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Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino

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Apresentação em tema: "Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino"— Transcrição da apresentação:

1 Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Programa de Pós-graduação em Enfermagem Departamento de Enfermagem REVISÃO INTEGRATIVA: MÉTODO DE PESQUISA PARA A INCORPORAÇÃO DE EVIDÊNCIAS NA SAÚDE E NA ENFERMAGEM Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino

2 PBE (Prática Baseada em Evidência)
Utilização de resultados de pesquisa na prática clínica; Busca a melhor e mais recente evidência; Conhecimento acerca de determinada questão; Conecta estudos isolados; Tira conclusões a partir de estudos anteriores; Busca resultados de qualidade e custo efetivo; Métodos da revisão de literatura: revisão sistemática e revisão integrativa Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

3 Síntese das evidências
Busca Avaliação Crítica Síntese das evidências Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

4 Revisão Sistemática Estratégias que limitam o viés de seleção de artigos; Exaustão na busca dos estudos analisados; Seleção justificada de critérios de inclusão e exclusão; Avaliação da qualidade metodológica; Quantificação do efeito dos tratamentos por técnicas estatísticas; Colaboração Cochrane (ensaios clínicos randomizados controlados). Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

5 Revisão Integrativa Relatada na literatura desde 1980;
É o mais amplo método de revisão; Reúne e sintetiza resultados de pesquisa sobre um determinado tema ou questão; Permite o aprofundamento do tema investigado; Análise de pesquisas relevantes; Aponta lacunas do conhecimento; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

6 Vantagens Redução do tempo para realizar as leituras de diversos estudos; Maior profundidade e abrangência das conclusões; Permite a inclusão simultânea de pesquisa experimental e quase-experimental; Combina dados da literatura teórica e empírica; Pode ser direcionada para definição de conceitos, revisão de teorias, análise metodológica de estudos. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

7 “A qualidade da evidência é um aspecto crucial na PBE; o profissional de saúde deve ser capaz de fazer julgamentos reconhecendo o bom e o ruim; saber a força e fraquezas para poder generalizar a evidência; avaliar e utilizá-la criticamente, não tomá-la com absoluta confiança.” Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

8 HIERARQUIA DAS EVIDÊNCIAS
Nível - 1 Nível - 2 Nível - 3 Nível - 4 Nível - 5

9 Nível 1: evidências provenientes de revisão sistemática ou metanálise de todos relevantes ensaios clínicos randomizados controlados ou oriundas de diretrizes clínicas baseadas em revisões sistemáticas; Nível 2: evidências derivadas de pelo menos um ensaio clínico randomizado controlado bem delineado; Nível 3: evidências obtidas de ensaios clínicos bem delineados sem randomização; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

10 Nível 4: evidências provenientes de estudos de coorte e de caso- controle bem delineados;
Nível 5: evidências originárias de revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

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12 1ª Etapa: Estabelecimento da hipótese ou questão de pesquisa
Questão de pesquisa relevante para a saúde e a enfermagem; Tema de interesse do pesquisador; Problemas da prática clínica; Assunto claro e específico (descritores facilmente encontrados); Pode ser delimitada focalizando uma intervenção ou várias. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

13 Exemplos: Qual o conhecimento produzido e publicado na literatura nacional e internacional sobre assistência de enfermagem hospitalar ao estomizado intestinal? Descritores: colostomizado, ostomizado, colostomia, estoma e enfermagem. Bezerra IM. Assistência de enfermagem ao estomizado intestinal: revisão integrativa da literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: niversidade de São Paulo; 2007.

14 Que estratégias de educação em saúde são utilizadas pelos enfermeiros nas consultas de pré-natal?
Descritores: educação em saúde; enfermagem; cuidado pré-natal. Que estratégias de promoção da saúde descritas na Carta de Ottawa podem ser encontradas nas publicações de enfermagem sobre tecnologias? Descritores: tecnologia e enfermagem

15 2ª Etapa: amostragem ou busca na literatura
Quanto mais amplo for o objetivo da revisão, mais criterioso deverá ser o revisor; Alta demanda : vieses e inviabilização dos estudos; Critérios de inclusão e exclusão justificados (ou toda população/aleatório); Adequação metodológica não deve ser critério de exclusão; Pesquisar influências metodológicas nos achados; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

16 Busca por dois revisores;
Busca nas bases de dados (descritores controlados e não controlados, ano de indexação); Busca por dois revisores; Bases: MEDLINE/PUBMED, LILACS, SciELO, CINAHL; Essa fase atesta a confiabilidade, amplitude e poder de generalizações. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

17 Descritores diferentes nas bases de dados investigadas.
Bezerra IM. Assistência de enfermagem ao estomizado intestinal: revisão integrativa da literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: niversidade de São Paulo; 2007. Descritores diferentes nas bases de dados investigadas. Bases de dados: DEDALUS, BIREME (Lilacs, Medline, Adolec, BBO, BDENF, HISA, OPAS, etc. Critérios de exclusão: estudos sobre outras estomias que não as intestinais, trabalhos experimentais com animais, direcionados à clientela infantil, publicados em outros idiomas que não o inglês, português ou espanhol.

18 3ª Etapa: categorização dos estudos
Construção do instrumento com as informações-chave; Abranger o grupo participante do estudo, o objetivo, a metodologia, os resultados e as principais conclusões; Avaliar o nível de evidência dos estudos; Organizar, sintetizar e categorizar os estudos; A utilização de tabelas é aconselhável. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

19 REFERÊNCIAS Ursi ES. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2005. Campos RG. Burnout: uma revisão integrativa na enfermagem oncológica. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 2005.

20 4ª Etapa: avaliação dos estudos incluídos na revisão
Análise dos dados com disponibilização do instrumento; Procurar explicações para os resultados diferentes; Pode-se optar pelas análises estatísticas, exclusão de estudos frente ao delineamento de pesquisa, listagem de fatores que mostram um efeito na variável; Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

21 Necessidade de revisor proficiente; Surgimento de categorias;
Avaliar de maneira imparcial e crítica (seleção dos sujeitos, adequabilidade do estudo, necessidade de pesquisas futuras); A conclusão dessa etapa pode gerar mudanças na prática clínica. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

22 5ª Etapa: interpretação dos resultados
Discussão dos principais resultados; Paralelo com a literatura atual; Identificação de conclusões e implicações; Categorias do tema; Identificação de lacunas (sugestões). Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

23 6ª Etapa: síntese do conhecimento
O leitor deverá ser capaz de: avaliar os procedimentos empregados na revisão, o detalhamento dos estudos e os aspectos relativos ao tópico abordado; Informações pertinentes, claras e completas; Delimitar as conclusões obtidas (respeitando o rigor metodológico de cada pesquisa analisada); Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

24 Detalhamento dos estudos incluídos (descrição das etapas percorridas);
Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

25 Benefícios da Revisão integrativa
Minimiza o tempo gasto com leituras (quantidade e complexidade das informações em saúde); Permite um reconhecimento dos profissionais proficientes em determinado assunto; Distingue o saber científico do saber popular; Descreve o “estado da arte” de uma temática específica; Sintetiza pesquisas de diferentes lugares e momentos; Proporciona o saber crítico. Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

26 Dificuldades enfrentadas
Falta de preparo para o processo de investigação; Dificuldades para a avaliação crítica dos estudos disponíveis; Dificuldades de implementação dos achados (conhecimento novo) na prática clínica; Método de pesquisa incipiente; Formas de divulgação limitadas (exigências dos periódicos, outros idiomas, recursos financeiros). Fonte: Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm,Florianópolis, 2008 out-dez; 17(4):

27 Leitura dos artigos Pontos a serem observados:
Qual o objetivo do estudo? Qual a questão norteadora? Quais as fontes de pesquisa utilizadas? Quais os critérios de inclusão/exclusão? Qual a amostra final? O instrumento foi validado? Como os dados foram apresentados? Houve categorização dos achados? As conclusões modificam a prática clínica?


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