A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto de Previdência de Santo André Rua Prefeito Justino Paixão, 85 Centro Santo André Tel.: 4435-8400 Acesso ao Material em http://www2.santoandre.sp.gov.br/home-ipsa/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto de Previdência de Santo André Rua Prefeito Justino Paixão, 85 Centro Santo André Tel.: 4435-8400 Acesso ao Material em http://www2.santoandre.sp.gov.br/home-ipsa/"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto de Previdência de Santo André Rua Prefeito Justino Paixão, 85 Centro Santo André Tel.: Acesso ao Material em Noticias - Curso (Gratuito) de Literatura Italiana

2 Curso de Literatura Clássica Italiana Aula Nº 5: Giovanni Boccaccio

3 O Decamerão

4 Vida de Boccaccio (1) 1313  B. nasce em Florência ou em Certaldo (que será sempre o refugio de B.) B. e' filho ilegítimo de Boccaccio de  Chelino, banqueiro  , com uma mulher francesa. O banco pelo qual trabalha o pai é aquele histórico da família Bardi. 1320: O pai de B. resulta casado com Marguerita de Bardoli que tem um parentesco com a família de Beatriz ( a mulher amada e cantada pelo Dante).

5 Vida de Boccaccio (2) 1327 toda a família se transfere a Napoles: o pai vira conselheiro do Rei Roberto D. Angio Em Nápoles B. encontra Fiammetta. 1330  B. encontra o grande mestre da literatura Cino da Pistoia 1336  B. escreve o Filostrato romance em versos 1937  B. escreve o romance em prosa " o Filólogo".Pela primeira vez no romance aparece o nome de Fiammetta.

6 Vida de Boccaccio (3) 1340  volta com a família  a Florência.  Escreve  o poema épico em rimas “Teseide” 1341: escreve "A amorosa visão". E um poema alegórico de 50 cantos em tercinas (como o Dante da Divina Comedia) 1343: morre a primeira mulher do pai que se casa novamente. 1344: escreve o "Ninfale Fiesolano“ 1345: viaja pela 1º vez a' Ravenna hóspede dos Da Polenta senhores da cidade. do 1347 ao 1348  vive em Forli' (outra cidade da Romagna) é hospede dos Senhor Francesco Ordelaffi. 1348: explode a pandemia de peste. Em Florência B. assiste as terríveis consequências humanas e sociais da doença.

7 Vida de Boccaccio (4) Entre o 1349  e o 1351 escreve o Decamerão : a obra mais importante  de Boccaccio. O sucesso é imediato e enorme. 1350: apresenta uma importante doação oficial a Beatriz, filha de Dante ,que vive num convento. Em Florência encontra pela primeira vez Petrarca. 1351: recebe importantes encargos no governo de Florência. Viaja como embaixador a Milão, Nápoles e Alemanha, e escreve o  breve tratado “Em laude de Dante"

8 Vida de Boccaccio (5) 1351: viaja  para Pádua para oferecer oficialmente a Petrarca uma cátedra de ensino  em Florência. 1354: O governo de Florência envia B. como embaixador em Avignone  na França. Em Certaldo organiza a defesa contra “A grande Companhia” do frade Moriale chefe de um bando de mercenários. 1355 Viaja em direção de Napoles mas sabendo que não será bem recebido volta novamente à sua cidade para o mosteiro de Cassino. Morre a filhinha Violante. 1351: Viaja para  Milão com uma embaixada para os Visconti que governam a cidade. 1360:  O papa Inocente VI autoriza Boccaccio a entrar em ordens religiosas. Em Florência alguns dos seus amigos estão implicados numa tentativa de golpe e são executados. Outros são exilados. A um deles B. envia uma "Epistola consolatória"

9 Vida de Boccaccio (6) 1362 Recebe a visita  de um monge que entrega a ele uma mensagem de um outro monge considerado na Itália quase um santo. Na mensagem o monge  pede a Boccaccio e a Petrarca de acabar de escrever ameaçando as penas do Inferno. Este episódio  acentua a crise psicológica e até moral do artista que tem a tentação de queimar as suas obras. No mesmo ano viaja com o irmão e toda a sua biblioteca para Nápoles. Volta depois de 6 meses profundamente desiludido. Não para em Florência mas viaja diretamente antes para Pádua e depois para Veneza para encontrar Petrarca. 1365 Escreve o "Corbaccio". na linha da literatura misógina daquele tempo. É enviado novamente a Avignon para confirmar ao novo papa urbano V a aliança com Florência 1367  Nova embaixada ao papa Urbano V  mas  desta  vez em Roma. acabou a tal de prisão de Avignon. Depois começara o “grande cisma ".

10 A vida de Boccaccio (7) 1369 Escreve o "Apologeticum " exaltando a poesia de Petrarca B. Sofre de forte obesidade, idropisia, sarna e outras doenças. 1373 B. recebe o encargo oficial do Governo de Florência de  ler e comentar publicamente numa igreja da cidade toda a divina Comedia de Dante. Ele consegue ter uns 60 leituras. 1375 Boccaccio morre em Certaldo na sua  pequena casa que foi sempre retiro e consolo para ele.

11 Referencias na obra do Boccaccio
As cidades de B. Florência ,Nápoles ,Ravenna e Veneza. A censura ao Decamerão. Os bandos de Fra Moriale (os lanziquenetos) Avignon e o " grande cisma“ A peste (tipos, a origem, várias descrições). A admiração de B. por Dante (a lenda dos 8 capítulos do Inferno) Ghibellinos como partido aristocrático.

12 As principais obras de Boccaccio
A Amorosa Visão O Filostrato: poema em versos. A trama é historia do amor entre  Criseida e Troiolo 2 personagens da Iliade de Homero. O  Filocolo: romance em prosa. É a historia dos amores entre Florio e Biancofiore no tempo do inicio do cristianismo. A Teseide: as rimas cantam o amor entre Arcita e Emilia ,irmã da reina das Amazonas no tempo de Teseu rei de Athenas O Ninfale Fiorentino: canta em tercinas o amor do pastor Ameto  por uma das ninfas que acompanham Vênus a deusa do Amor. O Ninfale Fiesolano: outro poema em rimas sobre o amor de um pastor de Fiesole para uma companheira de Diana, deusa da caça. O Corbaccio: opera em prosa sobre o que se poderia chamar "o malcarater" das mulheres ( uma contraposição ao "feminismo" do Dacamerão ) Trattatello em laude de Dante

13 A estrutura do Decamarão (1)
A dedicatória A introdução O encontro na Igreja e os discursos das damas Os nomes das setes damas: Pampinea, Fiammetta, Filomena, Emília, Lauretta, Neifile e Elissa. Os nomes dos 3 cavalheiros: Panfilo, Filostrato, Dioneo.

14 A estrutura do Decamerão (2)
O discurso de Pampinea com as suas propostas :um rei (ou reina) da brigada por cada um dos 10 dias. A escolha das novelas e não de outros jogos.

15 A organização da Jornada
As horas ( o "mattutino", a 1a ,  a 3a ,a 6a ,a 9a ,o vespro ,  a "completa" , "meia noite“). A arrumação dos quartos e outras tarefas A escolha da reina (ou rei) da jornada. Contando as novelas Uma poesia e uma balada ao fim da novela Jogos Ceia

16 Os vários tipos das novelas
As  de puras aventuras As  de sonhos e malefícios As  com os enganos femininos A dos enganos dos frades As de zoar os bobos As de virtude e generosidade.

17 Algumas novelas: Ciappelletto da Prato (imagem pág 34)
Masetto da Lamporecchio( imagem pág. 62) Federigo degli Alberighi (9 imagens  pág. 90) Calandrino (imagem pág. 108). A chegada no palácio no interior. Discurso da  Panpinea.

18 A peste ao tempo de Boccaccio
como a peste chegou na Itália. as formas da peste as causas  as consequências na Itália e em toda Europa outros grandes sustos da peste  no curso da história a descrição que Boccaccio faz  da peste em Florência.

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29 Agradecemos Pela Atenção antonio.fattore@zipmail.com.br


Carregar ppt "Instituto de Previdência de Santo André Rua Prefeito Justino Paixão, 85 Centro Santo André Tel.: 4435-8400 Acesso ao Material em http://www2.santoandre.sp.gov.br/home-ipsa/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google