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Visita de Suporte à implementação do Plano de Trabalho do MCHIP em apoio ao Ministério da Saúde de Moçambique nas áreas da SMN e SR, incluindo a prevenção.

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1 Visita de Suporte à implementação do Plano de Trabalho do MCHIP em apoio ao Ministério da Saúde de Moçambique nas áreas da SMN e SR, incluindo a prevenção do cancro do colo uterino July 23 – Aug 12, 2010 MAPUTO, MOZAMBIQUE 11 de Agosto Debriefing Veronica Reis, MD, MPH MNH/RH Senior Technical Advisor / Jhpiego

2 Purpose: Working collaboratively with the MCHIP Mozambique and the MOH technical team to:  Organize and conduct a 3 days national coordination meeting on Model Maternity Initiative (MMI);  Organize and conduct a one day national coordination meeting on cervical cancer prevention, integrated within RH services;  Prepare and deliver presentations about the MMI and cervical cancer prevention practices on the AMOG (Mozambique ObGyn Association) national meeting; and  Coordinate and monitor key integrated RH/MNH activities implementation and contribute with the new MCHIP chief of party integration 2

3 Main Results 1.Presentations and demonstration on MMI and CxCa prevention practices, delivered on the AMOG national meeting for 53 part; 2.National coordination meeting on cervical cancer prevention, organized and conducted, with 44 participants; 3.National coordination meeting on Model Maternity Initiative (MMI) organized and conducted, with 109 participants; 4.Developed and submmited 2 abstracts for the “International Meeting on Humanization of Birth - Brasilia/Br, 26-30 Nov 2010” 5.Provided technical assistance to the development of the MCHIP- AA proposal 6.Worked with the MCHIP team on the next steps on the work plan implementation and on the new MCHIP COP integration 3

4 Resultados da Visita 1.Apresentação de tema sobre práticas humanizadas e com base em evidências e demonstração de prática de prevenção do cancro do colo uterino na reunião nacional da Associação dos Obstetras e Ginecologistas / AMOG, dia 24 de Julho, para 53 participantes; 2.Apoio à reunião nacional de prevenção e controlo do cancro do colo uterino e da mama, ocorrida no MISAU, em 3 de Agosto, com 44 participantes; 3.Apoio à reunião nacional da IMM, ocorrida no MISAU, de 4 a 6 de Agosto, com with 109 participantes; 4.Apoio para desenvolvimento e submissão de 2 abstracts para a “International Meeting on Humanization of Birth - Brasilia/Br, 26-30 Nov 2010” 5.Assistência técnica para desenvolvimento da proposta de expansão do trabalho do Jhpiego/MCHIP em Moz (2011-2014) 6.Trabalho com a equipa do Jhpiego/MCHIP na definição dos próximos passos para a implementação do plano de trabalho em apoio ao MISAU e para a integração do novo Director 4

5 Informações sobre os Encontros realizados 5

6 Maputo, VIP Hotel 24 de Julho de 2010 Encontro da Associação Moçambicana de Ginecologistas e Obstetras

7 Divulgar as melhores práticas baseadas em evidências científicas, e intervenções implementadas em Moçambique na área da atenção humanizada à saúde materna e neonatal e na prevenção e controlo do cancro do colo uterino e da mama. AMOG: Objectivo do Encontro

8 8 AGENDA 8:00 às 13:00 – TemaFacilitador Abertura, Objectivos do Encontro, apresentação dos participantes Dr. Nafissa Atenção Humanizada Baseada em Evidências Científicas na SMN Dra. Veronica Reis Iniciativa Maternidade Modelo: ProgressosDrª Lídia Chongo Mesa redonda: A experiência da implementação da IMM nos Hospitais Centrais de Maputo, Beira, Nampula e Hospital Geral de Mavalane. Desafios e Apoio a ser prestado pelos Ginecologistas & Obstetras à implementação HCM, HCB, HCN, HGM Moderadora: Dra Nafissa Revisão sobre as práticas para a prevenção e controlo do cancro do colo uterino (VIA, crioterapia, colposcopia, biopsia, LEEP/CAF) Drª Magda Programa Nacional de Prevenção e Controlo do cancro do colo uterino e da mama: Progressos e Desafios na implementação. Discussão sobre apoio a ser prestado pelos Ginecologistas&Obstetras à implementação Drª Carla Silva Demonstração de habilidades clínicas em modelos anatómicos: VIA &Crioterapia; Colposcopia & LEEP Drs. Magda, Ana Tereza, JAnez e VReis

9 Resultados Alcançados 1. Apresentado/partilhado o conhecimento actual sobre as melhores práticas e politicas de Moçambique nas áreas de: Atenção Humanizada à Saúde Materna e Neonatal; Prevenção e Controlo do Cancro do Colo do Útero e da Mama. 2. Partilhados os principais progressos, desafios e lições aprendidas no processo de implementação da IMM e de Prevenção e Controle do CACUM 3. Discutidas e acordadas formas de apoio dos ginecologistas e obstetras na implementação destas iniciativas.

10 Fotos do Encontro da AMOG 10

11 ENCONTRO DE COORDENAÇÃO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE PREVENÇÃO E CONTROLO DO CANCRO DO COLO UTERINO E DA MAMA 3 de Agosto de 2010

12 Encontro Prevenção do CACUM: Objectivo Monitorar e fortalecer o processo de implementação dos Serviços de Prevenção e Controlo do Cancro do Colo Uterino e da Mama, nas Unidades Sanitárias seleccionadas.

13 Agenda – Principais Tópicos

14 US com serviços de Prevenção do CACUM 14 Província US (Total - 15) CACUMNível / Tipo MAPUTO CIDADE Hospital Central de MaputoReferência Hospital Geral José MacamoReferência Hospital Geral de MavalaneReferência CS do Polana CaniçoBásico MAPUTO PROVINCIA CS Matola IIBásico CS de BoaneBásico SOFALA Hospital Central de BeiraReferência Centro de Saúde MacurrungoBásico Centro de saúde de Ponta GeáBásico ZAMBEZIA Hospital Provincial de QuelimaneReferência Centro de Saúde de NamacurraBásico Centro de Saúde de InhassungeBásico NAMPULA Hospital Central de NampulaReferência Centro de Saúde 25 de SetembroBásico Centro de Saúde Namicopo (1ro Maio)Básico

15 Encontro Prevenção do CACUM: Resultados Alcançados Reforçada a divulgação dos materiais e instrumentos de apoio aos Serviços de Prevenção e Controlo do CACUM; Partilhados os principais progressos, desafios e lições aprendidas na implementação dos Serviços; Identificados os problemas existentes, possíveis causas e intervenções apropriadas para solução; Acordados mecanismos para avaliar e promover a qualidade dos Serviços; Definidos e acordados os passos seguintes para a consolidação e expansão do Programa Nacional de Prevenção e Controlo do CACUM.

16 Dados dos Serviços Apresentados pelas Províncias 16 Indicador TOTAL Nº de VIA realizados Nov 2009- Julho 2010 4791 Nr de VIA positivos 341 % de VIA positivos 7,1 % VIA+ em mulheres HIV+ 21,5 Nº de crioterapias feitas no mesmo dia 205 Nr de utentes referidas por lesão > 75% 9 Nr de utentes referidas por suspeita de cancro 34 Nr de utentes referidas por outros motivos 423 Nº de exames da mama realizados 2366 Nº de exames com anomalias encontradas e referidas 4 Nº de pessoas treinadas em VIA/crioterapia actuando nos serviços 36

17 Principais Actividades QuemPrazo Reforçar Implementação e Monitoria dos serviços: Melhorar qualidade dos registo e enviar informações mensalmente a DPS/MISAU DPS e USContínuo a partir de Ago 2010 Assegurar realização de visitas de supervisão para apoio técnico à implantação dos serviços (semanal/quinzenal/mensal com envio de relatórios mensais à DPS e trimestrais ao MISAU) Supervi- sores e padrinhos/ madrinhas Contínuo Reuniões do Grupo Técnico para para monitorar o processo e responder questões técnicas MISAU Mensal Finalizar, reproduzir e distribuir a Norma sobre o Cancro da Mama e para os serviços de referência MISAU/ HCM/ parceiros Até Outubro 2010 Encontro Prevenção do CACUM: Próximos Passos

18 Principais Actividades ResponsáveisPrazo Realizar Formação de Formadores Nacionais, em Outubro MISAU/DPS/ Parceiros Outubro 2010 Realizar Formação em M&A a nível provincial MISAU/DPS/ Parceiros Novembro 2010 Prover equipamento para os serviços básicos e de referência MISAU/ Parceiros Até Fevereiro 2011 Reproduzir e distribuir normas, materiais de IEC, instrumentos de registo MISAU/ Parceiros Até Fevereiro 2011 Realizar 3 formações regionais para expansão dos serviços MISAU/DPS/ Parceiros Fevereiro 2011 Realizar reunião Nacional Anual para a Monitoria e Fortalecimento do Programa MISAU/DPS/ Parceiros Agosto 2011 Encontro Prevenção do CACUM: Próximos Passos

19 Encontro sobre Prevenção do CACUM 19

20 4 de Agosto de 2010 Encontro Nacional da Iniciativa Maternidade Modelo

21 Encontro IMM: Objectivos 1.Monitorar a implementação da Iniciativa Maternidade Modelo 2.Reforçar a formação e fortalecer o processo de implementação da IMM nas US seleccionadas.

22 Encontro IMM: Agenda

23 Encontro IMM: Agenda (cont)

24 Total US na 1ª Fase da IMM : 34 - CS: 9, HR: 11, HP: 7, HG:4 e HC:3

25 IMM: Próximos Passos Formações contínuas e Monitoria do processo

26 Principais Actividades ResponsáveisPrazo Promover maior divulgação da IMM e envolvimento dos padrinhos/madrinhas, obstetras, pediatras e enfermeiras MISAU/DPS/ US/Parceiros Contínuo Aumentar o número de pessoal treinado: Realização de formações distrital e formações em trabalho MISAU/DPS/ Parceiros Até Dez Assegurar a criação/ funcionamento de Comités de Qualidade e Humanização funcionais MISAU/ Parceiros Até Setembro 2011 Realizar visitas de supervisão e de apoio técnico a nível das US MISAU/ Parceiros Set-Out Implementar os planos de acção das US / Realizar medições subsequentes US/DPS/MISA U Central Ago-Dez Encontro IMM: Próximos Passos (Até Dez 2010)

27 Encontro IMM: Próximos Passos Principais ActividadesResponsáveisPrazo Divulgar/partilhar os resultados da Reunião Nacional sobre a IMM MISAU/DPS/DDS/ US/Parceiros Até Agosto-2010 Promover maior divulgação da IMM e maior envolvimento dos padrinhos/madrinhas, obstetras, pediatras, enfermeiras, conselhos comunitários e parceiros MISAU/DPS/ US/Parceiros Contínuo Elaborar e divulgar circular sobre a contracepção no pós-parto imediato e no pós-aborto HCM - Depto GO e MISAU Até setembro 2010 Criar e/ou tornar funcionais os Comités de Qualidade e Humanização, incluindo 5 Comités de Saúde Comunitários em cada província MISAU/DPS/DDS/ US Até Setembro 2010 Rever e continuar a implementação dos planos de acção da IMM tendo em conta as actividades acordadas na Matriz de Intervenções desta reunião US/DDS/DPS/MISA U/Parceiros Revisão -Até setembro 2010 Continuo Realizar formações distritais e formações em trabalho dos profissionais de SMI, incluindo o pessoal dos sectores de apoio da IMM DPS/DDS/US/MISA U/Parceiros Até Março 2011

28 Encontro IMM: Próximos Passos Principais ActividadesResponsáveisPrazo Assegurar o acompanhamento presencial dos estudantes ao nível dos campos de estágio e providenciar Kit de materiais medicos-cirurgicos para os estudantes ICS/CF/ISCISA/USContínuo Realizar visitas de supervisão e de apoio técnico a nível das US MISAU/ DPS/DDS /US/ Parceiros Contínua Realizar medições periódicas (trimestrais) do desempenho dos serviços e a actualização dos planos de acção US/DDS/DPS/MISA U/Parceiros Set e Dez – 2010 e Mar, Jun, Set, Dez -2011 Assegurar a institucionalização dos mecanismos de monitoria e avaliação e definir mecanismos para avaliação externa e reconhecimento dos progressos MISAU/DPS/ Parceiros Até Outubro 2010 Treinar a comissão nacional de avaliação externa MISAU/Parceiros Até Março 2011 Definir e implementar mecanismos de reconhecimento interno US/DDS/DPSImediato e Contínuo Implementar mecanismos de reconhecimento externo MISAU/DPS/ Parceiros A partir de 20 semestre 2010

29 Encontro IMM: Próximos Passos Principais ActividadesResponsáveisPrazo Documentar histórias de sucesso, lições aprendidas e boas práticas na implementação da IMM US/DDS/DPS/MI SAU/ Parceiros Imediato e Contínuo Continuar a mobilização de recursos a Nível Central do MISAU, Governos Locais e Parceiros de Cooperação para adequação de infra-estruturas, aquisição de equipamentos, medicamentos e materiais essenciais para a implementação dos planos acção das US sobre a IMM MISAU/DPS/DD S/US/ Parceiros Contínuo Discutir e definir passos para a expansão do processo da IMM para as outras US DPS/MISAU/ Parceiros Até Outubro 2010 Expandir a IMM MISAU/DPS/ Parceiros A partir de 2011

30 Fotos do Encontro da IMM - Muito Obrigada!


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