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GIFE – GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS

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Apresentação em tema: "GIFE – GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 GIFE – GRUPO DE INSTITUTOS, FUNDAÇÕES E EMPRESAS
Desafios do Investimento Social Privado Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos

2 Conceitos AGENDA No final dos anos 80, intensificou-se o debate internacional sobre a relativa incapacidade do Estado de atender a todas as demandas sociais e a necessidade de fortalecimento da sociedade civil. Ampliou-se a difusão dos conceitos de terceiro setor e responsabilidade social empresarial. No Brasil, crescia a consciência do empresariado sobre a necessidade de promover transformações sociais, muito além do assistencialismo. Nesse sentido, o GIFE é uma rede sem fins lucrativos que reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem em projetos com finalidade pública. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica dos investidores sociais privados. Além disso, o GIFE também organiza cursos, publicações, pesquisas, congressos, Grupos de Afinidade, Painéis Temáticos, Debates e outros eventos.

3 Conceitos Nascido como grupo informal em 1989, foi instituído como Grupo de Institutos Fundações e Empresas em 1995 por 25 organizações. Nos anos seguintes, tornou-se uma referência no Brasil sobre investimento social privado e vem contribuindo para o desenvolvimento de organizações similares em outros países. Hoje, a Rede GIFE reúne 130 associados que, somados, investem por volta de R$ 2 bilhões por ano na área social.

4 Missão, Objetivo e Visão
Aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum. Objetivo Contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica de institutos e fundações de origem empresarial e de outras entidades privadas que realizam investimento social voluntário e sistemático, voltado para o interesse público. Visão 2020 Um setor de investimento social relevante e legítimo, que abrange diversos temas, regiões e públicos, formado por um conjunto sustentável e diversificado de investidores.

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6 O Investimento Social Privado
Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se neste universo as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos. Os elementos fundamentais - intrínsecos ao conceito de investimento social privado – que diferenciam essa prática das ações assistencialistas são: preocupação com planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos; estratégia voltada para resultados sustentáveis de impacto e transformação social; envolvimento da comunidade no desenvolvimento da ação. O Investimento Social Privado pode ser alavancado por meio de incentivos fiscais concedidos pelo poder público e também pela alocação de recursos não-financeiros e intangíveis.

7 QUEM SOMOS Fundado em 1995 118 institutos, fundações e empresas
Membros investem juntos mais de R$ 1 bi / ano Rede GIFE de Investimento Social Privado Organiza membros em Grupos de Afinidade Gestão de relacionamento + conhecimento Atuação em políticas públicas de Educação, Cultura, Juventude etc. Portal com 45 mil visitantes únicos / mês -

8 ÁREAS DE ATUAÇÃO % atuam* 1º Educação 83 2º
Formação para o trabalho ** 59 Cultura e artes 55 Geração de trabalho e renda 53 Apoio à gestão do 3º setor Desenvolvimento Comunitário / de base 48 Meio Ambiente 46 Assistência Social 40 Saúde 38 10º Defesa dos Direitos 35 11º Esportes 28 12º Comunicações 23 * Resposta múltipla, ** nova área de atuação, em relação ao Censo anterior Fonte: Censo GIFE 2

9 INSTITUTOS e ASSOCIAÇÕES (50)
ASSOCIADOS INSTITUTOS e ASSOCIAÇÕES (50) Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces) ACJ Brasil/United Way International Associação Sequóia Foundation Fundo Cristão para Crianças Instituto Algar Instituto Arcor Brasil Instituto Avon Instituto Ayrton Senna Instituto BM&F Bovespa Instituto C&A Instituto Camargo Correa Instituto Coca-Cola Instituto Consulado da Mulher Instituto Criança é Vida Instituto Cultural Oboé Instituto de Cidadania Empresarial Instituto Estre Instituto Ecofuturo Instituto Elektro Instituto Embraer de Educação e Pesquisa Instituo Eurofarma Instituto Gerdau Instituto Hedging-Griffo Instituto Holcim Instituto HSBC Instituto IBI Instituto Invepar Instituto Itaú Cultural Instituto Marquês de Salamanca Instituto Medial Saúde Instituto Nextel Instituto O Boticário Instituto Paulo Montenegro Instituto Pão de Açúcar Instituto Razão Social Instituto Robert Bosch Instituto Rogerio Steinberg Instituto Ronald McDonald Instituto Sabin Instituto Sadia Instituto Sangari Instituto Social Maria Telles (Ismart) Instituto Social Sotreq Instituto Société Généralé Instituto Sol Instituto Unibanco Instituto Vivo Instituto Votorantim Instituto Wal-Mart Oi Futuro

10 ASSOCIADOS FUNDAÇÕES (38) Fundação José Silveira Fundação W.K. Kellogg
Fundação Lemann Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Fundação Nestlé Brasil Fundação O Boticário de Proteção à Natureza Fundação Odebrecht Fundação Orsa Fundação Otacílio Coser Fundação Ponto Frio Alfredo João Monteverde Fundação Projeto Pescar Fundação Roberto Marinho Fundação Romi Fundação Semear Fundação Telefônica Fundação Tide Setúbal Fundação Vale Fundação Victor Civita Fundação Volkswagen Fundação Abrinq Fundação Acesita Fundação Alphaville Fundação Ana Lima Fundação Avina Fundação Banco do Brasil Fundação ArceloMittal Brasil Fundação Bradesco Fundação Bunge Fundação Cargill Fundação Clemente Mariani Fundação CSN Fundação Demócrito Rocha Fundação Educar Dpaschoal Fundação Estudar Fundação Joseph Safra Fundação Ford Fundação Iochpe Fundação Itaú Social

11 ASSOCIADOS EMPRESAS (30) 3M do Brasil Amanco Brasil Banco Bradesco
Banco Real Basf Braskem Bridgestone Firestone do Brasil BRQ Soluções em Informática Carrefour CCR- Companhia de Concessões Rodoviárias Citigroup Comgás – Companhia de Gás de São Paulo Ericsson Telecomunicações Fersol Indústria e Comércio Grupo Brasilcred Grupo abc de comunicação Harald IBM Brasil JPMorgan Klabin Lojas Renner Microsoft Natura Cosméticos Philips do Brasil Politec Promon Santander Serasa TV Globo Xerox do Brasil

12 EVOLUÇÃO DO QUADRO DE ASSOCIADOS

13 FINANCIAMENTO DO 3º SETOR

14 TIPOLOGIA DO ISP

15 Desafio I: A EVOLUÇÃO DE UM PARADIGMA
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16 Desafio II: AVALIAÇÃO E INDICADORES
As ações estão dando resultado? como visto na Rede GIFE, há cada vez mais monitoramento e avaliação, mas ainda com dificuldades busca de combinar perspectivas qualitativa e quantitativa indicadores e índices comparáveis desafio de dar atenção ao processo subjetivo e político envolvido preocupação com a accountability

17 Desafio III: GOVERNANÇA E PARCERIAS
Desafios que a profissionalização traz: Missão, Visão, planejamento estratégico Instituto, Fundação ou Departamento Governança e Definição de Papéis: Definição de papéis – político, estratégico, técnico e operacional Relação com a mantenedora Relação com a sociedade

18 Desafio IV: ESCALA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Como dar escala às ações sociais? escala se ganha aos poucos (projetos pilotos) Alianças, Parcerias e Redes tecnologia social influenciando políticas públicas políticas públicas – legislativo e executivo

19 CONSIDERAÇÕES FINAIS Desafio I: A EVOLUÇÃO DE UM PARADIGMA
Desafio II: AVALIAÇÃO E INDICADORES Desafio III: GOVERNANÇA E PARCERIAS Desafio IV: ESCALA E POLÍTICAS PÚBLICAS

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22 Fim


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