A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. José Victor 2 período 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. José Victor 2 período 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Victor 2 período 2015
PRP Geografia 1ano Prof. José Victor 2 período 2015

2 PRINCIPAIS TIPOS DE RELEVO
PLANÍCIES Superfícies pouco acidentadas, mais ou menos planas, geralmente situadas a poucos metros do nível do mar, mas que podem ocorrer em altitudes maiores. Os processos de sedimentação superam os processos de erosão. São áreas de relevo relativamente recentes. OBS: sedimentação=ganho de sedimentos. Erosão: perda de sedimentos

3 PLANALTOS Apresentam superfícies irregulares ou mais ou menos planas. Os processos de erosão predominam e superam os de sedimentação. Situam-se acima de 200 m, podendo ultrapassar os 2 mil metros de altitude. MONTANHAS Maiores elevações do relevo terrestre. São constituídas de agrupamentos de morros e vales.

4 DEPRESSÕES CONTINENTAIS
Dividem-se em: DEPRESSÕES RELATIVAS – situam-se abaixo do relevo ao redor, mas acima do mar. Ex.: Vale do Paraíba do Sul DEPRESSÕES ABSOLUTAS – se situam abaixo do nível do mar. Ex.: Mar Morto

5

6 Agentes externos (exógenos) – Modeladores do relevo
Blocos de rochas são transformados em pedaços menores ou em pequenas partículas que são transportadas. Isso se dá pelo desgaste da rocha através do intemperismo. Os fragmentos removidos são transportados (erosão) e se depositam (acumulação de sedimentos = sedimentação). Intemperismo: É o processo de decomposição das rochas, quando expostas à atmosfera. Pode ser químico, físico ou biológico. Químico: desintegração das rochas pela ação da água (decomposição). Físico: desintegração das rochas devido às oscilações de temperatura (desagregação) Biológico: desintegração das rochas devido à ação dos seres vivos.

7 INTEMPERISMO – EROSÃO - SEDIMENTAÇÃO

8 Ventos Erosão eólica – formação de dunas (depósitos de areias móveis)

9 Rios Erosão fluvial – provoca desgaste, transporte e deposição de sedimentos formando bacias, extensas planícies e deltas na foz dos rios. Ex: foz do rio Nilo (África) e do rio Parnaíba (Brasil) e Grad Canyon (EUA)

10 Chuvas Erosão pluvial: a água é um importante agente erosivo, principalmente sobre as rochas expostas e solos sem cobertura vegetal. As enxurradas e torrentes promovem grande arraste de materiais e voçorocas.

11 Mar Erosão marinha – a ação das águas nas regiões litorâneas favorece a formação das praias e de tômbolos (depósitos de sedimentos que ligam uma ilha ao continente). As restingas ou barras (depósitos de areia paralelos ao litoral) também são formadas, assim como as falésias (paredões litorâneos escarpados)

12 Geleiras Erosão glacial – o deslocamento lento desses blocos de gelo arrasta uma grande quantidade de sedimentos através da quebra de rochas, formando vales em forma de U, como os fiordes.


Carregar ppt "Prof. José Victor 2 período 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google