A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cérebro, Inteligência, Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cérebro, Inteligência, Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Cérebro, Inteligência, Aprendizagem

2

3

4

5 Os cérebros podem ser extremamente complexos
Os cérebros podem ser extremamente complexos. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de conexões sinápticas cada.

6

7 Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas chamadas  axônio que conduzem pulsos em sinais chamados potencial de ação para partes distantes do cérebro e as encaminham para serem recebidas por células específicas.

8

9 Nas propostas de alguns investigadores, a inteligência não é uma só, mas consiste num conjunto de capacidades relativamente independentes.

10 O psicólogo Howard Gardner
 desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, identificando sete diferentes tipos de inteligência: musical, lógico- matemática, espacial, linguística, cinemática, intrapessoal e interpessoal. VÍDEOS\Cérebro, Inteligência e Aprendizagem\Inteligências Múltiplas - YouTube.flv

11

12 Mais recentemente, Gardner expandiu seu conceito, acrescentando à lista a inteligência naturalista e a inteligência existencial.

13 Daniel Goleman e outros investigadores desenvolveram o conceito de  inteligência emocional e afirmam que esta é pelo menos tão importante quanto a perspectiva mais tradicional de inteligência.

14 A inteligência emocional proposta por Goleman pode ser visualizada nas inteligências intrapessoal e interpessoal, estudadas por Gardner.

15 Os proponentes das teorias de múltiplas inteligências afirmam que a teoria g é, no máximo, uma medida de capacidades acadêmicas.

16 O fator geral g explica cerca de 70% a 80% da totalidade da inteligência. É uma teoria amplamente respaldada por mais de experimentos, realizados nos últimos 100 anos, sempre confirmando que um só fator explica uma fração muito grande da inteligência.

17 Inteligência é uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência.

18 Não é uma mera aprendizagem literária, uma habilidade estritamente acadêmica ou um talento para sair-se bem em provas. Ao contrário disso, o conceito refere-se a ...

19 uma capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta - 'pegar no ar', 'pegar' o sentido das coisas ou 'perceber' uma coisa."

20 Os indivíduos diferem na habilidade de entender ideias complexas, de se adaptarem com eficácia ao ambiente, de aprenderem com a experiência, de se engajarem nas várias formas de raciocínio, de superarem obstáculos mediante o pensamento.

21 Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos.

22

23

24 Os outros tipos de inteligência podem ser tão importantes como a g fora do ambiente de escola. Conforme foi dito anteriormente, qualquer que seja o nível de abrangência de um teste ou de vários testes, haverá um fator principal g, que explica grande parte da variância total observada na totalidade de itens ou na totalidade de testes.

25 O processo de aprendizagem ou de aprender pode ser definido de forma sintética: é o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Contudo, a complexidade desse processo dificilmente pode ser explicada apenas por meio de recortes do todo.

26 Por outro lado, qualquer definição está, invariavelmente, impregnada de pressupostos político-ideológicos, relacionados com a visão de homem, sociedade e saber.

27 Estilos de aprendizagem cada indivíduo apresenta um conjunto de estratégias cognitivas que mobilizam o processo de aprendizagem. Em outras palavras, cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo.

28 Embora haja discordâncias entre os estudiosos, estes são cinco categorias representativas dos estilos de aprendizagem: * visual: aprendizagem centrada na visualização * auditiva: centrada na audição * leitura/escrita: aprendizagem através de textos * ativa: aprendizagem através do fazer, do comportamento * olfativa : através do cheiro pode possibilitar conhecimento já adquirido anteriormente.

29 Aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá por meio da alteração de conduta de um indivíduo, seja por condicionamento operante (técnicas de ensino) , experiência, aquisição de hábitos ou tudo isso de uma forma razoavelmente permanente.

30 O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional de aprender. Este ato é dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; é criador, por buscar novos métodos visando à melhoria da própria aprendizagem, por exemplo, pela tentativa e erro.


Carregar ppt "Cérebro, Inteligência, Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google