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Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE – 2014.2.

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Apresentação em tema: "Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE – 2014.2."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE – 2014.2

2 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 Já vimos que: Marca é um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que deve identificar os bens ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores e diferenciá-los dos da concorrência.

3 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 Já vimos que Branding: É o processo de criação e desenvolvimento de uma marca; É uma série de ações que têm como objetivo identificar um produto/ serviço/ ideia; Faz parte de estratégias de diferenciação e foco; Só se concretiza quando se instala na mente do público alvo.

4 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2  Fatores que determinam a liderança duradoura: Práticas Visão de mercado Persistência Comprometimento financeiro Inovação Alavancagem de ativos

5 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 O Conceito de Brand Equity É o valor agregado a produtos/ serviços/ ideias como decorrência do reconhecimento da marca e seus atributos; Quanto maior o “brand equity”, maior o valor da marca; “Brand Equity da Coca- Cola faz com que a marca seja extremamente valiosa.

6 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 Elementos da Marca Existem seis critérios na escolha dos elementos da marca. 1.Fácil memorização (OMO, Ypê, Fusca). 2.Significativo (Barra Forte, Sempre Livre, Bom Ar) 3.Cativante ( Brilhante, Claro, Fofo) 4.Transferível (Significados antagônicos) 5.Adaptável ( Nescau) 6.Protegido (Gillete, Xerox, Maizena)

7 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 Desenvolvimento da Marca Para desenvolver uma marca não é suficiente apenas propaganda. Deve-se considerar também todos os “Momentos da Verdade”, aqueles em que o consumidor entra em contato com o produto e serviços adicionados.

8 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 Desenvolvimento da Marca Outra maneira de construir brand equity é, literalmente, “tomá-lo emprestado”. Isso quer dizer criar valor para a marca associando-a a outras informações presentes na memória dos consumidores e que lhes transmitem significado.

9 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 Harley Davidson

10 Gestão de Marcas Carlos Freire – 2014.2 Discussão: Harley Davidson 1.Como a Harley Davidson proporciona valor e satisfação aos seus consumidores. 2.Descreva como a marca da Harley Davidson criou um valor vitalício para os consumidores. 3.Avalie e discuta o conceito de que a marca da Harley Davidson “entra na sua alma” e discuta como esta imagem contribui para cultivar fortes relações com o consumidor.


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