A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura e Cultura Popular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura e Cultura Popular"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura e Cultura Popular
Ferramentas de Marketing Professora: Sandra Mara Tenchena

2 Cultura Inclui: Os Objetos Materiais de uma Sociedade Idéias e Valores
Instituições Símbolos As Maneiras que Nos Vestimos, Pensamos, Comemos, e Gastamos Nosso Tempo de lazer

3 Cultura . . . . . . É um comportamento aprendido.
Enculturação é aprender nossa própria cultura. Aculturação é aprender uma nova cultura.

4 Identificação Cultural . . .
. . . Refere-se a sociedade em que uma pessoa prefere viver. É de atitude em contraste com a aculturação, que é de comportamento.

5 Cultura . . . . . . É adaptativa, isto é, muda a medida em que a sociedade encara novos problemas e oportunidades... . . . Satisfaz as necessidades provendo normas (regras de comportamento)... . . . Fornece valores que delineiam o que é correto, bom e importante para a sociedade.

6 Componentes da Cultura
Normas são mais específicas que valores e ditam comportamentos aceitáveis e não aceitáveis Existem Dois Tipos Gerais de Normas: Normas Decretadas são aquelas que são explicitamente expressas, as vezes como leis. Normas implícitas estão embutidas na cultura e são aprendidas através da interação com o povo da cultura.

7 Três Tipos de Normas Implícitas
Costumes Tradições Convenções

8 Mitos . . . . . . São estórias que expressam valores importantes e ideais de uma sociedade. Mitos ajudam a : Explicar as origens da existência Revelam um conjunto de valores para a sociedade Fornecem modelos para a conduta pessoal

9 Significados Culturais . . .
. . . Referem-se aos valores, normas e opiniões compartilhados os quais são simbolicamente comunicados

10 Valores Culturais . . . . . . Representa os significados compartilhados de estados finais ideais e modelos de conduta

11 Rituais Culturais . . . . . . São seqüências de ações socialmente padronizadas que são periodicamente repetidas, fornecem significado e envolvem o uso de símbolos culturais.

12 Rituais versus Hábitos...
Rituais são prescritos pela sociedade, hábitos são prescritos pelo indivíduo. Pessoas estão mais conscientes quanto aos rituais. Rituais incluem significados mais simbólicos e afetos.

13 Uma Tipologia de Experiência Ritual...
Cosmológica – religiosa, estética Cultural – formatura, casamento Grupo – iniciação a fraternidade, negociações comerciais Individual - Embelezamento, rituais domésticos

14 Elementos de um Ritual... Artefatos Papéis a desempenhar

15 Quatro Tipos Específicos de Rituais:
Rituais de Troca Rituais de Posse Rituais de Embelezamento Rituais de Despojamento

16 Símbolos Culturais Símbolos são entidades que representam idéias e conceitos Podem argüir que as pessoas “consomem ” símbolos

17 Cultura Popular . . . . . . É a cultura de apelo de massa e tem as seguintes características: Penetra na experiência e valores de uma porção significativa da população Não é necessário nenhum conhecimento especial para compreendê-la É produzida de maneira que um grande número de pessoas tenha acesso a ela.

18 Exemplos de Cultura Popular
Propaganda Televisão Música Moda


Carregar ppt "Cultura e Cultura Popular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google