A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período composto por coordenação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período composto por coordenação"— Transcrição da apresentação:

1 Período composto por coordenação
Diferença entre oração coordenada sindética e assindética Classificação das orações coordenadas sindéticas

2 Período Composto por coordenação
Você já sabe que a frase é todo enunciado com significado, finalizado com sinal de pontuação, que pode apresentar verbos ou não. O enunciado que apresenta verbo é chamada de oração. Uma frase pode ter uma ou várias orações. Quando temos várias orações numa frase, chamamos de período composto. Dizemos que um período é composto por coordenação quando as orações que o compõem são independentes, ou seja, quando desmembramos essas orações do período, cada uma delas é totalmente compreensível.

3 Como identificar um período composto por coordenação?
Quando você se deparar com um período, primeiramente destaque os verbos para poder perceber mais claramente o número de orações. Ex.: Dunga divulgou a escalação da seleção brasileira e não houve surpresas quanto aos convocados. Perceba que, no período acima, temos dois verbos, logo duas orações. Agora vamos separar essas orações para ver se elas têm sentido estando isoladas: Dunga divulgou a escalação da seleção brasileira. Não houve surpresas quanto aos convocados.

4 Note que, mesmo desmembrando o período, as orações continuam fazendo sentido independentemente. Desse modo, temos um período composto por coordenação. As orações que compõem esse tipo de período podem ser assindéticas (sem conjunção) ou sindéticas (com conjunção). A conjunção é o elo das orações, ou seja, é o que as liga. Assim, podemos ter conjunções que fazem a função de adicionar, contrariar, explicar, concluir ou alternar ideias presentes nas orações do período.

5 Tipos de orações coordenadas sindéticas
Essas orações, que são iniciadas pela conjunção, podem ser: aditivas; adversativas; alternativas; conclusivas; explicativas. Para identificar cada uma delas, você deve se atentar à ideia da oração em si e às conjunções utilizadas.

6 Exemplos de orações coordenadas
Aditiva: as principais conjunções utilizadas são: e, mas também, como também, nem. Ex.: Não gosto muito de comprimidos, mas também não aprecio injeções. Perceba que a ideia apresentada na segunda oração acrescenta algo à primeira, isto é, há uma soma de informações. Oração coordenada assindética (sem conjunção) Oração coordenada sindética aditiva (com conjunção)

7 Adversativa: as principais conjunções são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto...
Ex.: As liquidações estão ótimas, entretanto o comércio está faturando pouco. A informação apresentada na segunda oração contraria o esperado quando se lê a primeira oração, por isso é adversativa ( dá a ideia de adversidade, contrariedade). Oração coordenada assindética (sem conjunção) Oração coordenada sindética adversativa (com conjunção)

8 Alternativa: as principais conjunções são: ou, ora… ora, já… já.
Ex.: Ora chora de desespero, ora chora de alegria. Nesse exemplo, diferente dos anteriores, o período é composto por duas orações coordenadas sindéticas, pois as duas têm conjunção. Nas alternativas isso pode acontecer sem problemas! Fique atento! Oração coordenada sindética alternativa (com conjunção) Oração coordenada sindética alternativa (com conjunção)

9 Ex.: A situação do país é delicada, portanto devemos ter cautela.
Conclusiva: as principais conjunções são: portanto, pois, por isso, logo… Ex.: A situação do país é delicada, portanto devemos ter cautela. A oração coordenada sindética conclusiva apresenta uma conclusão para a ideia apresentada na oração com que ela se relaciona. Nesse caso, a primeira oração aborda a situação delicada do país, e a segunda, uma conclusão, uma consequência para a anterior (ter cautela). Oração coordenada assindética (sem conjunção) Oração coordenada sindética conclusiva (com conjunção)

10 Explicativa: as principais conjunções são: porque e pois.
Ex.: As guerras do mundo não vão acabar, pois a intolerância do homem impera. As orações explicativas (naturalmente) apresentam uma explicação para a oração com a qual elas se relacionam (Por que as guerras do mundo não vão acabar? Porque a intolerância do homem impera.). Oração coordenada assindética (sem conjunção) Oração coordenada sindética explicativa (com conjunção)

11 Atenção! Você deve ter percebido que a conjunção pois aparece tanto nas conclusivas quanto nas explicativas. Para diferenciá-la, substitua o pois por porque (para verificar se a oração é explicativa). Se o sentido do período se mantiver, você terá certeza de que esse pois é explicativo, senão, saberá que é conclusivo! Bons estudos!


Carregar ppt "Período composto por coordenação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google