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EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz

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Apresentação em tema: "EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz"— Transcrição da apresentação:

1 EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Melhoria em Qualidade EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz

2 Argumento Econômico para a Melhoria
Concepção errônea dos gestores Algum nível de não-conformidade aceitável Ótimo Melhoria contínua => desnecessária Toda atividade para atingir qualidade implica em custos 2

3 Argumento Econômico para a Melhoria
Custo de garantia de qualidade Inspeção de material recebido, manutenção de ferramentais Custos de não-conformidade Falha em cumprir as especificações Scraps, retrabalho, ajuste de garantia 3

4 Argumento Econômico para a Melhoria
Custo Total Custo de não-conformidade Custo de garantia de qualidade “nível ótimo” de qualidade da conformidade 100% MODELO CLÁSSICO 4

5 Argumento Econômico para a Melhoria
Realidades importantes Demanda constante? melhoria ou degradação da qualidade afeta a demanda Queda da taxa de não-conformidade Tecnologia e melhorias de automação Habilidade de atingir a perfeição da qualidade O custo total atinge o mínimo a 100% de conformidade 5

6 Argumento Econômico para a Melhoria
Custo Total Custo da não-conformidade Custo de garantia de qualidade 100% MODELO MODERNO 6 6

7 Modelos Gerenciais para a Melhoria
Melhoria da qualidade Habilidade de identificar e resolver problemas PROBLEMA Desvio entre o que deveria acontecer e o que realmente acontece.Tão importante que faz alguém pensar que ele tem que ser corrigido. SOLUÇÃO DE PROBLEMA Atividade associada a mudança do que está acontecendo ao que deveria acontecer. 7

8 Classificação de Problemas de Qualidade
Quantidade de informações disponíveis Estruturados Informações completas disponíveis Mal-estruturados Alto grau de confusão e informações vagas 8

9 Classificação de Problemas de Qualidade
Problemas de conformidade Performance insatisfatória no sistema Clientes insatisfeitos com os resultados do sistema Sistema que funcionava bem Encontrar as causas do desvio 9

10 Classificação de Problemas de Qualidade
Problemas desestruturados de performance Tarefa não- padronizada e não especificada completamente por procedimentos e requisitos Necessidade de abordagens mais criativas para solução 10 10

11 Classificação de Problemas de Qualidade
Problemas de eficiência Insatisfação do ponto de vista de stakeholders Relacionamento com custos e produtividade Resultados aceitáveis para o cliente Não preenchimento das metas organizacionais Solução: explorar conhecimento e criatividade da força de trabalho 11 11

12 Classificação de Problemas de Qualidade
Problemas de projeto do produto Não satisfação das necessidades/expectativas do cliente Uso do QFD para solução de problemas Problemas de processo Redesenho de processos Determinar requisitos e gerar novas alternativas 12 12

13 Classificação de Problemas de Qualidade
Resolução de problemas Processo sistemático Redefinir e analisar o problema: coletar e organizar informações; analisar dados; levantar suposições e examinar o problema por várias perspectivas Gerar idéias Avaliar e selecionar idéias Avaliar e selecionar idéias: ganhar a aceitação de quem precisa usá-las 13 13

14 Ciclo de Deming Metodologia para melhoria
Inicialmente: ciclo de Shewhart Estágios Plan Do Check (study) Act 14 14

15 Ciclo de Deming Foco: implementação e aprendizado Plan Do Study Act
Estudo da situação atual e descrição do processo: inputs, outputs, clientes, fornecedores, coleta de dados, identificação de problemas. Plan Implementação do plano em caráter de teste, coleta de dados do experimento Do O plano teste está funcionando adequadamente? Identificação de novas oportunidades. Proposição de novas soluções e retorno ao estágio DO. Study Padronização das melhorias. Implementação do plano final como “melhor prática” e comunicação por toda a organização. Act 15 15

16 Ciclo de Deming Ciclo sem fim
Melhoria contínua A melhoria vem da aplicação do conhecimento O que se está tentando cumprir/resolver? Que mudanças podem ser feitas que resultem em melhorias? Como se sabe se uma mudança é uma melhoria? 16 16

17 Programa de Melhoria de Juran
Desenvolvimento de hábitos Melhorias anuais Redução do custo relacionado a qualidade Avanço: cumprimento de uma melhoria Nível de performance organizacional sem precedentes Ataque às perdas crônicas = causas de variação 17 17

18 Programa de Melhoria de Juran
Profundidade da necessidade: A alta gerência deve ser convincentes a respeito de que as melhorias são simples e vantajosas economicamente. Transformação dos dados na linguagem dos gerentes. 1 Identificação de projeto: Os avanços são atingidos a cada projeto. Em uma gestão de projetos é possível transformar uma atmosfera defensiva em uma ação construtiva. 2 Organização pelo avanço: Responsabilidade organizacional pela direção do projeto. O caminho para a solução do problema consiste em 2 jornadas: sintoma para a causa (jornada de diagnóstico) e causa para a correção (jornada corretiva). 3 18 18

19 Programa de Melhoria de Juran
Jornada de diagnóstico: habilidades de diagnóstico para coleta de dados, estatística e solução de problemas. Alguns projetos exigem especialistas enquanto outros podem ser desempenhados pela força de trabalho. 4 Jornada corretiva: consiste em várias fases: escolha de uma alternativa que otimize o custo total; implementar ação corretiva e lidar com resistência à mudança. 5 Sustentação de custos: Estabelecer novos padrões e procedimentos, treinamento da força de trabalho e instituição de controles que garantam que ao avanços não morram ao longo do tempo. 6 19

20 Programa de Crosby Times de melhoria Comprometimento da gerência
Medição da qualidade Comprometimento da gerência Comitê Zero Defeito Ação Corretiva Avaliação do Custo de Qualidade Consciência de Qualidade 20 20

21 Programa de Crosby Treinamento de supervisores Dia do Zero Defeito
Estabelecimento de metas Treinamento de supervisores Fazer tudo de novo Conselhos de Qualidade Remoção das causas de erros Reconhecimento 21 21

22 Ferramentas de CQ Fluxograma Folha de verificação Diagrama de Pareto
Diagrama de causa e efeito Diagrama de dispersão Cartas de controle 22 22

23 Ferramentas de CQ Fluxograma (mapeamento do processo)
Compreensão do processo => como ele funciona Identificação de sequencia de atividades e fluxo de materiais e informações Entendimento rápido e objetivo Identificação de problemas, erros, atividades que não agregam valor 23 23

24 Ferramentas de CQ Gráfico de controle
Gráfico de linha no qual os dados são plotados ao longo do tempo Mostra o desempenho e variação do processo ao longo do tempo Resumo dos dados Fácil entendimento e interpretação 24 24

25 Ferramentas de CQ Gráfico de controle
Variação estável: processo sob controle Padrões não-usuais investigação da causa da falta de estabilidade Tomada de ação corretiva Limite superior e inferior 25 25

26 Ferramentas de CQ Gráfico de controle 26 26

27 Ferramentas de CQ Folha de verificação Ferramenta de coleta de dados
Formulários para coleta e análise direta Sem processamento adicional 27 27

28 Ferramentas de CQ Folha de verificação 28 28

29 Ferramentas de CQ Histogramas
Frequencia ou nº de observações de um valor dentro do grupo Padrões difíceis de serem observados em tabelas comuns Útil no processo de capabilidade 29 29

30 Ferramentas de CQ Histogramas 30 30

31 Ferramentas de CQ Diagrama de Pareto
A maioria dos efeitos é causada por poucas causas Pareto: 85% da riqueza nas mãos de 15% da população Juran: 61% dos custos de qualidade atribuído a uma categoria => quebrado 31 31

32 Ferramentas de CQ Diagrama de Pareto
Análise de dados coletados na folha de verificação Características observadas ordenadas da maior para a menor frequencia Análise de problemas específicos 32 32

33 Ferramentas de CQ Diagrama de Pareto 33 33

34 Ferramentas de CQ Diagrama de Causa e Efeito
Ishikawa, espinha de peixe Variações: materiais, máquinas, métodos, pessoas Meta da solução de problemas Identificar as causas e corrigi-las Construído em um ambiente de brainstorming 34 34

35 Ferramentas de CQ Diagrama de Causa e Efeito 35 35

36 Ferramentas de CQ Diagrama de Dispersão
Aponta relacionamento entre variáveis Análise de correlação Correlação positiva Aumento de uma variável = aumento da outra Correlação negativa Aumento de uma variável = diminuição da outra 36 36

37 Ferramentas de CQ Diagrama de Dispersão 37 37

38 Ferramentas de CQ Dispositivos Poka-Yoke
Razões para ocorrência de erros Falta de concentração Entendimento incorreto devido a falta de familiaridade com processos ou procedimentos Falta de experiência Mau funcionamento de equipamentos 38 38

39 Ferramentas de CQ Dispositivos Poka-Yoke 39 39

40 Ferramentas de CQ Dispositivos Poka-Yoke 40 40

41 Ferramentas de CQ Dispositivos Poka-Yoke Predição Simples X Criativo
Reconhecer que um defeito está para ocorrer e promover uma detecção Reconhecer que o erro ocorreu e parar o processo Simples X Criativo Baixo Custo 41 41


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