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GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)

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Apresentação em tema: "GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)"— Transcrição da apresentação:

1 GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Criar um ambiente de troca de informações/serviços entre as associadas Identificar oportunidades de desenvolvimento de projetos comuns às associadas Promover interações com centros de pesquisas e universidades Promover programa de capacitação em gestão de P&D Interagir com órgão regulador e com o FNDCT, buscando adequar os regulamentos e programas às necessidades e interesses das associadas Acompanhamento e divulgação das atividades do CT-ENERG MISSÃO: Estudar tópicos Macro para P&D. Definir estratégias para aplicação dos recursos. Discutir métodos que viabilizem a prospecção e aderência dos projetos ao processo produtivo e que internalize a tecnologia, de modo a gerar dinheiro no processo e/ou ganhos diretos Interagir com ANEEL para otimizar o processo e atuar como Canal de idéias

2 Objetivos Específicos
CURSO de Gestão Objetivos Específicos capacitar, aperfeiçoar e atualizar - modernas técnicas de gestão de P&D proporcionar visão integrada do processo de gestão de P&D desenvolver habilidades de liderança e de gerenciamento de equipes Importância da Inovação e visão integrada da gestão de P&D, visão integrada da gestão tecnológica e o papel da gestão de P&D neste quadro, Planejamento estratégico de P&D, auditoria tecnológica, Prospecção tecnológica, análise de tendências, ameaças e oportunidades tecnológicas, cenários, gestão de patentes Aspectos comportamentais relacionados à gestão de P&D, motivação, liderança, condução de reuniões de trabalho Avaliação de projetos de P&D, critérios, procedimentos, avaliação de resultados de projetos de P&D, impacto do resultado de projetos sobre o desempenho da empresa Estrutura Organizacional para a gestão de projetos e programas de P&D, tipos de estrutura, matriz, organograma linear, papéis na estrutura, a organização criativa, gestão de mudanças organizacionais

3 PRINCIPAIS TEMAS 1. Geração Distribuída 2. Qualidade de Energia 3. Tecnologias de materiais e equipamentos de BT,MT e AT 4. Perdas de Energia 5. Sistemas de Medição 6. Automação e Telecomunicações 7. Comercialização de Energia 8. Equipamentos de estado sólido 9. Interferência Eletromagnética e Impacto Ambiental 11. Gestão de P&D – Análise custo / Benefício de Projetos 12. Universalização – Atendimento de todo mercado em até 5 anos. 13. Monitoramento e Tecnologia de Rastreamento de falhas em materiais e equipamentos. 14. PID – Pedido de Indenização por Danos 15. Confiabilidade

4  DISCUSSÃO SOBRE FNDCT Acesso ao FNDCT – DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS ·        Programas maiores de um conjunto de empresas do Norte Nordeste, apresentados como Editais; ·        Trabalhar com programas grandes voltados à infraestrutura ·        Oportunidades do fundo: capacitação e barateamento dos projetos de P&D provendo recursos para desenvolver parceiros (equipamentos, treinamento etc) ·        Mudança da lei para que os pesquisadores possam ser remunerados pela verba do Fundo. ·        As Empresas não mais querem colocar mais dinheiro além do FNDCT ·        Possibilidades: Empresa pagar a contrapartida repassando verba de um terceiro interessado, através de entidade com acesso ao FNDCT.

5 Realização de Projetos Cooperativos:
Existência de várias entidades realizando pesquisa sobre assuntos de interesse ao setor elétrico, as quais poderiam ser reunidas em Redes Temáticas com aporte de recursos do CT-ENERG. Propostas: 1ª- Pesquisa sobre efeitos de exposição a campos eletromagnéticos, cujo proponente foi o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL. 2ª - Sistema Unificado de Informações sobre os projetos de P&D do Setor de Energia. Capacitação para o Setor Elétrico: A Abradee realizou em 2004, em conjunto com a Fundação COGE e a FEA/USP, a segunda turma do programa de treinamento em Gestão Tecnológica, disponibilizado aos profissionais de suas associadas e também aberto a todo o Setor Elétrico.

6 T.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO no P&D T.2 LINHAS DE PESQUISA
TÓPICOS DO GTPT T.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO no P&D Definir diretrizes para Organizar o Processo de P&D T.2 LINHAS DE PESQUISA Buscar formas de evitar redundância de projetos e indicar as demandas comuns em áreas de P&D. T.3 AÇÕES JUNTO AOS ÓRGÃOS REGULADORES E OUTRAS ASSOCIACOES - G, T e PI Estabelecer mecanismos para apontar e diminuir as barreiras existentes dentro dos programas de P&D. T.4 ASPECTOS COMERCIAIS E DE FINANCIAMENTO DO P&D Estruturar um Plano de Ação para preparar técnica, operacional e politicamente a ABRADEE para atuar junto ao CT-Energ e outros fundos e parcerias comerciais com fabricantes / fornecedores. T.5 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS - MARKETING Estruturar um Plano de Comunicação das Ações e Atividades referentes ao Programa de P&D T.6 BENCHMARKING INTERNACIONAL Desenvolver estudo para permitir comparações e regionalização de ações para o Brasil, voltado à Inovação Tecnológica e Políticas Públicas de Desenvolvimento Tecnológico.


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