, a moderna tecnologia da informação, a sofisticação dos meios de transportes fazem com que se procure mapear e localizar os lugares do mundo em que se possa extrair maiores vantagens competitivas de produção, custo, localização, distribuição e comercialização de produtos e serviços

4 Desafio da globalização: conhecer diferentes línguas e a diversidade cultural dos países envolvidos com as quais o administrador precisa lidar. Globalização da economia veio para ficar, derrubando fronteiras, ultrapassando línguas e costumes e criando um mundo diferente. Fronteiras dos negócios desapareceram: tênis Adidas (alemão), Reebok (inglês), fabricados em Taiwan, Cingapura ou Malásia.

5 Para a Honda não existe “overseas”, porque opera como se estivesse em um “negócio global” qualquer lugar do mundo onde estejam os consumidores. Países de industrialização recente (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Indochina) e mais recentemente a China estão marcando presença nos mercados mundiais.

6 A Comunidade Econômica Européia (CEE) formada por países dentre eles: Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. Tornou-se um bloco econômico de grandes dimensões. O NAFTA (North American Free Trade Agreement) EUA, Canadá e México O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) Sâo exemplos de integração regional entre diferentes países.

7 Globalização é um fenômeno mundial e irreversível e apresenta os aspectos: Desenvolvimento e intensificação da Tecnologia da Informação e dos transportes, fazendo do mundo uma aldeia global; Ênfase no conhecimento e não nas matérias primas básicas; Formação de espaços pluri-regionais; Automação – máquina substitui o Homem (desemprego estrutural); Expansão dos mercados.

8 A globalização Favorece os países mais desenvolvidos; Possuem melhor tecnologia, maiores recursos e estabilidade econômica permanente; Capazes de produzir em larga escala por preços mais reduzidos; Por outro lado, os países desenvolvidos enfrentam o desafio de um custo de mão-de- obra maior, mais onerosa que países emergentes.

9 Maior desafio da globalização Criar um sistema que seja equitativo e capaz de integrar as potências econômicas emergentes, alimentando os esforços dos países marginalizados para se beneficiarem da expansão econômica mundial, reduzindo o hiato entre países ricos e pobres.

10 Globalização cria uma situação em que o administrador: Precisa de condições de capacitação profissional e mobilização pessoal; Desempenhar atividades em um mundo de negócios que exigem dele a compreensão de outros idiomas, culturas e costumes diferentes.

11 A globalização dos negócios está trazendo novos desafios ao administrador devido a três fatores inter-relacionados: Proximidade – o administrador passa a trabalhar com maior proximidade frente a um número diversificado de clientes, concorrentes, fornecedores e reguladores governamentais. Essa proximidade é devido à redução do tempo que a tecnologia das telecomunicações proporciona entre as pessoas ao redor do mundo através da transmissão em segundos de vídeo, voz, televisão, rádio etc.

12 Localização – a AT&T desenha sistemas telefônicos e equipamentos computadorizados para telefonia nos Estados Unidos, os quais são produzidos em Cingapura e em fábricas americanas para serem vendidos em todo o mundo a clientes que os utilizam para conectar-se a longa distância em todo o globo.

13 Atitude – a globalização está trazendo uma atitude nova e aberta em relação às práticas de administração internacional. Essa atitude combina uma curiosidade a respeito do mundo externo além das fronteiras nacionais com uma vontade de desenvolver habilidades para a participação na economia global. As atitudes mudam com o tempo A eficiência que, com Taylor, Ford era caracterizada pela idéia da produção em massa e pela visão voltada para o chão da fábrica, agora passa a ter a globalização como base de referência para o administrador.


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google