A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientadora: Ana Paula Hayashi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientadora: Ana Paula Hayashi"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora: Ana Paula Hayashi
Proteínas Bruna Valle França R3 Medicina Esportiva Orientadora: Ana Paula Hayashi

2 Milo de Crotona 8 kg de carne 8 kg de pão 9,5 litros de vinho

3 Te lembra alguém?? “QUEM TEM COLESTEROL ALTO NÃO LEIA ESTA MENSAGEM: QUE DELICIA, NADA COMO UM JANTAR COM OMELETE DE 12 OVOS NO PÃO DE FORMA COM MAIONESE HELLMANN´S E MEIA BARRA DE CHOCOLATE GAROTO DE SOBREMESA.” (Bernard Kyt)

4 Proteínas... Formadas por 20 aa:
10 essenciais: não sintetizados pelo homem. 10 não essenciais. Todos necessários à síntese proteica normal, portanto a deficiência de um deles é limitante do processo. Estruturais (ossos, pele, cabelo, músculos) Enzimas Proteínas transportadoras Hormônios

5 Balanço Nitrogenado: POSITIVO: “criança em desenvolvimento”; melhora performance pelo ↑utilização energética; ↑estímulo de massa magra. NEGATIVO: “trauma”; ↑catabolismo e prejudica a recuperação do exercício.

6 Necessidades diárias Sedentário: Endurance: Força/Potência:
0,8 a 1,2g/Kg/dia. 10 – 35% energia total consumida diariamente. Endurance: 1,2 a 1,4g/Kg/dia. (1,0 a 1,6) Depende da intensidade, duração e status de treinamento do atleta. Força/Potência: Requer mais proteína que o exercício de endurance. 1,2 a 1,7g/Kg/dia. (1,6 a 2,0) Exercício intermitente (futebol, basquete): 1,4 a 1,7g/Kg/dia.

7

8 Objetivos da Suplementação Protéica
Melhora na performance? Saúde? Estética? Sistema imune?

9 Receios... Metabolismo de proteína: amônia  uréia.
Maior atividade renal; Sobrecarga!!! 

10 Receios...

11 Receios... Pacientes com DRC.
Proteína (g/kg/d): baixa (0,58) vs alta (1,3). Conclusão: nenhuma diferença para IRC ou mortalidade.

12 Suplementação com Proteínas
VANTAGENS Conveniência Livre de gorduras DESVANTAGENS Níveis adequados de proteína na dieta Custo Micronutrientes 12

13 Além da conta... Não há evidências de que a ingesta de proteínas além do recomendado aumente o crescimento muscular, embora possa ser útil para atletas que tenham ingestão inadequada de proteína na dieta regular (ex: vegetarianos, dieta restritiva). Diversos estudos nacionais mostram que a população brasileira apresenta grande consumo deste nutriente, não sendo então para esta população um elemento carencial.

14 Tipos de Suplementos Aminoácidos isolados. Proteína em pó.
Diferentes fontes de proteína e métodos de purificação podem afetar a biodisponibilidade de aminoácidos. Comercialmente: whey e caseína. Whey: rápida digestão e absorção Caseína: lenta.

15 Timing Durante o exercício: Recuperação: Objetivo:
↑ oxidação proteica intramuscular; Recuperação: Mecanismos proteolíticos. Objetivo: Obter hipertrofia muscular; Preservar massa muscular; Diminuir catabolismo muscular; Assegurar uma boa recuperação; Melhorar a função imune.

16 Quando ingerir? Verdijk et al., 2009 Cribb et al., 2007

17 Melhores resultados Pré, Durante e Pós-Exercício se combinação CHO com Proteína e/ou aminoácidos, na proporção 4 : 1.

18 Glutamina Supostamente apoiam o sistema imune (imunossupressão transitória 1-9h), tem efeito anticatabólico, fonte energética, “detoxificador de amônia”, tamponamento e também aumentam o crescimento muscular. Não há boas evidências que provem o efeito de ganho muscular.

19 Carnitina Proteína envolvida na transferência de ácidos graxos da célula para a mitocôndria, onde são oxidados. A suplementação aumenta a oxidação de gordura em pessoas com deficiência (perda de peso!!). Encontrado em carne vermelha e laticínios. Evidencias que suportem o uso são equívocas. Suplementação em curto e longo prazo não mostra aumento dos níveis musculares de carnitina. É possível que sua suplementação oral nunca atinja os tecidos alvo.

20 Beta-Alanina Aumenta a quantidade de carnosina muscular; Tamponamento;
Reduz fadiga; Aumento da contratilidade; Aumento da força?? Necessários mais estudos...

21 Leite... Wilkinson et al., 2007

22 BCAA – Branched Chain AA
Leucina, isoleucina e valina. Absorvidos no intestino e captados pelos tecidos periféricos, depositando-se no músculo esquelético e no tecido adiposo. No músculo, atuam como importante fonte energética durante períodos de estresse metabólico. Função: Promovem síntese proteica; Evitam o catabolismo; Servem como substrato energético para a gliconeogênese. Leucina: mais importante na estimulação da síntese proteica. Afetam negativamente a performance no exercício causando: Distúrbios GI; Reduzindo a absorção de água; Potencializando a produção de amônia

23

24 Suplementação de BCAA No exercício:
Diminui a taxa de triptofano livre, retardando o início da fadiga e mantendo a função mental adequada; Pode retardar a depleção do glicogênio muscular; Benefício para exercícios aeróbios pois há menor degradação proteica; Deve ser administrado antes, durante e após exercícios aeróbios exaustivos. Nem todos os estudos mostram respostas positivas...

25 BCAA???

26 Beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMB)
Um metabólito da leucina Supostamente com efeitos ergogênicos. É dito que age diretamente diminuindo a degradação de proteínas e contribuindo para a integridade da membrana celular por agir como um substrato para a síntese de colesterol.

27 Beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMB)
Seguro. Efeito pode ser relevante apenas em iniciantes. 27

28 Nem sempre...

29 Creatina Melhora performance em atividades de força e potência.
Melhora sprints curtos em exercícios de endurance. Aumenta sobrecarga e, conseqüentemente, efetividade do treinamento.

30 Comparações Nissen and Sharp, 2003

31 Conclusões Dieta adequada é o fator determinante para um desempenho esportivo otimizado. Maioria dos suplementos não têm base científica para seu uso e apresentam alto custo. Algumas formas de suplementação podem ser benéficas em determinadas modalidades esportivas. O uso de suplementos pode ser uma forma prática de garantir as recomendações energéticas e de macronutrientes em determinadas situações.

32 Referências Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance - J Am Diet Assoc. 2009;109: Creatine and Other Supplements - Pediatr Clin N Am 54 (2007) 735– 760. International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise - Journal of the International Society of Sports Nutrition 2007, 4:8.

33 “Dieta adequada em um atleta sem talento não pode fazer dele um campeão, mas uma dieta inadequada pode impedir que um atleta de talento chegue ao topo!” (Maughan et al., 2004)


Carregar ppt "Orientadora: Ana Paula Hayashi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google