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Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.

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1 Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia dos Santos, Natasha Ferreira Teixeira Meletti, Natasha Sant´ana Candreva, Núbia da Silva Durães, Sílvia Calvano Orlando, Teresa Rachel Junqueira Carbone, Viviani Reis da Cunha.* EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: CONCEPÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA Orientadora: Ana Ferreira Coelho Catarino – PAPS/FM/UFRJ – Tutora PET Saúde / RJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE MEDICINA PET Saúde / RJ * Todos os autores tiveram igual participação na composição deste trabalho

2 A Estratégia da Saúde da Família (ESF) integra e organiza ações de saúde objetivando a melhoria da qualidade de vida, com abordagem multidisciplinar e de integralidade. INTRODUÇÃO:Definições

3 Estratégia de Saúde da Família :  Proposta: Ampliação da cobertura de serviços  Perspectiva: Mudança do modelo de atenção à saúde  Ênfase: Educação em Saúde e na Promoção de Saúde INTRODUÇÃO:

4 A Promoção de Saúde se baseia no encorajamento e apoio para que indivíduos e comunidade assumam maior controle sobre suas vidas e saúde na busca de transformações em sua realidade social, política e ambiental que resultem em melhoria da qualidade de vida INTRODUÇÃO :

5  Educação em saúde : saberes e práticas orientado para prevenção de doenças e promoção de saúde. (Costa e Lopez, 1996)  Modelos: Hegemônico – Dialógico - Saúde como ausência de doença Centrado na doença - enfoque de prevenção Culpabilização pelo adoecimento Saúde como qualidade de vida. Centrado no ser humano – enfoque promocional Condições de vida dos usuários – partida das práticas educativas Ação coletiva – enfrentamento dos problemas de saúde

6 OBJETIVO Analisar o desenvolvimento das práticas de Educação em Saúde dentro da Estratégia da Saúde da Família em Unidades de Saúde da Família (USF) Unidades selecionadas: Santa Maria Morro do Alemão Curicica (Todas no Rio de Janeiro)

7 MATERIAIS E MÉTODOS  Pesquisa qualitativa, exploratório – descritiva.  Entrevistas com roteiro semi-estruturado realizadas por alunos bolsistas do PET-Saúde.  Entrevistados: 25 profissionais de nível superior (10 médicos, 09 enfermeiros e 06 odontólogos)  Utilizado como referência Bardin (1979) e Minayo (2008) para a análise do conteúdo  Todos os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre Esclarecido

8 MATERIAIS E MÉTODOS  Conteúdo do questionário: -Quais atividades de Educação em Saúde desenvolvidas pela equipe? -Quais objetivos da Educação em Saúde? - Quais atividades de Promoção em Saúde são desenvolvidas na Unidade?

9 MATERIAIS E MÉTODOS Análise do conteúdo das entrevistas  Como trata-se de pesquisa qualitativa analisou-se o conteúdo das entrevistas  Para cada pergunta foi procurado padrões de resposta com conteúdos semelhantes para cada pergunta e viu-se qual tipo de pensamento era mais frequente  A partir dos achados montou-se um diagrama com o padrão de idéias predominante nas respostas  Análise crítica desse conteúdo em relação aos objetivos e princípios da ESF e da Educação em Saúde

10 RESULTADOS E DISCUSSÃO

11 Verifica-se: Práticas de Educação em Saúde desenvolvidas pelos entrevistados seguem o modelo tradicional, Focaliza a doença e a intervenção curativa Não enfoca a constituição de sujeitos para a transformação de condições de saúde e melhoria da qualidade de vida.

12 RESULTADOS E DISCUSSÃO  Realizadas, atividades (maioria) de saúde de programas do Ministério da Saúde,  não baseadas no conhecimento dos indivíduos para os quais se destinam as ações de saúde, contrário do modelo dialógico.  Aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais  Evidências de execução da educação baseada no conceito de educação bancária e preventiva, e não na Educação em Saúde que abarca a transformação pela qualidade de vida.  Observou-se que muitos profissionais de saúde definem Promoção de Saúde como conceito semelhante à Educação em Saúde. Isso demonstra a dificuldade em demarcar esses conceitos.

13 CONCLUSÃO A análise demonstrou que os profissionais das USF reconhecem Educação em Saúde como práticas curativas e preventivas voltadas para doenças prevalentes na população em geral e não baseadas na melhoria da qualidade de vida, objetivo da Promoção de Saúde ou no diálogo com a população adscrita.


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