A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Disciplina: Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia Professora: Mariangela Kraemer Lenz Ziede Alunas: Maria Cristina e Viviani

2 Quando pensamos em ambientes educacionais, muitos fatores devem
ser analisados, tais como: Quantos computadores precisaram instalar; Qual a configuração dos computadores; Os computadores ficaram em rede; Qual rede deve ser utilizada; É necessário que todos os computadores possuam kits multimídia; Devemos colocar a internet em todos os computadores; Que tipo de conexão de acesso a internet vamos utilizar; Quais softwares são comprados, e esses softwares são multiusuários ou monousuários; Quem será o coordenador das atividades do ambiente de informática e quais suas funções.

3 Uma das variáveis e que mais afetam a dinâmica da aula, está relacionada à distribuição dos equipamentos e móveis.

4 ALGUNS ITENS A SER OBSERVADOS
Para quais objetivos a sala esta sendo concebida; De que forma devem ser distribuídos os computadores Espaço para o fluxo entre alunos e professor; Disponibilizar mesas sem computador para que o professor possa utilizar a sala para outras atividades; As salas não devem ser muito grandes para não dificultar a comunicação entre aluno professor e aluno - aluno; Devem ser evitadas estruturas físicas como divisórias as quais bloqueiam o som e a visualização dos alunos e professor; Disponibilizar locais apropriados para impressora, scaners e canhões de projeções; Os estabilizadores devem ficar longe dos pés dos alunos para evitar desligamento do equipamento

5 ESPAÇO FÍSICO Alguns modelos e considerações: Modelo 01 Facilita o fluxo de alunos e Professor; Facilita a interação dos alunos, maior Colaboração e cooperação entre eles; Melhor visualização do professor em relação aos alunos.

6 MODELO 02 Possibilita que o professor desenvolva atividades com ou sem computador; Esse ambiente é adequado para as escola que possuem espaços amplos; Também indicado para as escolas que não possuem muitos computadores.

7 Modelo 03 Facilita o fluxo de alunos e Professor;
Facilita a interação dos alunos, maior Colaboração e cooperação entre eles; Melhor visualização do professor em relação aos alunos. Permite melhor aproveitamento de espaço para disponibilizar maior número de computadores

8 Modelo 04 Promove e facilita interações diagonais das equipes;
É necessário um espaço físico maior; Possibilita a construção de um ambiente de aprendizagem sem definições e hierarquia

9 A EVOLUÇÃO DA APLICABILIDADE DA INFORMÁTICA
O uso da informática em escolas é bem mais complexo que a utilização de outro recurso didático sua função é muito diversificada oportuniza comunicar,criar desenhos, efetuar cálculos,simular fenômenos entre muitas outras ações.

10 A escola é uma das instituições que mais demoram a inovar e avançar
muito pouco tem mudado desde a caneta esferográfica. Nos ambientes escolares, os computadores esta forçando a escola mudar , mas a mudança se da de forma lenta.

11 PROJETO ACCOT Apresenta cinco estágio para evolução instrucional com computadores : Exposição; Adoção; Adaptação; Apropriação; Inovação.

12 No processo de ensino-aprendizagem propõe uma nova caracterização:
Iniciação ===> Empolgação Adaptação ===> Intermediação Incorporação ===> Absorção

13 Iniciação ===> Empolgação
Nesta fase é quando a escola adquire os computadores, e neste ambiente passa ser visitado frequentemente por professores, alunos, pais, profissionais da escola; Mas, o simples fato de ter o equipamento não significa um diferencial, é preciso utilizar, determinar a validade e objetivo da informática na educação. Professores que utilizam dessa tecnologia com recursos didáticos já dominados, acabam se frustrando. Durante essa fase, muitos professores de deparam com alunos que detém um conhecimento superior aos seus. É um ótimo ambiente para troca de conhecimento

14 Adaptação ===> Intermediação
Nesta fase é na qual os professores já possuem um melhor nível de conhecimento e se preocupam em integrar seus planos de aulas em função do computador; A principal característica desta fase é o processo de mudança; Muitas vezes a aplicação da informática voltada para disciplinas de forma isolada.

15 Incorporação ===> Absorção
Nesta fase ocorre a absorção natural por parte dos professores, utilizam a informática em seus planos de aula, ocorre a instrução interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar com base em projetos. Os trabalhos ocorrem em grupos com divisões de tarefas

16 A duração de cada uma dessas fases variam muito:
Realidade escolar Do próprio professor A utilização da tecnologia computacional na área da educação é indiscutível como necessária no sentido pedagógico como social. Hoje temos um novo conceito de inteligência, em que podemos desenvolver diversas habilidades (lógico-matemática lingüística, interpessoal, intrapessoal, espacial, musical,corpo-cinestésica, naturista e pictórica).

17 O professor assume um papel de facilitador, organizador, coordenador e parceiro.
Cabe a escola um novo papel, proporcionar desafios aos alunos, enfatizando a capacidade de pensar e tomar decisões. A utilização adequada da informática na educação tem como objetivo desenvolver habilidades de pensamento; comunicação; estrutura lógica; estimula a criatividade; motivador do processo de aprendizagem; estimulador de novos idiomas (pré-requisito mundial)e a globalização por ser poderoso meio de comunicação.

18 INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
BIBLIOGRAFIA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO


Carregar ppt "A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google