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PublicouAlícia Lobo Vilalobos Alterado mais de 8 anos atrás
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Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia dos Santos, Natasha Ferreira Teixeira Meletti, Natasha Sant´ana Candreva, Núbia da Silva Durães, Sílvia Calvano Orlando, Teresa Rachel Junqueira Carbone, Viviani Reis da Cunha.* EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE: CONCEPÇÃO DO PROFISSIONAL QUE ATUA NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA Orientadora: Ana Ferreira Coelho Catarino – PAPS/FM/UFRJ – Tutora PET Saúde / RJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE MEDICINA PET Saúde / RJ * Todos os autores tiveram igual participação na composição deste trabalho
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A Estratégia da Saúde da Família (ESF) integra e organiza ações de saúde objetivando a melhoria da qualidade de vida, com abordagem multidisciplinar e de integralidade. INTRODUÇÃO:Definições
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Estratégia de Saúde da Família : Proposta: Ampliação da cobertura de serviços Perspectiva: Mudança do modelo de atenção à saúde Ênfase: Educação em Saúde e na Promoção de Saúde INTRODUÇÃO:
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A Promoção de Saúde se baseia no encorajamento e apoio para que indivíduos e comunidade assumam maior controle sobre suas vidas e saúde na busca de transformações em sua realidade social, política e ambiental que resultem em melhoria da qualidade de vida INTRODUÇÃO :
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Educação em saúde : saberes e práticas orientado para prevenção de doenças e promoção de saúde. (Costa e Lopez, 1996) Modelos: Hegemônico – Dialógico - Saúde como ausência de doença Centrado na doença - enfoque de prevenção Culpabilização pelo adoecimento Saúde como qualidade de vida. Centrado no ser humano – enfoque promocional Condições de vida dos usuários – partida das práticas educativas Ação coletiva – enfrentamento dos problemas de saúde
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OBJETIVO Analisar o desenvolvimento das práticas de Educação em Saúde dentro da Estratégia da Saúde da Família em Unidades de Saúde da Família (USF) Unidades selecionadas: Santa Maria Morro do Alemão Curicica (Todas no Rio de Janeiro)
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MATERIAIS E MÉTODOS Pesquisa qualitativa, exploratório – descritiva. Entrevistas com roteiro semi-estruturado realizadas por alunos bolsistas do PET-Saúde. Entrevistados: 25 profissionais de nível superior (10 médicos, 09 enfermeiros e 06 odontólogos) Utilizado como referência Bardin (1979) e Minayo (2008) para a análise do conteúdo Todos os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre Esclarecido
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MATERIAIS E MÉTODOS Conteúdo do questionário: -Quais atividades de Educação em Saúde desenvolvidas pela equipe? -Quais objetivos da Educação em Saúde? - Quais atividades de Promoção em Saúde são desenvolvidas na Unidade?
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MATERIAIS E MÉTODOS Análise do conteúdo das entrevistas Como trata-se de pesquisa qualitativa analisou-se o conteúdo das entrevistas Para cada pergunta foi procurado padrões de resposta com conteúdos semelhantes para cada pergunta e viu-se qual tipo de pensamento era mais frequente A partir dos achados montou-se um diagrama com o padrão de idéias predominante nas respostas Análise crítica desse conteúdo em relação aos objetivos e princípios da ESF e da Educação em Saúde
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RESULTADOS E DISCUSSÃO
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Verifica-se: Práticas de Educação em Saúde desenvolvidas pelos entrevistados seguem o modelo tradicional, Focaliza a doença e a intervenção curativa Não enfoca a constituição de sujeitos para a transformação de condições de saúde e melhoria da qualidade de vida.
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RESULTADOS E DISCUSSÃO Realizadas, atividades (maioria) de saúde de programas do Ministério da Saúde, não baseadas no conhecimento dos indivíduos para os quais se destinam as ações de saúde, contrário do modelo dialógico. Aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais Evidências de execução da educação baseada no conceito de educação bancária e preventiva, e não na Educação em Saúde que abarca a transformação pela qualidade de vida. Observou-se que muitos profissionais de saúde definem Promoção de Saúde como conceito semelhante à Educação em Saúde. Isso demonstra a dificuldade em demarcar esses conceitos.
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CONCLUSÃO A análise demonstrou que os profissionais das USF reconhecem Educação em Saúde como práticas curativas e preventivas voltadas para doenças prevalentes na população em geral e não baseadas na melhoria da qualidade de vida, objetivo da Promoção de Saúde ou no diálogo com a população adscrita.
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