Carregar apresentação
PublicouManoela Barreira Alterado mais de 11 anos atrás
1
CUSTOS NA LAVANDERIA HOSPITALAR Profª Drª Teresinha Covas Lisboa
SÃO PAULO
2
Custos na Lavanderia Mão – de – obra, inclusive os encargos sociais
Produtos Químicos Água consumida nos processos de lavagem e limpeza da lavanderia energia elétrica/vapor consumido por todos os equipamentos roupas repostas ou substituídas Material de escritório Depreciação e manutenção * A soma deste valores, dividido pela quantidade de roupa processada no mês, resultará num custo médio de 1kg de roupa processada.
3
Identificação de Custos
Consumo de água: promovido pelas lavadoras Consumo de energia elétrica: máquinas e equipamentos. É necessário o consumo de cada um por hora de trabalho, baseado na indicação de voltagem e consumo informado pelo fabricante da máquina. Consumo de gás: identificar as máquinas que consomem gás e avaliar o consumo/hora do produto e seu respectivo custo. Produtos químicos: identificar cada tipo e quantidade de consumo por carga de roupa a ser lavada, considerando os diferentes tipos de roupa e os diferentes tipos de sujidades.
4
Identificação de Custos
Custo do material de embalagem: invólucros para roupas lavadas e passadas dos pacientes. Salários: pagamento de mão-de-obra, considerando salários, adicionais, horas-extras, 13º salário, leis sociais etc. São os custos que incidem sobre a folha de pagamento. Para chegar ao custo final por quilo de roupa, tem-se que considerar, além dos valores, os custos adicionais por operação: A centrifugação (se for realizada fora da lavadora, em equipamento de centrifugação); A secagem das roupas nos secadores; O acabamento nas calandras, prensas etc.
5
Instalação de Vapor É utilizado para: Aquecimento da água;
Para secadoras e calandras; Para as prensas. O consumo é de, aproximadamente, 1 kg de vapor/kg de roupa seca, podendo chegar a 2kg.
6
Profª. Dra. Teresinha Covas Lisboa Home Page: www.tcl.com.br
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.