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Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –

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Apresentação em tema: "Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org –"— Transcrição da apresentação:

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2 Aula 4 - Motivação Comportamento Organizacional – S.Robbins Comportamento Organizacional – S.Robbins (Cap 6 – revisão / Cap 7 – aplicação) Comp. Org – Gerando vantagem competitiva - J. Wagner e J. Hollenbeck Comp. Org – Gerando vantagem competitiva - J. Wagner e J. Hollenbeck Cap 4 – Motivação e sistemas de trabalho de alto desempenho Comportamento Organizacional

3 MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo que começa com uma deficiência fisiológica ou psicológica ou necessidade que ativa um comportamento ou com um impulso orientado para um objetivo ou incentivo. As necessidades servem de impulso para o alcance ou obtenção de incentivos desejados. Impulso para a ação Renata Pellucci de Figueiredo

4 Motivação é...... Motivação Necessidade: motivo que ativa o comportamento Ambiente: oferece estímulo e desafio Objeto: Meta, fonte da satisfação o conjunto de processos que despertam, conduzem e mantêm um determinado comportamento humano, tendente a atingir certo objetivo / propósito. um processo contínuo de satisfação de necessidades individuais.

5 Modelo Simples de processo motivacional Necessidade (tensão) Procura de satisfação da necessidade (impulso) Comportamento focado na meta Satisfação da necessidade(incentivo) ou frustração(punição) Desempenho(no sentido de alcançar a meta) Necessidade reavaliada pela pessoa

6 Teorias Motivacionais 1.Teoria das Necessidades de Maslow: necessidades humanas organizadas em uma pirâmide hierarquizada. 2.Teoria dos 2 fatores (Herzerb) : Propõe a distinção entre fatores intrínsecos (motivacionais) e extrínsecos (higiênicos) 3.Teoria ERG: Necessidades de Existência, Relacionamento, Crescimento. Simultâneas, não há hierarquização. 4.Teoria das Necessidades (McClelland): As pessoas se distinguem por suas necessidades de Realização (sucesso); Poder (influência) e Associação. 5.Teoria da Definição de Objetivos 6. Teoria do Reforço

7 Fonte: A. H. Maslow, Motivation and personality, 3 ed., R. D. Fragere e J. Fadiman (orgs.) Copyright 1997. Adaptado com permissão da Pearson Education, Inc., Upper Saddle River, Nova Jersey. Necessidades de nível mais baixo Necessidades que são satisfeitas externamente (necessidades fisiológicas e de segurança) por meio da remuneração, permanência no emprego,condições de trabalho. Necessidades de nível mais alto Necessidades que são satisfeitas internamente (necessidades sociais, de estima e de auto- realização). Teorias das Necessidades(Maslow ) São necessidades de alimentação, bebida, habitação, e proteção contra a dor ou sofrimento. São as necessidades de estar livre de perigos (reais ou imaginários) e de proteção contra ameaças externas ou ambientais. São as necessidades de amizade, participação, filiação a grupos, amor e afeto. São as necessidades relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se vê e auto-avalia (Status, prestígio, auto-estima, auto-apreciação e autoconfiança) São as necessidades mais elevadas do ser humanos, maximizando suas aptidões e capacidades potenciais,

8 Necessidades básicas Existência: necessidades de bem estar físico: existência, preservação e sobrevivência (Inclui as necessidades de segurança e fisiológicas/Maslow ). Relacionamento: desejo de manter relações interpessoais. (Inclui as necessidades sociais e componentes externos da necessidade de estima/Maslow ) Crescimento: desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal. ( Necessidades auto-realização e componentes intrínsecos da necessidade de estima/Maslow) Necessidades básicas Existência: necessidades de bem estar físico: existência, preservação e sobrevivência (Inclui as necessidades de segurança e fisiológicas/Maslow ). Relacionamento: desejo de manter relações interpessoais. (Inclui as necessidades sociais e componentes externos da necessidade de estima/Maslow ) Crescimento: desejo intrínseco de desenvolvimento pessoal. ( Necessidades auto-realização e componentes intrínsecos da necessidade de estima/Maslow) Conceitos: Múltiplas necessidades podem operar em conjunto como motivadoras. A frustração em tentar satisfazer uma necessidade de nível superior pode resultar na regressão a uma necessidade de nível inferior. Conceitos: Múltiplas necessidades podem operar em conjunto como motivadoras. A frustração em tentar satisfazer uma necessidade de nível superior pode resultar na regressão a uma necessidade de nível inferior. Há três grupos de necessidades essenciais: existência, relacionamento e crescimento. A TEORIA ERC (Clayton Alderfer) Versão mais válida para a teoria de Maslow Considera mais de uma necessidade ativa ao mesmo tempo

9 Herzberg Fatores Higiênicos Fatores Motivacionais FISIOLÓGICAS SEGURANÇA AFETO E AMOR AUTO ESTIMA AUTO-REALIZAÇÃO Administração Higiênica (Satisfação) (insatisfeitos) Teoria dos dois fatores Realização, status, oportunidade de crescimento, responsabilidade Salário, benefícios, condições de trabalho, Relações interpessoais no trabalho

10 A teoria de Herzberg relaciona a insatisfação no trabalho a fatores de higiene, tais como pagamento e condições de trabalho, associados com contexto do trabalho e necessidades de ordem inferior. QDO EXCELENTES, AUMENTAM A SATISFAÇÃO NO TRABALHO. 1. Realização 2. Reconhecimento 3. O trabalho em si 4. Progresso 5. Crescimento 6. Avanço na carreira FATORES HIGIÊNICOS FATORES MOTIVACIONAIS QDO EXCELENTES, EVITAM A INSATISFAÇÃO NO TRABALHO 1. Políticas organizacionais 2. Estilo de supervisão 3. Condições de trabalho 4. Base salarial ou trabalho 5. Relacionamento com os pares 6. Relacionamento com os subordinados

11 Necessidade de realização Busca pela realização pessoal mais do que a recompensa pelo sucesso em si. Desejo de fazer algo melhor ou mais eficiente do que já foi feito no passado. Evitam tarefas que sejam fáceis ou difíceis demais. Necessidade de associação Desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis. Representa o desejo de ser amado e aceito pelos outros. Prefere situações de cooperação e deseja relacionamentos que envolvam um alto grau de compreensão mútua. Necessidade de poder Desejo de influenciar, controlar as outras pessoas, de fazer com que as pessoas se comportem de uma maneira que não o fariam naturalmente. Se preocupa mais com o prestígio e a influência do que propriamente com o desempenho eficaz. Teoria das Necessidades, de McClelland Teoria Contemporânea Teoria das Necessidades, de McClelland Teoria Contemporânea Há tipos de pessoas focadas em apenas uma das necessidades acima. São aprendidas e adquiridas ao longo da vida como resultado das experiências de cada pessoa.

12 Teoria da Definição dos Objetivos Edwin Locke ( Processo) - Os objetivos bem definidos e mais difíceis de serem alcançados levam a melhores resultados do que metas abrangentes e genéricas. - O compromisso com um objetivo difícil depende de um alto nível de esforço da pessoa. - A pessoa trabalha melhor quando recebe retroação(feedback) quanto ao seu progresso em relação ao objetivo. -Quando a pessoa participa ativamente da definição de seus próprios objetivos, há mais comprometimento em atingir a meta. - Quanto maior a auto-eficácia da pessoa, maior a confiança de que a tarefa será realizada com êxito. - Nas tarefas com elevada interdependência, a definição de objetivos em grupo funciona melhor. Existem 4 métodos básicos para motivar as pessoas: 1- Dinheiro. Deve ser aplicado juntamente aos outros 3 métodos. 2- Definição de objetivos 3 – Participação na tomada de decisões e na definição de objetivos. 4 – Redesenho de cargos e tarefas para proporcionar maior desafio e responsabilidade das pessoas.

13 Teoria do Reforço (se contrapõe a Teoria da Definição dos Objetivos) É uma abordagem comportamental que defende que o reforço é que condiciona o comportamento. Estuda o comportamento provocado pelo ambiente sem considerar as condições internas das pessoas(sentimentos, expectativas, atitudes...). O comportamento que proporciona um resultado agradável, tende a se repetir, enquanto que o comportamento que proporciona um resultado desagradável, tende a não se repetir. Existem 4 estratégias de modificação do comportamento organizacional: - Reforço positivo - Reforço negativo - Punição - Evitação

14  RECONHEÇA AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E O QUE É IMPORTANTE PARA CADA UM  UTILIZE OBJETIVOS E FEEDBACK QUE SEJAM DESAFIADORES  PERMITA PARTICIPAÇÃO NAS DECISÕES  VINCULE RECOMPENSA AO DESEMPENHO  VERIFIQUE EQUIDADE NO SISTEMA ? ?? ? ?


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