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PublicouCláudia Ana Vitória Marinho Desconhecida Alterado mais de 8 anos atrás
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PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa dimitri.malheiros@gmail.com 27/03/2006
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Tópicos Abordados Introdução Histórico CMMI PSDS PSDS e CMMI Nível 2 Conclusões Referências
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Introdução SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados Desenvolve e mantém sistemas da administração pública Alguns sistemas: Siscomex, Rais, Renavam, Siafi, Siape, IRPF, Receitanet, Rede Governo, Siafem, Siapenet, Siorg, Passaporte
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Introdução PSDS – Processo SERPRO de Desenvolvimento de Soluções Aderente aos níves 2 e 3 do CMMI - Capability Maturity Model Integration
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Histórico Até 1999, não existia um processo de desenvolvimento padrão Em 2000, lançamento do release 1.0 do PSDS, aderente ao nível 2 do SW-CMM Versão atual é a 6.2 que está aderente aos níveis 2 e 3 do CMMI O SERPRO conta com dez unidades qualificadas no nível 2 do CMMI
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CMMI Capability Maturity Model Integration Criado em 2002 pelo SEI - Software Engineering Institute Integra vários modelos de qualidade, entre eles o SW-CMM Apresenta orientações para definição e implantação de processos
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Representações do CMMI Duas representações: contínua (continuous) e por estágios (staged) Estágios: cumprimento de requisitos faz com que se evolua nos níveis de maturidade Contínua: organização escolhe entre evolução para o próximo nível de capacidade ou extensão daquele nível de para um número maior de áreas de processo.
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Representações do CMMI
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Disciplinas e Áreas de Processo Quatro disciplinas focadas no CMMI: Engenharia de sistemas Engenharia de software Subcontratação Desenvolvimento integrado de produto e processo Cada disciplina associa um conjunto de áreas de processo (PAs)
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Áreas de Processo Conjunto de melhores práticas Proporcionam melhorias quanto implementadas Representação por estágios: organiza as PAs por seus níveis de maturidade Representação contínua: organiza as PAs de áreas funcionais
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Áreas de Processo: representação por estágios
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Áreas de Processo: representação contínua
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Nível 2 do CMMI Staged Nível 1 do CMMI staged (inicial) não existe processo ou documentação a respeito Nível 2 (gerenciado) possui as macroatividades: Gerenciamento de requisitos Planejamento, controle e monitoração de projeto Gerência de aquisição com o fornecedor Medição e análise Garantia da qualidade do produto e do processo Gerência de configuração
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PSDS Processo SERPRO de Desenvolvimento de Soluções Fundamenta-se no RUP Desenvolvimento OO e Estruturado Aderente aos níveis 2 e 3 do CMMI Atualmente na versão 6.2
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PSDS Ciclo de vida dividido em iterações que são agrupadas em fases: concepção, elaboração, construção e transição
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PSDS Macroatividades definem atividades, subatividades, fluxos de trabalho, papéis, artefatos e ferramentas
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PSDS e CMMI Nível 2 Última versão do PSDS, a 6.2, está aderente aos níveis 2 e 3 do CMMI Staged Macroatividades do PSDS implementam as áreas de processos Cada macroatividade corresponde a uma ou mais áreas de processo
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PSDS e CMMI Nível 2
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PSDS e CMMI Nível 2: Desafios Manter-se na excelência da Tecnologia da Informação e Comunicações para o serviço público Distribuição geográfica (descentralização do desenvolvimento) Diversidade de negócios, projetos e plataformas Grande número de desenvolvedores Aumento de volume de demandas Explosão de novas tecnologias Integração entre Sistemas
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Gestão de Requisitos Implementa a área de processo Requiremetns Management Define processos para elicitar, organizar, documentar e gerenciar as mudanças nos requisitos de uma aplicação de software Garante a resolução do problema e construção do sistema de forma correta
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Gestão de Projetos Implementa a área de processo Project Planning e Projetct Monitoring and Control Atende as expectativas relativas aos objetivos, prazos, orçamento e demais compromissos do projeto Duas atividades principais: Planejamento de Projeto Monitoração e Controle do Projeto
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Gestão da Aquisição com o Fornecedor Implementa a área de processo Supplier Agreement Management Trata de produtos e serviços Inclui processos necessários a obtenção de bens e serviços externos a empresa Principais atividades: Planejamento de aquisição Estabelecimento de compromissos Acompanhamento de evolução do contrato Avaliação de produtos adquiridos Encerramento da aquisição
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Garantia da Qualidade do Processo e do Produto Implementa a área de processo Product & Process Quality Assurance Controla a qualidade do processo e do produto de software Verifica se o PSDS está de fato sendo seguido durante o desenvolvimento Principais atividades: Planejamento e revisão de processos de qualidade Coleta e análise de dados Tratamento de ocorrências e apresentação de resultados
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Gestão de Configuração de Software Implementa a área de processo Configuration Management Estabelece procedimentos de controle de mudanças e de versões Principais atividades: Planejamento da gestão de configuração Criação de ambientes de configuração Execução e liberação de mudanças em ítens de configuração Administração de baselines Monitoração e relatação da configuração administração de solicitações de serviços e mudanças
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Medição e Análise Implementa a área de processo Measurement and Analysis Desenvolve e mantém a capacidade de uma medição para ser utilizada como suporte às necessidades gerenciais de informação Principais atividades: Estabelecimento dos objetivos e especificação das medições Especificação dos procedimentos de coleta Armazenamento e dos procedimentos de análise Comunicação dos resultados
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Conclusões PSDS é uma realidade dentro do SERPRO Diversas melhorias foram implementadas Processo não está uniformemente instituicionalizado dentro da empresa Todas as unidades ainda não certificadas estão trabalhando em busca da certificação Sistemas desenvolvidos pelo SERPRO são de extrema importância para a sociedade PSDS e CMMI garantem a qualidade e a satisfação do cliente
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Referências Portal do SERPRO, http://www.serpro.gov.br. Acesso em 19/03/2007. Portal Corporativo do SERPRO – Manual do PSDS Software Engineering Institute – CMMI Web Site, http://www.sei.cmu.edu/cmmi/. Acessado em 21/03/2007. Vasconcelos, Alexandre. CMMI – Capability Maturity Model Integration: Introdução e Experiência de Implantação. 2006. Cepeda, Sandra L. CMMI – Staged or Continuous? 2005. Rational Unified Process. Included in Rational Method Composer, http://www- 306.ibm.com/software/awdtools/rup/index.html. Acessado em 22/10/2007
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