A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Sérgio Ferreira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Sérgio Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1

2 Módulo ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Sérgio Ferreira

3 PARTE DA FILOSOFIA COMPORTAMENTO HUMANO CIENTÍFICO CONJUNTO DE
ÉTICA PARTE DA FILOSOFIA COMPORTAMENTO HUMANO CIENTÍFICO A PALAVRA ÉTICA POSSUI MUITAS ACEPÇÕES. NO QUADRO HÁ DUAS IMPORTANTES, QUE NOS INTERESSAM. PARA A CIÊNCIA A ÉTICA É A PARTE DA FILOSOFIA QUE ESTUDA COMO O SER HUMANO AVALIA OS SEUS PRÓPRIOS COMPORTAMENTOS E OS DE OUTRAS PESSOAS. AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE GRANDES PENSADORES SE DEDICARAM AO ESTUDO DA ÉTICA, DESDE ARISTÓTLES, PASSANDO POR ESPINOZZA E EMANUEL KANT. HÁ UM CONCEITO PRÁTICO DA PALAVRA ÉTICA, NO QUAL ELA DESIGNA UM CONJUNTO DE VALORES E PRINCÍPIOS QUE DEVEM REGER AS AÇÕES HUMANAS, E POR CONSEQUÊNCIA TAMBÉM DAS ORGANIZAÇÕES CRIADAS PELOS SERES HUMANOS. CONJUNTO DE PRINCÍPIOS MORAIS EMPÍRICO

4 ELEMENTOS DA PRÁTICA DA ÉTICA
HONESTIDADE VERDADE JUSTIÇA VALORES O FENÔMENO DA PRÁTICA É GERALMENTE ILUSTRADO POR ESSA PIRÂMIDE: NO TOPO OS VALORES QUE DEVEM REGER OS PRINCÍPIOS NO MEIO OS PRINCÍPIOS QUE SÃO PRECEITOS BASEADOS NOS VALORES E APLICÁVEIS A CADA ATIVIDADE NA BASE ESTÃO OS COMPORTAMENTOS, QUE DEVEM SER OS RESULTANTES DOS ANTERIORES. A VERDADE E A HONESTIDADE SÃO INDISSOCIÁVEIS NA PRÁTICA. HONESTIDADE: NÃO LESAR A OUTREM. VERDADE: MOSTRAR SEMPRE A REALIDADE JUSTIÇA: ATRIBUIR A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO. KANT E O IMPERATIVO KANTIANO: SÓ FAZER AOS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA SI. PRINCÍPIOS: APLICÁVEIS A TODOS OS RELACIONAMENTOS AÇÕES, ATITUDES, POSTURAS

5 ÉTICA LEI COMUM A AMBOS A ÉTICA E A LEI
MEDITAÇÃO IMPORTANTE: PARA SER ÉTICO BASTA CUMPRIR A LEI? CUMPRINDO A LEI INTEGRALMENTE SEREMOS SEMPRE ÉTICOS? ILUSTRAÇÃO: DOIS CÍRCULOS QUE SE SOBREPÕE. HÁ SITUAÇÕES QUE SÃO AO MESMO TEMPO ÉTICAS E LEGAIS. HÁ SITUAÇÕES SÓ ÉTICAS (À ESQUERDA) NÃO REGULADAS PELA LEI, MAS NÃO CONTRÁRIAS À LEI. HÁ SITUAÇÕES QUE SÃO APENAS LEGAIS SEM SEREM NECESSARIAMENTE ÉTICAS,. LEI COMUM A AMBOS

6 ÉTICA...PESSOAS EMPRESAS...
NATUREZA PRODUTO SERVIÇO EMPRESÁRIO TRABALHO MERCADO EMPRESA: ORGANIZAÇÃO FORMADA PELOS SERES HUMANOS. A EMPRESA É FICÇÃO. DIREITO ECONÔMICO: UNIDADE ECONÔMICA ORGANIZADA ONDE ALGUÉM, O EMPRESÁRIO REÚNE OS 3 FATORES TÉCNICOS DA PRODUÇÃO, PARA GERAR UM PRODUTO OU SERVIÇO, VENDÊ-LO AO MERCADO E OBTER DA DIFERENÇA ENTRE O PREÇO E O CUSTO O PROVEITO MONETÁRIO DENOMINADO LUCRO. A EMPRESA NÃO TEM EXISTÊNCIA PRÓPRIA E NEM CARÁTER OU PRINCÍPIOS PRÓPRIOS: DEPENDE DAS PESSOAS QUE A INTEGRAM. PORTANTO A EMPRESA PODERÁ SER ÉTICA SE AS PESSOAS FIZEREM A ESCOLHA PELO LUCRO ÉTICO. CAPITAL CUSTO PREÇO LUCRO

7 EMPRESÁRIO DIRIGENTES TODOS OS MEMBROS DA QUEM FAZ EQUIPE UTILITARISMO
PRIMEIRA ESCOLHA EMPRESÁRIO DIRIGENTES TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE QUEM FAZ UTILITARISMO VISÃO DE CURTO PRAZO QUALQUER LUCRO A DECISÃO DE FAZER A EMPRESA OBTER SOMENTE O LUCRO ÉTICO COMPETE EM PRIMEIRO LUGAR ÀS PESSOAS OU ORGANIZAÇÕES QUE CONTROLAM O SEU CAPITAL. PARA QUE ELA EFETIVAMENTE HAJA COM ÉTICA SERÁ PRECISO, ENTRETANTO, QUE TODAS AS PESSOAS QUE A INTEGRAM TAMBÉM TOMEM A MESMA DECISÃO. OS CAMINHOS DO LUCRO SEM ÉTICA E DE QUALQUER LUCRO SÃO DIFERENTES. A CURTO PRAZO É POSSÍVEL QUE O LUCRO ÉTICO SEJA MENOR DO QUE O OUTRO. NÃO HÁ DÚVIDA, ENTRETANTO, QUE AO AGIR COM ÉTICA E AFASTAR RESPONSABILIDADES POR ATOS ILÍCITOS E IMORAIS A EMPRESA PROTEGE O LUCRO FUTURO E A SUA LONGEVIDADE. POSSIBILIDADES RESPONSABILIDADE LONGEVIDADE MAIOR E MELHOR RESULTADO LUCRO COM ÉTICA

8 FAÇA O QUE LIDERANÇA COMO DIGO E NÃO O EXERCÍCIO DE QUE FAÇO PODER
ÉTICA E LIDERANÇA LIDERANÇA COMO EXERCÍCIO DE PODER FAÇA O QUE DIGO E NÃO O QUE FAÇO UMA VEZ QUE ACEITAMOS QUE É POSSÍVEL GERAR LUCRO COM ÉTICA, O QUE DIZER DA LIDERANÇA. NO PASSADO; LIDERANÇA FORMA DE EXERCÍCIO DO PODER (FORÇA FÍSICA, PODER ECONÔMICO, PODER FORMAL, PODER DA INFORMAÇÃO0. ATUALMENTE LIDERANÇA É UMA FORMA DE SE COMPARTILHAR A MESMA VISÃO. SÓ LIDERA QUEM CONSEGUE TRANSMITIR SUA VISÃO SOBRE OS OBJETIVOS AOS LIDERADOS. MAS TAMBÉM SÓ LIDERA QUEM SABE COMPARTILHAR AS VISÕES DO LIDERADO. ESSE PROCESSO É IMPOSSÍVEL SEM ÉTICA, PORQUE SUA BASE PRIMEIRA É A CREDIBILIDADE. FILÓSOFOS ATUAIS - JOANNE LIDERANÇA COMO “VISÃO COMPARTILHADA” ÉTICA: “CORAÇÃO DA LIDERANÇA”

9 RELACIONAMENTOS DA EMPRESA
FORNECEDORES EMPREGADOS GOVERNO CLIENTES COMUNIDADE CONCORRENTES EMPRESA ILUSTRAMOS AQUI OS JÁ CONHECIDOS DIVERSOS RELACIONAMENTOS MANTIDOS POR UMA EMPRESA. PARA PRATICAR A ÉTICA ELA PRECISARÁ FAZÊ-LO EM TODOS ELES. A SEGUIR CONVIDO-OS A MEDITAR SOBRE OS PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS APLICÁVEIS A CADA UM DESSES RELACIONAMENTOS.

10 TODOS OS RELACIONAMENTOS
SUBORNO NÃO SUBORNAR PARA OBTER DECISÕES FAVORÁVEIS DIRETO PATRIMONIAL INDIRETO INICIAMOS OS PRINCÍPIOS APLICÁVEIS A TODOS RELACIONAMENTOS DA EMPRESA. O PRINCÍPIO É “NÃO SUBORNAR NEM MESMO PARA OBTER UMA DECISÃO FAVORÁVEL. SUBORNO PATRIMONIAL É AQUELE CUJO VALOR MATERIAL SE PODE AFERIR. PODE SER UM PAGAMENTO FEITO DIRETAMENTE AO BENEFICIÁRIO. SERÁ UM SUBORNO PATRIMONIAL DIREITO. PODE SER INDIRETO, QUANDO O PAGAMENTO É FEITO SOB DISFARCE QUANTO AO TÍTULO, QUANTO AO DESTINATÁRIO E QUANTO À FORMA. PODE SER EXTRA-PATRIMONIAL QUANDO CONSISTE EM UMA VANTAGEM NÃO MENSURÁVEL. CLIENTES FORNECEDORES GOVERNO OUTROS SOCIAL POLÍTICA SEXUAL OUTRAS EXTRA PATRIMONIAL

11 RELACIONAMENTOS COM EMPREGADOS
SIM JUSTA REMUNERAÇÃO MATERIAL IMATERIAL RESPEITO ÀS DEMAIS DIMENSÕES DA VIDA (FAMILIAR, SOCIAL, CIENTÍFICA) PASSAMOS AOS RELACIONAMENTOS COM EMPREGADOS. O PRIMEIRO DEVER DA EMPRESA ÉTICA É O DE GARANTIR UMA JUSTA REMUNERAÇÃO MATERIAL, CAPAZ DE RETRIBUIR ADEQUADAMENTE A CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUAL PARA O RESULTADO. MAS A REMUNERAÇÃO IMATERIAL TAMBÉM É IMPORTANTE, CONSISTENTE EM AMBIENTE DE TRABALHO AGRADÁVEL, PROPÍCIO AO DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO. ALÉM DISSO É PRECISO RESPEITAR O FATO DE QUE O TRABALHO É APENAS UMA DAS DIMENSÕES DE REALIZAÇÃO DO SER HUMANO, MAS QUE ELE PRECISA ATENTAR TAMBÉM PARA AS DEMAIS.

12 CRITÉRIOS OBJETIVOS E PROFISSIONAIS PARA DECISÕES SOBRE AS PESSOAS
COLABORADORES SIM CRITÉRIOS OBJETIVOS E PROFISSIONAIS PARA DECISÕES SOBRE AS PESSOAS CONTRATAÇÃO, REMUNERAÇÃO, PROMOÇÃO, TRANSFERÊNCIA TREINAMENTO, DESLIGAMENTO. INCENTIVO À SOLIDARIEDADE. PROTEÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA. ÉTICA COMO O MAIS IMPORTANTE CRITÉRIO O QUADRO ILUSTRA A ÉTICA APLICÁVEL ÀS DECISÕES SOBRE AS PESSOAS NO TRABALHO. ESSA ÉTICA CONSISTE EM CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA TODAS AS DECISÕES DO TRABALHO. MAS SE A EMPRESA ÉTICA COLOCA TAMBÉM A CAPACIDADE DE CONVIVÊNCIA NESSE AMBIENTE COMO UM CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO. OS PROGRAMAS DE VOLUNTARIADO E DE ESTÍMULO À SOLIDARIEDADE EM GERAL TAMBÉM INTEGRAM A ÉTICA. E DE NADA ADIANTARIAM TODAS AS ANTERIORES SE A EMPRESA NÃO SE PREOCUPASSE IGUALMENTE COM A SAÚDE E SEGURANÇA DO SEU PESSOAL.

13 DISCRIMINAÇÃO RAÇA ORIGEM IDADE SEXO OU ORIENTAÇÃO SEXUAL
EMPREGADOS NÃO DISCRIMINAÇÃO RAÇA ORIGEM IDADE SEXO OU ORIENTAÇÃO SEXUAL DOENÇA OU DEFICIÊNCIA FÍSICA OUTRAS NÃO PROFISSIONAIS. ASSIM COMO A ÉTICA IMPLICA EM ALGUNS COMANDOS SOBRE O QUE SE DEVE FAZER, IMPLICA TAMBÉM EM OUTROS COMANDOS SOBRE O QUE NÃO SE DEVE FAZER. A EMPRESA ÉTICA NÃO PERMITE QUE SEUS EMPREGADOS EM TODOS OS NÍVEIS PRATIQUEM QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO. O QUADRO ILUSTRA AS PRINCIPAIS DISCRIMINAÇÕES QUE PODEM OCORRER NO AMBIENTE DE TRABALHO. É IMPORTANTE LEBRAR QUE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL É CRIME NO BRASIL.

14 ABUSO DE PODER ARROGÂNCIA, MAU TRATAMENTO E/OU OFENSAS PESSOAIS,
COLABORADORES NÃO ABUSO DE PODER ARROGÂNCIA, MAU TRATAMENTO E/OU OFENSAS PESSOAIS, FALTA DE CORTESIA, OUTRAS FORMAS. TEMOS AQUI OUTROS MANDAMENTOS NEGATIVOS. SÃO ATITUDES QUE A EMPRESA ÉTICA NÃO PODE PERMITIR NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO. É CLARO QUE MUITAS VEZES, NA CORRERIA EM BUSCA DO RESULTADO, NEM SEMPRE PRATICAMOS A CORTESIA COMO DESEJARÍAMOS. MAS TEM DE HAVER UM MINÍNMO. POR EXEMPLO, O SEUPERIOR QUE NÃO RESPONDE AO CUMPRIMENTO DE UM SUBORDINADO, ESTARÁ INCORRENDO EM ILICITUDE ÉTICA.

15 ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
COLABORADORES NÃO ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO AGENTE QUALQUER SEXO OU ORIENTAÇÃO DESTINATÁRIO(A) QUALQUER SEXO OU ORIENTAÇÃO ABORDAGEM NÃO DESEJADA A PROTEÇÃO CONTRA O ASSÉDIO SEXUAL É UM ASPECTO CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. MEDITEMOS SOBRE ISSO. O ASSÉDIO SE CARACTERIZA POR SER UMA ABORDAGEM ÍNTIMA NÃO DESEJA PELO SEU DESTINATÁRIO OU DESTINATÁRIO. MESMO QUE SEJA TOLERADA A ABORDAGEM, SE ELA NÃO FOR DESEJADA SE CARACTERIZARÁ COMO ASSÉDIO. DEVIDO ÀS RAÍZES CULTURAIS PRECISAMOS PENSAR CONTINUAMENTE NO ASSUNTO E NOS PRECAVERMOS PARA NÃO PRATICÁ-LO CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE VOCÊ TÊM NO QUADRO UMA RELAÇÃO DE ATITUDES QUE PODEM CARACTERIZAR O ILÍCITO, DESDE CONVITES ATÉ A EXIBIÇÃO DE MATERIAL PORNOGRÁFICO NO LOCAL DE TRABALHO. É IMPORTANTE NOTAR QUE ATUALMENTE ACEITA-SE O ILÍCITO COMO PASSÍVEL DE SER PRATICADO EM QUALQUER NÍVEL. . COMENTÁRIO . CONVITE . GESTO . COMUNICAÇÃO ES- CRITA . MATERIAL PORNO- GRÁFICO. QUALQUER NÍVEL HIERÁR- QUICO

16 CLIENTES E FORNECEDORES
CUMPRIMENTO DOS CONTRATOS E DOS PACTOS ESCRITOS NÃO ESCRITOS BUSCA DO JUSTO VALOR X DESEJO DO CUSTO ZERO MUITOS SÃO OS ASPECTO ÉTICOS NOS RELACIONAMENTOS DA EMPRESA COM CLIENTES E FORNECEDORES. A EMPRESA ÉTICA CUMPRIRÁ INTEGRALMENTE SUAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS INDEPENDENTEMENTE DO FATO DE POSSUIR A OUTRA PARTE PROVAS OU DOCUMENTOS QUE POSSA FAZER COM QUE O JUDICIÁRIO A FORCE A TANTO. UM OUTRO ASPECTO IMPORTANTE PARA QUEM NÃO QUER QUALQUER LUCRO, MAS APENAS O LUCRO ÉTICO É O DE PRATICAR TANTO NO POLO DA VENDA COMO DA COMPRA O JUSTO PREÇO. MESMO AO FORNECEDOR DEVE SER GARANTIDO ESSE DIREITO.

17 CLIENTES E FORNECEDORES
RESPEITO À PROPRIEDADE MATERIAL INTELECTUAL ENCAMINHAMENTO E ANÁLISE DE PLEITOS EM BOA FÉ X DEFESA INTRANSIGENTE DO RESULTADO ECONÔMICO INDIVIDUAL DE CADA PARTE. OUTROS DESDOBRAMENTOS DA APLICAÇÃO DA ÉTICA AOS RELACIONAMENTOS COM CLIENTES E FORNECEDORES ENCONTRAM-SE NESTE QUADRO. O RESPEITO À PROPRIEDADE MATERIAL E INTELECTUAL DOS CLIENTES E FORNECEDORES É BASE PARA A CRIAÇÃO DE PARCERIAIS E CONFIANÇA RECÍPROCAS. JÁ O ENCAMINHAMENTO EM BOA FÉ E A ANÁLISE DA RAZOABILIDADE DE PLEITOS APRESENTADOS POR UM E POR OUTRO POLO, SEM A NECESSIDADE DA INTERVENÇÃO DA JUSTIÇA CONSTITUI OUTRO DEVER ÉTICO.

18 RELACIONAMENTOS COM GOVERNANTES
O RESPEITO À FILA COMO PRINCÍPIO ÉTICO. METAS DA EMPRESA EM CONSONÂNCIA COM METAS DA SOCIEDADE: POLÍTICA MONETÁRIA, FISCAL CAMBIAL CONTRIBUIÇÕES A CAMPANHAS ELEITORIAS NOS ESTRITOS LIMITES LEGAIS. TRATAMOS AGORA DOS PRINCÍPIOS APLICÁVEIS AOS RELACIONAMENTOS COM GOVERNANTES. A EMPRESA ÉTICA NÃO PODE DESEJAR OBTER TRATAMENTO PRIVILEGIADO, QUE NÃO LHE SEJA ASSEGURADO POR LEI. DEVE TAMBÉM AUXILIAR O GOVERNO NO ALCANCE DAS METAS QUE BENEFICIEM A SOCIEDADE COMO UM TODO. MUITO IMPORTANTE É O CONCEITO DA EMPRESA CIDADÃ, QUE PROCURA PARTICIPAR DO PROCESSO POLÍTICO ATRAVÉS DAS CAMPANHAS ELEITORIAS, OBEDECENDO, ENTRETANTO, OS ESTRITOS LIMITES DA LEI.

19 RELACIONAMENTO COM A COLETIVIDADE
PROTEÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA DAS PESSOAS E PROTEÇÃO AO AMBIENTE. AÇÕES DE RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE SOCIAL. NO RELACIONAMENTO COM A COLETIVIDADE A EMPRESA ÉTICA PRECISA SE PREOCUPAR COM OS ASPECTOS AQUI REFERIDOS. AO DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES A EMPRESA PRECISA TER PLENA CONSCIÊNCIA DOS PROBLEMAS QUE PODE CAUSAR À SOCIEDADE COMO UM TODO, E NÃO PERMITIR QUE OCORRAM. MAS A EMPRESA PODE, AINDA, FAZER RETORNAR À SOCIEDADE DA QUAL EXTRAI O LUCRO UMA PARTE DO QUE DELA ABSORVE, ATRAVÉS DE PROGRAMAS E AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

20 Ética Empresarial

21 INTRODUÇÃO A ética empresarial trata de questões sobre práticas empresariais aceitas ou não nas organizações.

22 Um vendedor deve omitir fatos sobre a história de segurança de um produto em uma apresentação de vendas? Uma montadora de automóveis deve adotar um novo dispositivo de segurança que poderia salvar milhares de vidas, mesmo sabendo que aumentará o custo de seus automóveis tornando-os menos competitivos?

23 Cada Empresa, no seu ramo de negócios, deve agir dentro de padrões, os quais são determinados em geral pelos seus investidores, clientes, grupos de interesses, funcionários, bem como pelo sistema jurídico vigente e a comunidade onde está estabelecida.

24 ATUALIDADES E ÉTICA Atualmente, há uma grande preocupação com a conduta das organizações em todo o mundo. Um levantamento feito em uma empresa norte-americana aponta que 48% dos empregados entrevistados praticaram algum ato antiético no ano anterior. US$400 bilhões Custos anuais de atos antiéticos praticados por empregados americanos.

25 Conflito de interesses:
Funcionário tem que optar entre promover seus próprios interesses ou os interesses da Empresa. Cultura Brasileira: É comum a prática de troca de favores e de pagamento de propinas. Exemplo: Uma fita com informações sigilosas é vendida por um funcionário terceirizado da Câmara dos Deputados por R$200,00.

26 O mundo capitalista e a sociedade consumista, nos empurram para a desonestidade.
Honestidade implica veracidade, integridade e confiabilidade, mas muitas vezes só isto não nos faz crescer.

27 Cultura Chinesa: Aceitabilidade de aumentar lucros à custa da ética nos negócios.

28 Cultura Americana: Convicção dos empregados de que suas empresas estimulam condutas antiéticas.

29 CASOS Podemos nos deparar com diversas situações que nos remetem a questões éticas em nosso dia-a-dia. Se pararmos para pensar, veremos que em todo local de trabalho há dilemas éticos que devemos enfrentar.

30 Empresa de Informática:
CASO Empresa de Informática: Uma pessoa foi contratada para fazer transferências de informações via internet. Essa pessoa recebeu ordem de cancelar a senha de acesso a informações da empresa de um antigo superior. Ao invés de cancelar, a pessoa contratada passou a usar esta senha para desviar mais de 1 milhão de dólares no período de dois anos.

31 Sigilo de Informações Financeiras:
CASO Sigilo de Informações Financeiras: Empresa de grande porte passa por dificuldades financeiras e o Analista Financeiro da empresa, que descobre tal fato, é irmão do Gerente do banco que fornece crédito e serviços à empresa.

32 O que o Analista deve fazer? Ele deve ser ético e manter sigilo?
Ou deve avisar ao irmão que seu principal cliente possivelmente quebrará à curto prazo? O que vale mais moralmente? Ética Empresarial ou Ética perante um familiar?

33 Você passaria no Teste da Honestidade?
Toalhas do Hotel: São Paulo: 13% dos entrevistados disseram que pegariam.

34 “Gato” da TV por assinatura:
São Paulo: 41% dos entrevistados disseram que fariam “gato” da TV por assinatura. Belo Horizonte: 36% dos entrevistados disseram que fariam “gato” da TV por assinatura.

35 Sonegação de Imposto de Renda:
29% dos brasileiros responderam que escondem parte de seus investimentos para sonegar impostos. Devolução do Troco: Três quartos dos brasileiros responderam que devolveriam o troco que receberam a mais. No Rio de Janeiro e Recife, a marca chegou a 93% da população entrevistada.

36 CONCLUSÃO Estudar sobre ética empresarial nos faz refletir sobre até que ponto podemos nos dedicar a nossas empresas. Será que vale a pena abandonar um emprego quando somos obrigados a agir de forma antiética?

37 Mesmo sabendo que o mundo competitivo não está fácil, acreditamos que vale a pena lutar por um mundo mais honesto. Atitudes ética devem partir de cada um de nós.

38 TESTE SUA HONESTIDADE:
1. Ao sair de um supermercado, você percebe que a caixa lhe deu R$ 50 a mais de troco. Você volta e devolve o dinheiro? Sim        Não 2. Você bebeu demais em uma festa e suspeita que está acima do limite legal para dirigir. Você volta dirigindo para casa?

39 3. Você encontrou uma brecha para sonegar imposto de renda, escondendo parte do seu rendimento. Você faz isso? Sim        Não 4. O estacionamento do shopping está lotado – exceto pelas vagas reservadas a deficientes físicos. Você estaciona o carro numa dessas vagas?

40 5. Você descobre que é possível fazer um “gato” da sua TV por assinatura pagando apenas um ponto. Você faz isso? Sim        Não 6. Você precisa de envelopes e canetas em casa. Você os pega na empresa em que trabalha? Sim        Não

41 7. Você encontra uma carteira na rua com R$ 100, sem endereço do dono
7. Você encontra uma carteira na rua com R$ 100, sem endereço do dono. Você entrega a carteira numa delegacia? Sim        Não 8. Você vê o conjuge de sua/seu melhor amiga/o andando de mãos dadas com um estranho. Você se sente obrigado a contar ao seu amigo(a)? Sim        Não

42 9. As toalhas do banheiro do hotel em que você está hospedado são muito bonitas e de boa qualidade. Você coloca uma delas na mala e a leva para casa? Sim       Não 10. Está chovendo e você espera pelo ônibus numa longa fila. Quando o ônibus chega, você percebe que não há lugar para todos e você não vai conseguir entrar se não passar a frente das pessoas. Você fura a fila?

43 11. Você está dirigindo, voltando para casa, às 9 horas da noite e a rua está quase vazia. Você excede o limite de velocidade em 20 km/h para chegar em casa mais rápido? Sim       Não 12. Um amigo oferece a você, de graça, uma cópia ilegal de um caro software de computador. Você o aceita e o instala no seu computador?


Carregar ppt "Módulo ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES Prof. Sérgio Ferreira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google