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Endomarketing História

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Apresentação em tema: "Endomarketing História"— Transcrição da apresentação:

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2 Endomarketing História
Até algum tempo atrás, o empregado e o empregador não se encontravam e quando havia a necessidade de conversar era por meio de encarregados, ou seja, o empregador nunca ouvia a necessidade de seu empregado e dependendo do tamanho da empresa dificilmente o empregador sabia quem eram seus empregados. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

3 Endomarketing História O endomarketing surgiu em meados da década
de 1970, a partir da necessidade de se desenvolver alternativas para encantar os clientes internos das empresas, isto é, os funcionários. Essa idéia fundamentou-se na consolidação de imagem corporativa para os colaboradores motivando-os ao trabalho. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

4 Endomarketing História
Um dos pioneiros no endomarketing, Saul Faingaus Bekin, em sua atividade profissional como gerente de produtos da Johnson & Johnson, notou que a empresa passava por dificuldades sérias de comunicação entre seus departamentos. Além disso, era clara a falta de visão dos colaboradores a respeito da empresa em que atuavam, o que dificultava o entendimento do papel e importância de cada um no contexto da empresa. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

5 Endomarketing História Bekin percebeu que as ferramentas de
marketing que precisava já existiam, o que faltava era adapta-las a realidade interna da empresa. De acordo com ele “se a empresa espera atingir objetivo lá fora, precisa se certificar que todos nela estão comprometidos com esse objetivo”. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

6 Endomarketing História
Hoje, os empresários prometem tratar seus funcionários como capital humano, oferecendo-lhes motivação no trabalho, benefícios mais atraentes, valorização em seu desempenho, ambiente saudável, horários flexíveis, estímulos no aumento de sua produtividade, etc Prof. Mario Galvão - Endomarketing

7 Endomarketing CONCEITOS
“Endo” vem do grego e quer dizer “ação interior ou movimento para dentro”, sendo assim o Endomarketing quer dizer “marketing para dentro”. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

8 Endomarketing CONCEITOS
É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos.  Prof. Mario Galvão - Endomarketing

9 Endomarketing CONCEITOS É uma ferramenta estratégica da empresa
moderna que é exercida conjuntamente pelas áreas de Recursos Humanos e Marketing e que procura melhorar seu fluxo interno de informações e manter o ambiente organizacional saudável, desenvolvendo estratégias eficazes de comunicação com seu público interno. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

10 Endomarketing CONCEITOS
“Para Saul Bekin, criador do termo, o endomarketing se refere às ações do próprio marketing dirigidas ao público interno das organizações para que este ‘compre’ a empresa, com a finalidade de promover entre os colaboradores valores destinados a servir o cliente. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

11 Endomarketing IMPORTÂNCIA Endomarketing ou Marketing Interno tem se tornado uma ferramenta de extrema importância para as organizações. A razão de tal importância é porque constituiu-se em um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa na implementação e operacionalização de ações mercadológicas. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

12 Endomarketing BENEFÍCIO
O principal benefício que se busca é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro da empresas. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

13 Endomarketing PARA PENSAR
Antes de vender o produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a compra-lo. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

14 Desafios O grande desafio do Endomarketing é proporcionar aos empregados uma condição de aplicação de valores como: transparência, empatia, afetividade, comprometimento e cooperação, transformando esses valores em crescimento e desenvolvimento dos empregados, e conseqüentemente, em ganhos de produtividade. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

15 Resultados Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

16 Resultados Basta perceber o que os empregados dizem nas empresas classificadas pela revista Exame como melhores empresas no Brasil para se trabalhar. Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceitos pelos seus clientes Prof. Mario Galvão - Endomarketing

17 Estratégia O Endomarketing possui uma importância
estratégica e, neste sentido, não pode ser separado do marketing. MARKETING ENDOMARKETING Prof. Mario Galvão - Endomarketing

18 Estratégia Do ponto de vista estratégico, o Endomarketing é um processo para adequar a empresa a um mercado orientado para o cliente. Deste modo, a relação da empresa com o mercado, passa a ser um serviço feito pelos clientes internos para os clientes externos. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

19 Objetivos do Endomarketing
Troca, comunicação, valorização e reconhecimento Propiciar a verdadeira parceria (sociedade em todos os sentidos) entre empresa e empregados Prof. Mario Galvão - Endomarketing

20 Características do Endomarketing
O que caracteriza precisamente o endomarketing é seu objetivo de estabelecer um processo permanente de motivação do funcionário utilizar instrumentos e técnicas de marketing voltar-se, em primeiro lugar, para o público interno divulgar a empresa e seus objetivos junto aos trabalhadores integrar marketing e RH Prof. Mario Galvão - Endomarketing

21 Processos de Motivação
- Chamamento a parcerias, à cooperação e lealdade Valorização do indivíduo dentro do seu grupo Reforço contínuo de uma atitude baseada em valores compartilhados Recompensas e prêmios dirigidos ao grupo para que todos se beneficiem dos resultados positivos Criação de um ambiente de interação dentro da empresa Envolvimento dos funcionários no planejamento e na tomada de decisões Estímulo à iniciativa e a atitude criativa Delegação de poderes de acordo com a natureza da função exercida Remuneração adequada - Integração baseada nos valores e objetivos da empresa Prof. Mario Galvão - Endomarketing

22 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Podemos classificar vários Instrumentos que podem ser utilizados para a prática e implantação do Endomarketing Prof. Mario Galvão - Endomarketing

23 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
treinamento e o desenvolvimento, a comunicação interna e externa plena, a liderança visionaria, o fluxo de informações técnicas, entre eles...... Prof. Mario Galvão - Endomarketing

24 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Vídeos: institucionais ou de apresentação dos produtos (têm como objetivo colocar os clientes internos com a realidade em que seu produto é utilizado) Manuais técnicos e educativos (seu objetivo é a apresentação de produtos, serviços, lançamentos, tendências em relação à tecnologia e a moda) Revistas com histórias em quadrinhos Prof. Mario Galvão - Endomarketing

25 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Jornal interno com a utilização de vários encartes, como, por exemplo, área de recursos humanos, projetos, produção e associação de funcionários. Pode ser utilizada, também, a versão do jornal de parede Cartazes motivacionais, informativos e de forma de quebra-cabeça, sempre com o objetivo de passar novas informações para a equipe interna Prof. Mario Galvão - Endomarketing

26 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Canais diretos: reuniões com o diretor, presidência ou ouvidor interno Palestras internas, programas para apresentar as novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve Grife interna: registro em roupas (uniformes), bonés e acessórios Memória, ou seja, o resgate da história da empresa, com o objetivo de passar da mesma, às pessoas que a desconhecem Prof. Mario Galvão - Endomarketing

27 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Rádio interna Vídeo jornal para a divulgação de lançamentos, pronunciamentos de diretores e gerentes Intranet Convenções internas: uso da equipe interna para divulgação de atividades. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

28 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Conforme classificados, são vários os instrumentos que podem ser utilizados Prof. Mario Galvão - Endomarketing

29 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
E por serem vários, eles apresentam uma variação em relação: ao custo (implantação e manutenção), do nível de envolvimento da coordenação (tempo dedicado para o desenvolvimento e manutenção do instrumento), da abrangência (número de funcionários envolvidos) e durabilidade (necessidade de utilização). Prof. Mario Galvão - Endomarketing

30 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Desta forma, uma empresa que possui pouca disponibilidade de tempo para a coordenação e implantação deste processo de Marketing interno precisa evitar a escolha de instrumentos que exijam alto grau de envolvimento da coordenação. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

31 INSTRUMENTOS PARA A PRÁTICA DO ENDOMARKETING
Caso contrário, corre o risco de ter problemas no desenvolvimento do seu plano. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

32 Redes de relacionamento interno
a)  Rede Formal – compreendida pelos canais oficiais que traduzem diretrizes, valores, normas e pensamento da instituição a respeito dos mais variados assuntos; b)  Rede Informal – abriga as manifestações espontâneas e informais da comunidade e suas interpretações sobre questões da cultura e clima interno e de políticas normativas da instituição. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

33 Atitudes adequadas   1.  Permanente preocupação em dotar a rede formal de canais adequados, complementares ou de apoio. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

34 Atitudes Adequadas 2.  Atenção constante para as manifestações informais das comunidades externas e internas, no sentido de procurar identificar pontos de distorção, desencontro ou desinformação e aclarar conceitos, posições e interpretações. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

35 Atitudes Adequadas 3.  Respeito à natureza da rede informal, compreendendo sua importância para o equilíbrio e ajustamento dos climas internos.  4 . Busca de entendimento e interação entre os objetivos da instituição e os objetivos da comunidade, com o permanente esforço para a aproximação das duas redes de comunicação. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

36 Atitudes Adequadas 5.  Esclarecimento imediato a respeito de informações veiculadas pela rede informal que possam comprometer o clima de harmonia e as condições para o desempenho desejado das tarefas. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

37 Fluxo de Informação nas Organizações
a)  Fluxo descendente – tem como origem a estrutura emissora das informações ou os dirigentes hierárquicos que emitem mensagens; Prof. Mario Galvão - Endomarketing

38 Fluxo de Informação nas Organizações
Fluxo ascendente – responsável pelo transporte de informações de baixo para cima;  b) Fluxo lateral – permite inter-relacionamento entre estruturas e pessoas do mesmo posicionamento hierárquico. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

39 Atitudes adequadas   1.  Valorizar o fluxo ascendente como forma de promover e sedimentar uma cultura participativa com engajamento positivo no processo decisório. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

40 Atitudes 2.  Fortalecer os canais de comunicação lateral, criando uma sólida base de relacionamento entre setores, ajustando posições e corrigindo distorções de linguagem e objetivos. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

41 Atitudes 3. Evitar massificação de informações pelo fluxo descendente, por meio de tentativa de priorizar canais, mensagens e segmentos-alvo, tornando mais fluido e equilibrado o consumo de informações. Prof. Mario Galvão - Endomarketing

42 Canais de Comunicação Interna
Jornal Interno, Revistas, Boletins/ folhetos/ comunicados Intranet; Café com o presidente; ...e outros! Prof. Mario Galvão - Endomarketing

43 Canais: problemas comuns
Jornais e Revistas: Pouco envolventes; Temas descendentes; Realidade pouco convincente da organização Conversas individuais: Poder normativo e coercitivo são maiores que o poder expressivo; Pouca empatia Prof. Mario Galvão - Endomarketing

44 Canais: problemas comuns
Programas de promoção: Em algumas situações geram insatisfação interna Boletins e folhetos: Muito normativos Pouco envolventes Quadro de avisos: Pouco atraentes Falta de atualidade Prof. Mario Galvão - Endomarketing


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