A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Elaboração de Projetos Sociais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Elaboração de Projetos Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Elaboração de Projetos Sociais

2 Conteúdo: 1. Matriz Lógica 2. Indicadores

3 Matriz Lógica

4 Importância: Proporciona uma análise clara da relação das atividades do projeto com os produtos/resultados requeridos para se lograr os objetivos do projeto; Contribui para uma especificação precisa das atividades; Contribui para a descrição de indicadores de desempenho e fontes de verificação dos mesmos; Contribui para o estabelecimento dos pressupostos ou riscos principais que podem condicionar o êxito do projeto.

5 Princípios da Matriz Lógica
As relações lógicas verticais de causa-efeito entre os diferentes elementos de um projeto: as atividades, os produtos/resultados e os objetivos; O princípio da correspondência (lógica horizontal), que vincula cada nível de objetivos à medição do resultado e às condições que podem afetar sua execução e posterior desempenho.

6 A Lógica Vertical No sentido vertical, a matriz relaciona, em cinco níveis distintos, os diferentes elementos do projeto, de forma que se possa analisar a consistência lógica entre: objetivo geral e objetivos específicos; objetivos específicos e produtos; produtos e atividades; e atividades e insumos

7 A lógica horizontal Possibilita observar os verdadeiros efeitos do projeto. Permite o seu acompanhamento e sua avaliação, tarefas importantes na consecução de seus objetivos. Permite manter a orientação do projeto em direção à concretização das metas previstas.

8 Lembretes O acompanhamento não representa uma simples checagem do cronograma físico-financeiro do projeto, representa uma possibilidade de ajuste constante na sua orientação, de forma a garantir a consecução dos objetivos e, talvez, a revisão e até mesmo a substituição dos mesmos. A avaliação por sua vez analisa os efeitos e impactos gerados pelo projeto, ou seja, o grau de satisfação ou o alcance dos objetivos, coerentes com a realização dos pressupostos.

9 Indicadores Servem para avaliar em que grau os objetivos de um projeto estão sendo ou foram alcançados, dentro de um tempo e em local definidos. Apenas indicam aspectos da realidade, que é sempre complexa. Não é possível mensurar todos os seus aspectos. É preciso selecionar os que forem relevantes.

10 Relevância Traduzem os objetivos em termos concretos, empiricamente sólidos e verificáveis Mostram se um objetivo (resultado, atividade, etc) foi atingido e em que medida foi atingido- avaliação Auxiliam as correções de rumo durante o desenvolvimento do projeto - acompanhamento Possibilitam o aprendizado sobre a realidade na qual intervém o projeto Facilitam o diálogo entre os diversos grupos envolvidos e sua participação na avaliação do projeto.

11 Aplicabilidade São aplicáveis em quatro níveis
Atividades: quantidade, qualidade e orientação das ações e tarefas executadas para obtenção dos produtos programados Produtos: resultados concretos da execução das ações, tais como bens produzidos e/ou serviços prestados Efeitos: resultados obtidos com a utilização dos produtos Têm correspondência com os objetivos específicos Impactos: resultados decorrentes dos efeitos e que asseguram a permanência dos sucessos obtidos Têm relação como o objetivo geral e podem ter também com a missão da(s) organização(ões) envolvidas

12 Exemplos Objetivo geral: Reduzir em 60% o número de casos de dengue no município X em 3 anos. Objetivo específico: Reduzir em x% o número de casas com focos do mosquito vetor da doença. Resultado: Ter todas as residências da área urbana visitadas quinzenalmente por agentes de saúde em 18 meses. Atividades: Contratar e treinar y agentes de saúde em 12 meses.

13 Meios de verificação (1)
Cada indicador tem que ser acompanhado ao longo da execução do projeto e, às vezes, após seu encerramento. A escolha de cada indicador supõe uma decisão sobre a forma como vão ser obtidos os dados para acompanhá-lo e como essa informação vai ser armazenada e analisada. É preciso conhecer a situação – em termos dos indicadores escolhidos – antes do início do projeto, para ser possível uma comparação.

14 Meios de verificação (2)
Os dados podem vir de fontes internas, quando a própria equipe busca os dados relativos aos indicadores escolhidos (questionários, medição no campo, preenchimento de planilhas de atividades) ou de fontes externas (outras entidades que façam pesquisas e divulguem seus resultados). Usar dados de fontes externas pode tornar bem menos custoso o processo. O importante é que esses dados sejam confiáveis (para os envolvidos no projeto e para o público externo).

15 Programação A escolha do sistema de indicadores e de seus meios de verificação deve ser parte do planejamento do projeto. Isso ajuda a definir os objetivos a serem alcançados, os resultados que se quer obter, as atividades a desenvolver. Fica mais fácil explicar um projeto definido com clareza, através de indicadores. Além disso, o processo de obter, registrar e analisar os dados têm custos a serem incluídos no orçamento do projeto. No planejamento já se escolhe também quem ficará responsável pela verificação dos indicadores.

16 Características dos indicadores
Veracidade Objetividade Verificabilidade Economia Independência Pertinência

17 Tipos de indicadores Qualitativos (maior, menor; satisfeito, insatisfeito; qualificado, não-qualificado...) Quantitativos (cifras absolutas; porcentagens; médias e outras estatísticas; taxas de crescimento ou diminuição) Diretos (ex.: renda) Indiretos (ex.: consumo de um bem)

18 Sistema de indicadores
Qual a combinação mais adequada de indicadores? Deve-se dar mais ênfase ao acompanhamento ou à avaliação de resultados? Deve-se privilegiar a eficiência, a eficácia ou a efetividade? Quantos indicadores são necessários para que tenhamos uma gama confiável de informações para o monitoramento e a avaliação?

19 Definição de sistema de indicadores (1)
A seleção dos melhores indicadores, durante a fase de planejamento, cria uma ótima oportunidade para o diálogo e a negociação sobre os objetivos e o planejamento do projeto, integrando os sujeitos envolvidos nesse processo.

20 Definição de sistema de indicadores (2)
Pressupostos a) Concepções, interesses e enfoques dos atores e organizações envolvidas b) Contexto c) Modo de gestão d) Recursos disponíveis

21 Bom sistema de indicadores (1)
Coerente com as visões e concepções dos envolvidos no projeto. Considera as particularidades do contexto; ou seja, deve-se partir de um bom conhecimento da realidade na qual se quer intervir. É simples sem ser simplista. Deve ser compreensível por todos e não apenas por alguns. É viável, financeira e operacionalmente. Fornece informações relevantes e suficientes para o monitoramento e a avaliação, permitindo re-orientações e tomadas de decisão. Aproveita as fontes confiáveis de informação já existente, economizando recursos do projeto.

22 Bom sistema de indicadores (2)
Especifica os meios de verificação, os responsáveis pela coleta de informações, pela análise, pelo processamento, pelo armazenamento dos dados, e, principalmente, pelas tomadas de decisão. Orientado para o aprendizado, propiciando reflexões sobre os fatores que podem contribuir ou não com o alcance dos objetivos. Combina indicadores de processo e de resultados; de eficácia, de eficiência e de efetividade. Sem pretensão de dar conta de toda realidade, tem indicadores bem definidos e relacionados aos aspectos centrais da estratégia do projeto.


Carregar ppt "Oficina de Elaboração de Projetos Sociais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google