A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira."— Transcrição da apresentação:

1 Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira

2 Relatório Relatório é uma exposição escrita onde se descrevem fatos verificados mediante, ou se explana a execução de serviços ou experiências realizados. Geralmente, é acompanhado de documentos demonstrativos como tabelas, gráficos, fotografias, desenhos, etc. Existem diversos tipos:

3 a) Relatório técnico-científico: é um documento pelo qual se faz a difusão das informações correntes, sendo ainda o registro permanente dessas informações. É utilizado para se descreverem experiências, investigações, processos, métodos e análises;

4 b) Relatório de viagem: nesse tipo, são documentadas por escrito as informações sobre a viagem realizada, indicando-se a data, o destino, a duração, os participantes, os objetivos, métodos e atividades desenvolvidas;

5 c) Relatório de estágio: São registradas por escrito as atividades desenvolvidas pelos estagiário, período de duração da visita ou do estágio e local. Seu principal elemento é a capacidade de observação sistemática, ou seja, capacidade de se desenvolverem em conceitos e termos adequados o local, as pessoas, a relação interpessoal, as falhas, a maneira como as tarefas são realizadas etc.

6 d) Relatório administrativo: é uma comunicação escrita, submetida a uma autoridade superior, geralmente, ao término de um exercício reatando-se a atuação administrativa.

7 Como fazer o relatório A partir de observação estruturada ou semi-estruturada descrever: O que? Onde? Quando? Quem? Por que? Como? Resultados: percepções da observação ; Análise dos objetivos traçados para a observação de instituições e outros

8 A METODOLOGIA Para a formação de um bacharel, é necessária uma monografia, ou outro tipo de trabalho definido pelo ensino; é o “ Trabalho de Conclusão do Curso” (TCC), cujo objetivo é iniciar o aluno nas atividades profissionais, ampliando competências específicas na área cursada. A construção de um TCC exige rigor e método. Os métodos consistem nos princípios e procedimentos aplicados para a construção do saber.

9 Podem-se enumerar alguns métodos que fazem partem do patrimônio científico: O método experimental (realizam-se experiências, organizadas geralmente por grupos de controle, com finalidade de se obterem dados para se chegar a proposições gerais.); o método indutivo (parte-se dos dados particulares para se chegar aos princípios universais); o método dedutivo (parte-se de premissas gerais para se confrontarem os dados particulares);

10 O hipotético-dedutivo (raciocínio lógico ponderado por hipóteses); o método dialético (princípio da contradição), da mudança qualitativa, da ação recíproca e da conexão universal); o método estruturalista (delineado de estruturas subjacente); O método funcionalista; O método comparativo (comparação de estruturas, de realidades, etc); O método fenomenológico e o método estatístico ( quantificação dos fenômenos para extrairem análises).

11 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de trabalhos acadêmicos – Normas e técnicas. 2 ed. Juiz de Fora: Juizforana, 2002. P.106 -131


Carregar ppt "Relatórios José Maria da Silva Emerson Sena da Silveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google