A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O AMBIENTE DAS EMPRESAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O AMBIENTE DAS EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 O AMBIENTE DAS EMPRESAS
Curso: Engenharia Mecatrônica Disciplina: Administração

2 Introdução Ambiente Universo que envolvo e externamente uma empresa É a própria sociedade maior É de onde as empresas obtém recursos e informações As empresas colocam os resultados de suas operações As condições ambientais externas às empresas contribuem fortemente para o que sucede dentro delas

3 Mapeamento Ambiental As empresas precisam tatear, explorar e discernir o ambiente, para reduzir a incerteza a seu respeito A empresa precisa mapear seu espaço ambiental O mapeamento ambiental, contudo, esbarra em três dificuldades: Seleção ambiental Percepção ambiental Limites da empresa

4 Seleção Ambiental As empresas não são capazes de compreender todas as condições variáveis do ambiente de uma só vez Para lidar com essa complexidade: Selecionam seus ambientes Passam a visualizar seu mundo exterior apenas naquelas partes escolhidas e selecionadas desse enorme conjunto

5 Percepção Ambiental Um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais empresas A percepção ambiental depende muito daquilo que cada empresa considera relevante no seu ambiente

6 Limites ou Fronteiras São linhas imaginárias que definem o que é a empresa e o que é o ambiente Os limites ou fronteiras entre uma empresa e seu ambiente podem ser definidos em termos de valores e atitudes de seus empregados, em termos legais, em termos fiscais, etc Deve existir alguma separação entre a empresa e seu ambiente

7 Ambiente Geral As empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança Decomposição do ambiente: Ambiente Geral (macro ambiente) Ambiente da Tarefa (específico de cada empresa)

8 Variáveis do Ambiente Geral
O ambiente geral é constituído das seguintes variáveis: Variáveis tecnológicas (conhecimento de como fazer as coisas, invenções, desenvolvimento, etc) Variáveis políticas: (políticas e critérios de decisões adotados pelos governos federal, estadual e municipal) Variáveis econômicas: (recessão, desenvolvimento, grau de industrialização, balança de pagamentos, etc.) Variáveis legais: (leis e normas legais que regulam, controlam e incentivam ou restringem comportamento empresarial) Variáveis sociais: (traduções, importância dada a família, atitude quanto a dinheiro, atitude frente ao trabalho, etc) Variáveis demográficas: (raça, religião, distribuição geográfica, entre outras) Variáveis ecológicas: (condições físicas e geográficas - vegetação, clima geral, tipo de terreno, etc - e sua utilização pelo homem)

9 Ambiente da Tarefa É o meio ambiente específico da empresa
Corresponde ao segmento do ambiente geral mais imediato e próximo da empresa Fornece as entradas ou insumos de recursos e informações Distribuição e colocação de suas saídas ou resultados

10 Setores do Ambiente de Tarefa
O ambiente da tarefa é constituído de quatro setores principais: Os consumidores ou usuários (mercado de clientes) Os fornecedores de recursos (capital, materiais, mão-de-obra, equipamentos, serviços, etc) Os concorrentes (para mercado – clientes e usuários - e para recursos - materiais, humanos, financeiros, etc) Os grupos regulamentadores (governo, sindicato, associações entre empresas, etc., que impõem controle, limitações e restrições às atividades das empresas)

11 Ambiente Geral e de Tarefa
AMBIENTE de TERAFA Variáveis Tecnológicas Variáveis Políticas Fornecedores Concor- rentes Variáveis Econômicas EMPRESA Clientes Variáveis Legais Grupos Regulamentadores Variáveis Sociais Variáveis Demográfica Variáveis Ecológicas

12 Dinâmica Ambiental É como o ambiente se comporta
O ambiente não é uma massa homogenia e estável, uniforme e bem disciplinada, mas um campo dinâmico Atuação de uma multidão de diferentes forças, diferentes naturezas e dimensões, em direção e sentidos diferentes, mudando a cada momento Cada uma dessas forças interfere, influencia e interage com as demais

13 Dinâmica Ambiental É como o ambiente se comporta
O ambiente não é uma massa homogenia e estável, uniforme e bem disciplinada, mas um campo dinâmico Atuação de uma multidão de diferentes forças, diferentes naturezas e dimensões, em direção e sentidos diferentes, mudando a cada momento Cada uma dessas forças interfere, influencia e interage com as demais

14 Homogeneidade e Heterogeneidade
Como o ambiente da tarefa é muito complexo, pode ser caracterizado por meio de um aspecto apenas: diversidade dos componentes do ambiente da tarefa Homogeneidade Heterogeneidade

15 Homogeneidade e Heterogeneidade
Homogeneidade: quando clientes, fornecedores, concorrentes e agentes reguladores apresentam as mesmas características, ou seja, os clientes são homogêneos entre si, os fornecedores são homogêneos entre si, os concorrentes são homogêneos entre si, como o são os agentes reguladores. É simples e pouco diferenciado

16 Homogeneidade e Heterogeneidade
Heterogeneidade: quando clientes são altamente diferenciados entre si, o mesmo ocorrendo com os fornecedores, os concorrentes e os agentes reguladores. Quanto maior a heterogeneidade do ambiente de tarefa, tanto maior a sua complexidade e diferenciação

17 Estabilidade e Instabilidade
Outro aspecto importante: Estabilidade: não há mudanças relevantes no comportamento dos clientes, fornecedores, concorrentes e agentes reguladores. É conversador, previsível e rotineiro Instabilidade: no comportamento dos clientes, fornecedores, concorrentes e agentes reguladores. É instável, dinâmico, imprevisível e turbulento (incerteza)

18 Análise Ambiental É o estudo das diversas forças do ambiente, as relações entre elas no tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a organização Vários aspectos do ambiente são estudados continuamente por diferentes funções na empresa: Áreas de mercado consumidor e concorrência pelo marketing Mercado de capitais pela área financeira Novas tecnologias pela área de P&D

19 Reconhecimento do Ambiente da Tarefa
Primeiro passo, fazer uma análise ambiental: Quais os clientes (reais e potenciais) da empresa? Quais os fornecedores (reais e potenciais) de seus recursos? Quais os concorrentes para suas entradas e saídas Quais as agências regulamentadoras (reais e potenciais)

20 Reconhecimento do Ambiente da Tarefa
Se cada um desses elementos relevantes para a empresa é ou pode ser uma oportunidade ou uma ameaça, depende do papel que desempenha no ambiente de tarefa

21 EXERCÍCIO A Birosca Automação Industrial é uma empresa integradora de sistemas, dedicada ao fornecimento de produtos para Automação Industrial, Controle de Processos e desenvolvimento de software. Fornece serviços e soluções para segmentos industriais diversificados, desde os mais simples, até os mais complexos. A Birosca Automação Industrial conta, em seus projetos, com a excelência técnica de sua equipe e recursos, fornecendo sistemas seguros, com qualidade e baixo custo. A característica mais marcante da empresa é a sua alta capacidade de identificar as necessidades dos clientes e de seus processos industriais. A Birosca Automação Industrial possui uma estrutura ágil e flexível, capaz de oferecer soluções rápidas, criativas e de baixo custo para diversos segmentos industriais. Entretanto, a busca por novas tecnologias não é fácil. Envolve uma completa atualização das tendências de mercado, treinamento de pessoal, análise custo-benefício vista sob o foco do cliente e, finalmente, auto crítica.

22 EXERCÍCIO Com base no texto anterior, defina a Missão, a Visão e os Objetivos Estratégicos da empresa Birosca Automação Industrial Faça um diagnóstico do ambiente geral e do ambiente da tarefa da empresa

23 Bibliografia Administração: Teoria, Processos e Prática. Idalberto Chiavenato. Ed. Makron Books. 3a Edição Introdução à Administração. Anna Maris Pereira

24 OBRIGADO !!!!


Carregar ppt "O AMBIENTE DAS EMPRESAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google