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PublicouDerek Galindo Prada Alterado mais de 8 anos atrás
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Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008
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Objetos de Aprendizagem (OAs) Discutir questões relevantes sobre a construção, disponibilização e utilização de objetos de aprendizagem Objetivos Questões Levantadas Conceitos e principais elementos Principais características Principais críticas Principais sugestões Alguns exemplos
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Texto/hipertexto Gráfico Animação Vídeo Áudio Figura/Foto Apresentações Estratégias de aprendizagem Orientação para o Uso Templates Aplicativos??? Serviços WEB: forum, wiki, blogs??? “Qualquer recurso digital que pode ser usado e reusado para apoiar a aprendizagem” (Wiley, 2002)
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Ambiente de Aprendizagem: recursos e OA - Escalabilidade reutilização do material digital para além do seu contexto original (LO=compartilhável, acessível e adaptável) - Portabilidade/Interoperabilidade fácil integração em diferentes sistemas e ferramentas - Adaptabilidade objetos de aprendizagem bem planejados podem ser usados em vários contextos, atividades e estratégias - Acessibilidade a arquitetura padronizada dos metadados possibilita a busca e identificação de objetos de aprendizagem Principais Características
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Objetos de Aprendizagem: discussão - diversidade de conceitos atribuídos a objetos de aprendizagem - suposta neutralidade e descontextualização do processo de aprendizagem (teoria, estratégias, aspectos socio-culturais) - metáfora de programação orientada a objeto relacionada ao conceito de ensino-aprendizagem (pedagogia é um domínio mal estruturado, complexo E NÃO ALGORITMICO) - significado de objeto (concreto, TRANSMITIDO) X representação, participação, troca na aprendizagem - os problemas da educação são sempre bem maiores e mais complexos do que a tecnologia pode dar conta Principais Críticas Toda novidade gera entusiasmo exacerbado educação não é excessão
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Sugestões para Geração e Uso de OAs - OAs são ELEMENTOS de ambientes de aprendizagem mais amplos e não substituem atividades e interações realizadas pelos alunos aprendizagem requer resolução de problemas, exploração, colaboração, oportunidades para reflexão e articulação de conhecimentos e acesso a ferramentas cognitivas - OAs devem ser integrados para dar suporte a estratégias ativas de aprendizagem (ABP, ABC, projetos etc.) evitar o uso de Oas como elementos estáticos de informação (conteúdos a serem memorizados) ou como instrução com algoritmos pré-definidos - Sistemas de OAs devem ser mais do que meros repositórios (bases de dados, bibliotecas) oportunizar a geração, modificação e adaptação dos objetos pelos próprios usuários (alunos e professores)
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Sugestões para Geração e Uso de OAs - OAs devem ser desenvolvidos para contextos específicos sem um objetivo claro, os Oas não terão fundamento para serem usados por outros; possibilitar adaptações e desmenbramentos, quando necessário (granularidade) - OAs devem ser usados como vetores para inovação docentes procuram experimentar novas iniciativas quando elas são facilmente vivenciadas e que não exijam mudanças radicais (simplicidade, clareza etc) - Criar sistemas que suportem metadados definidos pelos usuários informações/descrições sobre como os Oas são usados na prática é uma importante contribuição (para usuários e para a geração de objetos mais utilizáveis e adaptáveis) - Desenvolver pesquisas sobre o design e uso de OAs
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Projetos do LTC/NUTES Plataforma Constructore Plataforma de Autoria o professor pode usar os objetos dos bancos ou definir novos objetos o sistema provê para o reaproveitamento de todos os objetos definidos Bancos de Objetos de Aprendizagem Temáticos Desenvolvidos por docentes (especialistas de conteúdo) BV FOLK BV NEURO Design com usuários/alunos HISTOEXPLORER
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Laboratório de Tecnologias Cognitivas NUTES/UFRJ LTC@nutes.ufrj.br http://www.ufrj.br/nutes ltc-ead.nutes.ufrj.br
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