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Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.

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Apresentação em tema: "Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE

2 Introdução 2004 – Mercado mundial de software e correlatos US$ 1,5 trilhões Indústria brasileira – desempenho deficitário Importações - US$ 1,1 bilhão Exportações – US$ 200 milhões

3 Introdução Mercado mundial muito competitivo Brasil automação industrial votação eletrônica sistema bancário arrecadação de impostos sistema financeiro telecomunicações

4 Introdução Software invadiu nossas vidas: Terminais bancários Editores de texto Planilhas eletrônicas Auto-atendimento telefônico Votação eletrônica Internet

5 Introdução Muitos desconhecem o que envolve a tarefa de desenvolvimento de um software Programação é somente uma etapa Desenvolvimento de um Software de qualidade – muitas exigências

6 Introdução Conhecimentos e experiência em diversas disciplinas da computação Análise e projeto de sistemas Projeto da Interface Banco de dados Programação Usabilidade

7 Introdução Usabilidade A usabilidade pode ser definida como o grau de efetividade e conforto que um usuário final de um software pode ter no seu trajeto, a fim de alcançar uma meta.

8 Introdução Aumentar a eficiência e satisfação do usuário e, conseqüentemente, a produtividade.

9 Introdução Se o software não ajuda seus usuários a executar suas tarefas está falhando no seu principal objetivo.

10 Objetivo Fornecer bases conceituais atuais para: pesquisadores estudantes universitários nível técnico profissionais da área da computação outras áreas Estudo e compreensão das atividades envolvidas no processo de usabilidade de software, a fim de obterem uma visão abrangente e clara desta área do conhecimento.

11 Tópicos abordados Usabilidade Usabilidade e a interface com o usuário Avaliação da usabilidade

12 Usabilidade O termo usabilidade é usado para denotar a facilidade pela qual as pessoas podem empregar uma ferramenta particular ou outro objeto feito pelo homem para obter um objetivo específico.

13 Usabilidade Estudo dos princípios por trás da eficiência ou elegância percebidos naturalmente.

14 Usabilidade A usabilidade é a amplitude a qual um produto pode ser usado por usuários específicos para atingir metas específicas, com efetividade, eficiência e satisfação (ISO, 1998).

15 Cinco atributos básicos Facilidade de aprendizagem Eficiência Retenção do aprendizado Satisfação do usuário Taxa de erros USABILIDADE

16 Facilidade de aprendizagem Quão fácil é aprender a principal funcionalidade e ganhar proficiência para fazer o trabalho desejado. Geralmente este fator é avaliado através da medição do tempo que um usuário gasta trabalhando no sistema antes que ele possa completar certas tarefas no tempo em que um especialista levaria para completá-la.

17 Eficiência A eficiência é o número de tarefas por unidade de tempo que o usuário executa usando o sistema.

18 Retenção de aprendizado ao longo do tempo Este atributo deve permitir que o usuário possa usar o sistema e executar suas tarefas mesmo quando eles fiquem sem usá-lo por um período de tempo e sem ter que subir a curva de aprendizagem novamente. Ele reflete quão bem o usuário se recorda de como o sistema funciona depois de um período de desuso.

19 Taxa de erros Não se refere aos erros do sistema, pelo contrário, ela se refere ao número de erros que o usuário comete enquanto estiver executando uma tarefa. Boa usabilidade neste caso implica em baixo índice de erros. Os erros reduzem a eficiência e satisfação do usuário e eles podem ser vistos como uma falha na comunicação do sistema com o usuário ao instruí-lo o caminho correto de fazer as coisas.

20 Satisfação do usuário Mostra a impressão subjetiva que o usuário tem do sistema.

21 Qualidade de software Atualmente - a usabilidade é reconhecida como um atributo de qualidade de software muito importante. Vários programas acadêmicos têm seu foco na usabilidade e também diversas empresas de consultoria especializadas em usabilidade surgiram.

22 Usabilidade e a interface com o usuário Até final dos anos 80 – modo texto Hoje – modo gráfico – interface gráfica com o usuário Principais características: Janelas Ícones Apontamento Menus Gráficos

23 Usabilidade e a interface com o usuário Poucas organizações contratam um especialista em interface com o usuário Causa sobrecarga de trabalho no engenheiro do software Perda de qualidade

24 Princípios do projeto de interface Familiaridade com o usuário Consistência Facilidade de recuperação Orientação do usuário Diversidade de usuários

25 Familiaridade com o usuário A interface deve utilizar termos e conceitos que tenham como base a experiência das pessoas que mais vão utilizar o sistema.

26 Consistência Sempre que possível, operações semelhantes devem ser ativadas da mesma maneira.

27 Facilidade de recuperação Mecanismos para permitir aos usuários a recuperação a partir de erros cometidos.

28 Orientação do usuário Fornecer feedback significativo, quando ocorrerem erros, e oferecer recursos sensíveis ao contexto de ajuda ao usuário.

29 Diversidade de usuários A interface deve fornecer recursos de interação apropriados a diferentes tipos de usuários de sistema, inclusive portadores de necessidades especiais.

30 Avaliação da usabilidade Descobrir problemas na interface do usuário que poderiam resultar em erro humano, terminar a interação, e levar a frustração por parte do usuário

31 Avaliação da usabilidade Testes de usabilidade envolvem usuários humanos Exige trabalho intensivo Múltiplos observadores tomam nota das interações

32 Principais métodos Pensar alto Avaliação heurística Inspeção de usabilidade colaborativa Entrevistas e questionários

33 Medidas a serem avaliadas Variam conforme os objetivos do projeto, recursos e tempo disponível. Não há nenhuma regra geral de como as medidas devem ser escolhidas ou combinadas. É normalmente necessário obter pelo menos uma medida para cada critério de usabilidade. Os critérios de efetividade, eficiência e satisfação podem ser vistos como critérios chave.

34 Efetividade Fonte: Park; Lim (1999). Percentual de usuários que completam a tarefa com sucesso Número de erros do usuário Taxa de interações com sucesso / erros

35 Eficiência Fonte: Park; Lim (1999). Tempo para completar uma tarefa Tempo gasto usando a ajuda ou documentação Tempo de aprendizagem

36 Satisfação do usuário Fonte: Park; Lim (1999). Nota da satisfação do usuário Proporção de afirmações durante o teste que são positivas / negativas Proporção de usuários que dizem que eles preferem usar o sistema do que o de algum concorrente Freqüência das reclamações

37 Conclusão A aplicação de métodos de usabilidade tem se tornado, cada vez mais, parte do desenvolvimento de um software Existem esforços na área de Inteligência Artificial na tentativa de substituir o ser humano (usuário) nos testes, porém o nível de avanço nesta área ainda é insuficiente. O mercado atual de software é extremamente competitivo, os usuários são cada vez mais exigentes e a usabilidade de um software é um fator fundamental. As empresas de software não podem tirar o foco na eficiência e na satisfação do usuário.


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