A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I"— Transcrição da apresentação:

1

2 Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I
Noções de Economia e Finanças

3 Política Econômica: Objetivos
Promover o desenvolvimento econômico, Garantir o pleno emprego e sua estabilidade, Equilibrar o volume financeiro das transações econômicas com o exterior, a estabilidade de preços e o controle da inflação Promover a distribuição das riquezas e das rendas.

4 Política Econômica: Desdobramento
EXTERNA POLÍTICA ECONÔMICA POLÍTICA DE RENDAS POLÍTICA FISCAL POLÍTICA MONETÁRIA

5 Política Monetária: Conceito
Pode ser definida como o controle da oferta da moeda e das taxas de juros que garantam a liquidez ideal de cada momento econômico, ou seja, é a maneira como o Estado controla a quantidade de dinheiro que circula na economia.

6 Política Monetária: Objetivo
Expansão econômica e pleno emprego; Minimizar a inflação; Equilibrar a balança de pagamentos

7 Política Monetária: Executor
Banco Central do Brasil Emissão de Moeda Depósito compulsório; Open Market. Redesconto; Controle da taxa de juros Meios de pagamento e Base monetária

8 Política Fiscal É a política de receitas e despesas do governo.
Envolve a definição e a aplicação da carga tributária exercida sobre os agentes econômicos, bem como a definição dos gastos do governo, que têm como base os tributos captados.

9 Política Fiscal: Objetivos
Função alocativa (fornecimento de bens públicos), Função distributiva (ajustes na distribuição de renda de forma justa), Função estabilizadora (uso da política econômica para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços e obter uma taxa apropriada de crescimento).

10 Política Fiscal: Conceitos
ARRECADAÇÃO SUPERÁVIT FISCAL PRIMÁRIO GASTOS PÚBLICOS ARRECADAÇÃO DÉFICT FISCAL PRIMÁRIO GASTOS PÚBLICOS

11 Política Fiscal: Conceitos
ARRECADAÇÃO SUPERÁVIT FISCAL NOMINAL GASTOS PÚBLICOS + JUROS ARRECADAÇÃO DÉFICT FISCAL NOMINAL GASTOS PÚBLICOS + JUROS

12 Política Externa Representa um conjunto de medidas que tem por objetivo manter o equilíbrio do balanço de pagamentos do país, proteger setores em desenvolvimento e desenvolver as relações comerciais com outros países. POLÍTICA CAMBIAL POLÍTICA COMERCIAL

13 Política Cambial Está, fundamentalmente, baseada na administração da taxa de câmbio e no controle das operações cambiais. Embora indiretamente ligada à política monetária se destaca desta por atuar mais diretamente sobre todas as variáveis relacionadas às transações econômicas do país com o exterior.

14 Política de Rendas Representa o conjunto de medidas que têm por objetivo a redistribuição da renda, a garantia de renda mínima a determinados setores ou classes sociais, a redução do nível das tensões inflacionárias, etc. São exemplos da política de rendas adotadas no Brasil: a política de preços mínimos – utilizada na área rural e que garante um preço mínimo aos produtos agropecuários – política e controle de preços, política salarial, programas de Renda Mínima, etc

15 Conclusão É importante notar que as medidas adotadas no âmbito de cada uma dessas políticas (monetária, fiscal, externa, e de rendas) acabam influenciando as demais e gerando reflexos na área de atuação de cada uma delas.

16 Veja um exemplo: Quando ocorre uma queda na taxa de juros (política monetária), essa queda pode influir na cotação do câmbio, (política externa), pois o país ficará menos atrativo aos capitais estrangeiros. Por outro lado, o recuo das taxas de juros poderá aquecer a economia (política de expansão ou expansionista), mas, também incentivará o consumo, levando pressões inflacionárias (política monetária).


Carregar ppt "Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google