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As Concepções Pedagógicas.

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Apresentação em tema: "As Concepções Pedagógicas."— Transcrição da apresentação:

1 As Concepções Pedagógicas.
Pressupostos: toda pratica educativa é composta conscientemente ou não por determinados pressupostos.

2 Pressupostos: Visão de aluno. Visão de professor. Visão de escola.
Visão de ensino e conteúdo a ser ensinado. Visão de sociedade e do papel da escola na sociedade.

3 Senso comum/Sistematização Teórica.
Durante toda a história da educação estes pressupostos foram sistematizados em concepções teóricas . Os pressupostos organizados de forma coerente compõem diferentes concepções pedagógicas.

4 As Concepções Pedagógicas Na Modernidade .
A modernidade se inicia no século XVI e engloba todos séculos posteriores. A modernidade representou profundas mudanças.

5 Modernidade. Mudanças econômicas, sociais, políticas.
Mudanças na visão de homem, de sociedade e de conhecimento. Mudanças na concepção de educação.

6 Modernidade. Crise do Regime Feudal. As revoluções burguesas.
Implantação e fortalecimento do regime capitalista. A luta de classes (novas classes sociais).

7 Homem e Conhecimento. Antropocêntrica. Naturalista. Racionalista.
A idéia de que o conhecimento científico tirará o homem e a sociedade do atraso. Libertará o homem do místico e do atraso. O homem racional e a sociedade racional.

8 A Educação e a Escola na Formação do Homem.
Ambiente – a cidade. Produção – a indústria. Exigências de novas habilidades,de novos conhecimentos, de novos valores e comportamentos sociais. Produção de novas visões do papel da educação e da escola.

9 Escola Tradicional Aluno:indivíduo imaturo; passivo; mero assimilador de conteúdos. Professor: transmissor de conhecimentos; intermediário entre o aluno e a cultura acumulada. Escola: difusora de valores e conhecimentos (necessários à ordem social) sociedade: natural e perfectível.

10 Escola Nova. Aluno: ativo; espontâneo;sujeito de sua ação.
Escola: atividades em função das necessidades; desprezo pelo conteúdo. Professor: respeito aos interesses e necessidades da criança. Sociedade: democracia burguesa.

11 Concepção Progressista.
A sociedade está em constante transformação. O homem transforma a natureza e a sociedade.

12 A Propriedade Privada e as Classes Sociais.
A burguesia domina os meios de produção materiais e das idéias. Universaliza suas idéias como idéias de uma época. Mistifica escondendo o caráter de classe da sociedade. Apresenta o Estado e o Poder como instrumento coletivo. Apresenta a exploração ou como natural ou como um problema que será sanado no capitalismo.

13 Pressupostos da Educação Progressista.
A natureza e a sociedade estão em constante transformação histórica. O homem é capaz de conhecer as leis da transformação e agir conscientemente em sociedade no sentido de transforma-la.

14 Conhecimento e Ensino Crítico.
Numa sociedade de classes não existe ciência e conhecimento neutros. É preciso entender os impasses históricos no sentido da transformação social. A sociedade capitalista e a exploração capitalista não são eternas. A sociedade capitalista engendra as possibilidades de sua negação.

15 A Educação Progressista.
Relação histórico social entre teoria e pratica- Praxis. Valorização das atitudes de participação do educando – Elemento fundamental para a formação crítica. Valorização do homem concreto-síntese de múltiplas determinações –do homem social e político pertencente a uma classe social.

16 Educação Progressista.
O educando é cidadão do seu país e do mundo,construtor da sociedade e da história. Não adota o conceito de “natureza humana”mas se parte da “condição humana”. Concreta,com referência a um projeto político de sociedade.

17 Educação Progressista.
Valorização do presente como momento do processo. Valorização do aluno como sujeito enraizado sócio-histórica e politicamente. Valorização do aluno ativo,dinâmico.co-participante do processo educativo.

18 Educação Progressista.
Valorização do professor como sujeito histórico – guia orientador. Valorização da escola como agência difusora de conteúdos vivos,indissociáveis das realidades sociais. A escola é condicionada histórico e socialmente – a educação é política.

19 Educação Progressista.
Valorização prioritária do social,do coletivo sobre o individual. O individual é parte do coletivo. Não se constrói o coletivo sem o individual. Valorização do trabalho humano como categoria universal. O trabalho é núcleo gerador de todos os valores da coletividade.

20 A Educação Progressista.
Valorização de uma relação educação e sociedade crítica. Valorização da educação integrada ao processo sócio-político-cultural,fundada em valores sociais da superação da exploração,da construção de uma sociedade democrática de respeito ao trabalho e da solidariedade de classe.


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