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A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos

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Apresentação em tema: "A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos"— Transcrição da apresentação:

1 A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
3ª Oficina GESTÃO: COMO FAZEMOS? A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos

2 TRANSPARÊNCIA “Meio” de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento organizacional. Possibilita gerar capacidade de sustentar o “valor/relevância social” do projeto político da organização e sua credibilidade.

3 Considerações sobre mobilização, aplicação e gestão de recursos pelas ONGs

4 RECURSOS Envolve aspectos materiais e não materiais
Agem como uma “base” que permite a organização funcionar. Ajudam a manter os “pés no chão” Tendem a ser sempre menores do que as necessidades da ONG (definem a sua capacidade)

5 UMA GESTÃO DE RECURSOS TRANSPARENTE ENVOLVE…
A mobilização dos recursos (origem) A sua aplicação (investimentos) A sua gestão (uso)

6 QUANTO Á MOBILIZAÇÃO Mobilização de recursos vai além da mera captação, tem um sentido político... Contribui para a organização criar uma “base social”, estabelecer vínculos e se legitimar Envolve pensar a relação entre ação social transformadora, credibilidade pública e disponibilidade de recursos financeiros

7 QUANTO Á MOBILIZAÇÃO É importante conhecer as receitas da organização (valor gerado) e as fontes dessas receitas: As receitas podem ser monetárias (envolvem dinheiro) ou não monetárias (doações, apoio técnico, incentivos fiscais ou isenção/imunidade tributária) Os recursos podem ser reembolsáveis ou não reembolsáveis As fontes de recursos em uma ONG são múltiplas: - Governo (federal, estadual e municipal) - Empresas (locais, nacionais e internacionais) - ONGs (locais, nacionais e internacionais) - Pessoas físicas (membros associados ou não) - Prestação de serviços, venda de produtos - Eventos - Receitas financeiras Entender a variação dessas receitas no tempo também é importante

8 QUANTO Á APLICAÇÃO A aplicação dos recursos indica como a organização está utilizando os recursos mobilizados, quais as suas prioridades, quais as suas escolhas: É importante manter um certo equilíbrio entre investimentos em atividades meio e fim; As receitas devem ser suficientes para cobrir as despesas e gerar investimento (fundo patrimonial); A distribuição dos recursos entre os projetos pode indicar o que está sendo priorizado pela organização.

9 QUANTO Á APLICAÇÃO Despesas administrativas (custos para manutenção da organização, fora pessoal) Pessoal administrativo (salários + benefícios de pessoal) Programas e projetos (despesa com pessoal e custeio dos programas/projetos) Governo (pagamento de impostos e taxas) Despesas financeiras (taxas cobradas pelo banco) A diferença entre receitas e despesas pode indicar superávit (que poderia ser investido em um Fundo Patrimonial) ou déficit do exercício.

10 QUANTO Á GESTÃO DOS RECURSOS
Envolvem processos e documentos: Quanto aos processos: Realização de planejamento estratégico Realização de orçamentos e controle orçamentário Existência de equipe administrativa (contratada, prestadora de serviço ou voluntária) Existência de contador (contratado, prestador de serviço ou voluntário) Realização de auditoria externa (periodicidade)

11 QUANTO Á GESTÃO DOS RECURSOS
Quanto aos documentos: Recomendados pelo CFC (NBCT e NBCT 10.4) Balanço Patrimonial Demonstração de Resultado do Exercício Demonstração de mutações do Patrimônio Líquido

12 A transparência para dentro e para fora Considerações sobre gestão de pessoas e serviços/processos

13 PESSOAS Uma gestão transparente e responsável em relação às pessoas envolve diferentes elementos da relação entre os indivíduos e a organização que vão desde aspectos legais e sociais até questões éticas: Cumprimento da legislação trabalhista Abertura para a diversidade Formas de entrada e desligamento da organização Apoio à educação, formação e ao desenvolvimento pessoal e profissional Condições de trabalho (físicas e morais), segurança e prevenção de riscos Promoção da saúde e da qualidade de vida Benefícios, gratificações e prêmios Espaços de participação

14 Perfil dos colaboradores
INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS NUMA ONG Perfil dos colaboradores Número de pessoas empregadas e tipo de vínculo (cedidos, contratados, prestadores de serviço,voluntários) Diversidade (% gênero, % escolaridade, % faixa etária) Pessoas com deficiência e outros grupos (ex: % empregado que provém da comunidade) Práticas de contratação - indicação, seleção, concurso

15 INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS NUMA ONG
Condições de trabalho, saúde e qualidade de vida Política salarial (média salarial – geral, mulheres e homens -, relação entre maior e menor remuneração) Benefícios oferecidos e valores (saúde, alimentação, transporte, creche, etc.) Segurança e medicina do trabalho (acidentes de trabalho, afastamentos por doenças, práticas de segurança e medicina no trabalho e de promoção da saúde e qualidade de vida)

16 Educação e formação profissional
INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS NUMA ONG Educação e formação profissional Subsídios para educação dos colaboradores (bolsas, incentivos) Apoio ao treinamento e formação profissional (práticas, horas/funcionário e investimento) Formas de acesso à informação (internet, biblioteca, outras) Existência de estagiários/aprendizes Existência de programa de voluntariado

17 SERVIÇOS E PROCESSOS Envolve pensar a “cadeia de valor” gerada pelas atividades da OSC e as práticas na relação com os agentes que formam essa cadeia Fornecedores Beneficiários/famílias Financiadores Governo

18 INFORMAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO COM FORNECEDORES
Tipos de fornecedores (origem, tamanho, forma jurídica) Vínculos com fornecedores (% contratos) Critérios de escolha empregados (indicação, custo, etc.) Relacionamento com fornecedores (exigência de nota fiscal)

19 INFORMAÇÃO SOBRE RELAÇÃO COM BENEFICIÁRIOS/FAMÍLIAS/COMUNIDADE
Espaços e canais de comunicação (ouvidoria) Uso de sugestões e reclamações para melhorar as atividades Mecanismos de avaliação da qualidade do serviço (pesquisa de satisfação) Informações/indicadores sobre qualidade do serviço (prêmios e reconhecimentos recebidos) Grau de envolvimento/relacionamento com a comunidade local

20 4.1 Quanto à gestão dos recursos Indique o resultado do exercício*
TAREFA DE CASA Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos Quanto a ONG mobilizou de recursos financeiros no ano e quais as fontes desses recursos* Quanto a organização mobilizou de recursos não financeiros no ano e quais as fontes desses recursos Qual o total de recursos mobilizados no ano Como são aplicados os recursos financeiros mobilizados pela ONG* Indique o resultado do exercício* Indique como o superávit será utilizado

21 TAREFA DE CASA Item 4 – Como fazemos? 4.1 Quanto à gestão dos recursos
C) Como é feita a gestão dos recursos pela organização? Indique se a ONG possui contador e qual o seu vínculo:* Processos/instrumentos de gestão utilizados * Documentos atualizados de gestão *

22 TAREFA DE CASA 4.2 Quanto à gestão das pessoas
Qual o perfil e o salário médio dos colaboradores remunerados por função, gênero e média salarial* Pessoas com deficiência contratadas* Colaboradores por tipo de vínculo* Colaboradores por faixa Etária* Colaboradores por tempo de serviço* Colaboradores por formação*

23 4.2 Quanto à gestão das pessoas
TAREFA DE CASA 4.2 Quanto à gestão das pessoas Quais as condições de ingresso na organização? Indique quais as principais formas de entrada na organização Quais as condições de trabalho oferecidas pela organização? Indique os benefícios que a organização oferece Indique quanto a organização investiu* nesses benefícios Indique se instituição possui algum programa/ação para promoção da segurança, medicina do trabalho e qualidade de vida dos colaboradores?

24 Indique o número de pessoas treinadas/ano:
TAREFA DE CASA A organização incentiva/promove o desenvolvimento de seus funcionários? Indique se a instituição possui algum programa/ação para incentivo à ampliação da escolaridade/formação dos funcionários Indique se a instituição possui algum programa/ação de treinamento/capacitação e atualização profissional dos funcionários? Indique o número de pessoas treinadas/ano: Indique quanto a organização investiu* em formação e treinamento de colaboradores

25 Quanto à gestão dos serviços
TAREFA DE CASA Quanto à gestão dos serviços Quais os espaços e canais de ouvidoria sistemáticos oferecidos aos beneficiários e suas famílias pela organização * Indique como as sugestões/reclamações dos beneficiários e suas famílias são utilizadas pela organização Indique os mecanismos de avaliação da qualidade dos serviços oferecidos: *

26 Como se dá o relacionamento com os fornecedores?
TAREFA DE CASA Indique para quem o resultado das avaliações da qualidade dos serviços são divulgadas * Indique os principais prêmios e reconhecimentos, sobre a qualidade dos serviços prestados pela organização, recebidos nos últimos 05 anos* Como se dá o relacionamento com os fornecedores? Indique se a ONG utiliza algum critério de seleção de fornecedor* Quais as principais instrumentos de contratação de fornecedores da organização* Como se dá regularmente a comprovação da despesa na contratação dos fornecedores*


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