Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
oBSOLêNCIA PLANEJADA E PERCEPTÍVEL
Táticas do capitalismo oBSOLêNCIA PLANEJADA E PERCEPTÍVEL
2
PLANEJADA É uma tática de te fazer comprar mais que é aplicada na fabricação do material (literalmente planejado para estragar mais rápido) ou na elaboração do produto (que pode ser lançado agora propositalmente com menos funcionalidades somente para que daqui a um ano se lance nova versão com as funcionalidades completas, de forma que o consumidor troque um produto pelo outro). EXEMPLOS: Copo descartável, vassouras Sacolas plásticas, churrasqueiras Máquinas fotográficas e COMPUTADORES (afinal com computadores o lucro é maior)
3
PERCEPTÍVEL Essa é uma estratégia ligada ao design do produto, à sua aparência e, geralmente, usa de uma forte jogada de mídia que visa fazer com que o consumidor se sinta mal por ter um determinado produto dito ultrapassado e seja impelido a substituí-lo por um novo. NOS CONVENCE À JOGAR FORA COISAS QUE SÃO PERFEITAMENTE ÚTEIS. VOCÊ! Compre um computador novo, este já esta ultrapassado !! Não importa se funciona!
4
LINHA DO TEMPO Pouco depois da 2ª Guerra Mundial, políticos e corporações se perguntaram: como ganhar mais lucro? E Victor Lebow respondeu: Que convertamos a compra e uso de bens em rituais, que busquemos nossa satisfação espiritual, satisfações do nosso ego, no consumo. 1945 1950 E para isso, foram criadas as táticas conhecidas como Obsolescência Programada e a Perceptível.
5
GT 04 Alexandre Júnior nº01 Anderson Alves nº04 Gabriel Yamada nº15
Gabriela Freitas nº16 Yago Gordinho kk nº40
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.