A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras"— Transcrição da apresentação:

1 UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras
Literatura Portuguesa I A Poesia de Sá de Miranda Prof. Dr. Carlos Francisco de Morais

2 Cantiga sua, partindo-se João Roriz de Castelo Branco
Senhora, partem tam tristes meus olhos por vós, meu bem, que nunca tam tristes vistes outros nenhuns por ninguém. Tam tristes, tam saudosos, tam doentes da partida, tam cansados, tam chorosos da morte mais desejosos cem mil vezes que da vida. Partem tam tristes os tristes, tam fora d'esperar bem, que nunca tam tristes vistes outros nenhuns por ninguém.

3 Francisco de Sá de Miranda (c.1481-1558)

4 Perfil poético O Cancioneiro Geral encerra poesia palaciana de Sá de Miranda e é no verso tradicional que ele realiza o melhor da sua obra - as Cartas. Num esforço digno de elogio, este poeta, que filosofou com as musas e poetou com os filósofos, tentou as várias espécies e géneros que o Renascimento criara, ou restaurara do Classicismo.

5 Parthenon, de Fídias, Ictinos e Calícrates
Pluralidade formal Formas clássicas: ode, elegia, écloga, carta Parthenon, de Fídias, Ictinos e Calícrates (Atenas, séc. V a.C.)

6 Davi dança diante da arca (Iluminura da Bíblia Morgan, séc. XIII)
Pluralidade formal Formas medievais: esparsa, cantiga, vilancete Davi dança diante da arca (Iluminura da Bíblia Morgan, séc. XIII)

7 Palazzo Chiericati, de Paladio
Pluralidade formal Formas renascentistas: soneto, canção, sextina, oitava Palazzo Chiericati, de Paladio (Vicenza, séc. XVI)

8 Soneto O sol é grande, caem co’a calma as aves, do tempo em tal sazão, que sói ser fria; esta água que d’alto cai acordar-m’-ia do sono não, mas de cuidados graves. Ó cousas, todas vãs, todas mudaves, qual é tal coração qu’em vós confia? Passam os tempos vai dia trás dia, incertos muito mais que ao vento as naves. Eu vira já aqui sombras, vira flores, vi tantas águas, vi tanta verdura, as aves todas cantavam d’amores. Tudo é seco e mudo; e, de mestura, Também mudando-m’eu fiz doutras cores: E tudo o mais renova, isto é sem cura!

9 Análise: o 1º quarteto O sol é grande, caem co’a calma as aves, do tempo em tal sazão, que sói ser fria; esta água que d’alto cai acordar-m’-ia do sono não, mas de cuidados graves. A descrição da paisagem externa é feita com objetividade, não sendo nem cenário nem confidente amoroso O eu-lírico está em pleno domínio e gozo de seus sentidos, como a visão e o tato No âmbito interno, o tempo é ocupado pela reflexão, não pelo sentimento

10 Análise: o 2º quarteto Ó cousas, todas vãs, todas mudaves, qual é tal coração qu’em vós confia? Passam os tempos, vai dia trás dia, incertos muito mais que ao vento as naves. Contraste entre a forma constante e o conteúdo mutável: a inconsistência do mundo versus a serenidade da arte Intertextualidade 1: alusão a Eclesiastes 1.2 (Vanitas vanitatum et omnia vanitas: Vaidade das vaidades e tudo é vaidade) Intertextualidade 2: alusão a Heráclito (Panta rei ós potamos: Tudo flui como um rio): o poeta é um leitor e pensador e a poesia não é mais exclusivamente expressiva, mas reflexiva

11 Análise: o 1º terceto Eu vira já aqui sombras, vira flores, vi tantas águas, vi tanta verdura, as aves todas cantavam d’amores. Imagens de fertilidade da Natureza e do Homem Alusões ao lirismo amoroso pastoril e, por extensão, à tradição trovadoresca das cantigas de amigo Retrato da juventude

12 Análise: o 2º terceto Tudo é seco e mudo; e, de mestura, Também mudando-m’eu fiz doutras cores: E tudo o mais renova, isto é sem cura! A passagem do tempo indicada pela mudança do tempo verbal (vira X é) Os sinais do envelhecimento Imagens de esterilidade O tema da mudança O eu-lírico objetivo da 1ª estrofe também é atingido pela mudança, marca geral do mundo, não subjetiva A ironia da vida: enquanto o eu-lírico envelhece, tudo o mais se renova O tom sentencioso, professoral, é marca de uma poesia reflexiva, que dialoga com o leitor para ilustrá-lo


Carregar ppt "UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google