A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho"— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho
Efeitos do ciclo de vida nas tecnologias de produto / serviço e de processo Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho

2 Ciclo de vida de um produto (Maturidade)
Tecnologia de produto: No momento de sua aquisição, a tecnologia em conjunto com o produto / serviço inovador gera grande impacto e a necessidade de aquisição. Com a maturidade do produto a tecnologia se inova, mas a tecnologia adotada no produto não.

3 Ciclo de vida de um produto (Maturidade)
Tecnologia de processo: Esta tecnologia consiste em: Máquinas-ferramentas que fizeram os componentes de metal; As máquinas que montaram os componentes eletrônicos nas placas de circuitos impressos; As máquinas que deram forma e ligaram as folhas de metal para formar o gabinete; e ou O uso de robôs.

4 Efeitos Descoordenado Sistêmico Maximizador de desempenho
Maximizador de custo Alta Taxa de inovação Baixa Introdução Crescimento Maturidade Etapa de desenvolvimento

5 Vídeos Relacionados (YouTube)
Tecnologia de produto: ANOS 80 - MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI (OFICIAL). Dell comercial [high quality]. Tecnologia de processo: Montagem da Placa Mãe Fabricadas no Brasil - Zona Franca de Manaus. Audi A1 - Linha de montagem de Bruxelas.

6 Diferencie eficiência de eficácia.
Exercício Diferencie eficiência de eficácia.

7 Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/efici%C3%AAncia/
Eficiência Eficiência: é atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, materiais e pessoas. Exemplo: Para confeccionar um par de sapato, deve-se adquirir uma quantidade mais exata possível de matéria-prima para não haver sobras, determinar o período de tempo necessário, gastar só o necessário, e analisar a necessidade da quantidade de pessoas para a realização do empreendimento. Fonte:

8 Eficácia Alcançar os resultados planejados, alcançar os objetivos, alcançar a meta e sem desvios ou perdas. Exemplo: João e Maria precisavam comprar 4 tipos de frutas na feira. João comprou 4 tipos e gastou R$ 5,00; Maria também comprou os 4 tipos e gastou R$ 4,00. Ambos foram eficazes; mas Maria foi mais eficiente que João (utilizou menos recursos para alcançar a eficácia). Fonte:

9 Gerenciamento de operações e tecnologia de processo
Um engenheiro de produção deve ser capaz de: Articular como a tecnologia pode melhorar a eficácia da operação. Estar envolvido na escolha da tecnologia em si. Gerenciar a instalação e a adoção da tecnologia de modo que não interfira com as atividades em curso na produção. Integrar a tecnologia com o resto da produção. Monitorar continuamente seu desempenho. Atualizar ou substituir a tecnologia quando necessária.

10 Questões envolvendo tecnologia:
O que a tecnologia faz que é diferente de outras tecnologias similares? Como ela faz isso? Isto é, quais características particulares da tecnologia são usadas para desempenhar suas funções? Que benefícios a tecnologia usada dá para a operação produtiva? Que limitações a tecnologia usada traz para a produção?

11 Tecnologia de processamento de materiais, informação e consumidores
Perceptível a partir dos anos 80 com a entrada dos computadores em diversas áreas de produtos / serviços: Telecomunicações: superavenidas de informação e fábricas do futuro. Aviões mais rápidos ou maiores. Microprocessadores a baixo custo.

12 Tecnologia de processamento de materiais
O tempo demonstra como a tecnologia de processo afeta como os materiais são manipulados. Eles podem variar entre: metais, plásticos, tecidos, entre outros. Este tipo de tecnologia contextualiza: A forma com que as tecnologias de conformação são controladas. Como os materiais sã movidos fisicamente. Como os sistemas de manufatura, que incluem tecnologia, são organizados.

13 Máquinas-ferramentas de controle numérico
Controle Numérico Computadorizado (Computer Numeric Control), ou CNC, é controlador numérico que permite o controle de máquinas e é utilizado principalmente em Tornos e Centros de Usinagem. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). O "Comando" funciona como um sistema operacional dos computadores desktops, gerenciando uma máquina a CNC, e possibilitando a comunicação com o operador/programador .

14 Máquinas-ferramentas de controle numérico
Durante a segunda guerra mundial houve a necessidade da produção de peças de alta precisão, e em larga escala de produção. Nesta década de 1940 o NC (Controle Numérico) criado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e evoluiu posteriormente para o CNC. Com isso atingiu-se o objetivo com peças complexas e de grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.

15 Vídeo CNC


Carregar ppt "Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google