Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ORGANIZANDO A PESQUISA
Eduardo Guimarães DL-IEL/Labeurb Unicamp
2
Passos do Percurso 1.A produção de conhecimento e as Instituições no Brasil: breve história 2.Formação de pesquisadores 3.Pesquisa: a aventura do conhecimento
3
1.A produção de conhecimento e as Instituições no Brasil: breve história
“O Brasil passa, a partir de 1850, por uma completa remodelação material. Sua inteligência irá seguir também caminhos novos” (1967, 100). “À França pediram-se figurinos literários e filosóficos; à Inglaterra, senhora de uma monarquia modelo, o ritual do parlamentarismo, e à Alemanha, sobretudo depois de 1870, ao mesmo tempo que nos enviava a sua metafísica clássica, remetia-nos também as suas novas orientações científicas” (Cruz Costa, 1967, 67).
4
1.A produção de conhecimento e as Instituições no Brasil: breve história
Alguns Momentos decisivos: 1.Década de 1930: Criação das Universidades 2.A partir de 1950: Criação da Capes e do CNPq 3.Década de 1960 e 1970: Criação e desenvolvimento do sistema de pós-graduação no Brasil 4.Criação da Finep (1967) 5.Criação do MCT: 1985 6. Os projetos integrados
5
FAZENDO PESQUISA escolher um assunto;
escolher neste assunto uma questão que tenha interesse, e que não tenha sido respondida ainda; tomar um ponto de vista teórico; assumir um ponto de vista metodológico; produzir a análise de materiais específicos relativos à questão escolhida, com uma instrumentação própria da metodologia escolhida no domínio teórico escolhido;
6
O que fazer descrever e descrição, / classificar e classificação
analisar e análise, observar e observação, / experimentar e experimentação, contar e contagem, calcular e cálculo, / interpretar e interpretação compreender e compreensão, explicar e explicação, narrar e narração criticar e crítica.
7
PRODUZINDO CONHECIMENTO
Do que já se sabe ao que ainda não se sabe: Estado da questão a ser pesquisada Estabelecimento do material a ser analisado Análise deste material Redação de um texto sobre este percurso
8
MÉTODO E INVENÇÃO inconformidade, imaginação, paciência,
uma certa erudição específica, método e rigor.
9
Condições de pesquisa hoje
Dadas a condições atuais, um caminho produtivo: ligar-se a projetos de pesquisa de pesquisadores com experiência de pesquisa; escolher aí uma questão específica; fazer as análises de acordo com os aspectos teóricos e metodológicos do projeto mais amplo do qual seu projeto de iniciação científica é parte.
10
Estabelecimento de um Projeto
Tema: Linguagem, Espaço, memória Linhas de pesquisa: 1.O Discurso da Descoberta na Região de Porto Seguro 2. Discurso da Educação ambiental e Turismo 3. Discurso sobre o Índio e Cultura
11
MATERIAIS: -Documentos históricos -Documentos oficiais
-Guias de turismo -Documentos sobre o turismo -Documentos sobre patrimônio Cultural -Outros (Quais?)
12
ATIVIDADES E ORGANIZAÇÃO:
1.Metodologia de Pesquisa 2.Reunião com interessados - Professores -Orientadores de Iniciação Científica -Outros 3.Estabelecimento de projetos de pesquisa com a inclusão de alunos de Iniciação Científica em uma das linhas do projeto
14
língua oficial ▬ língua nacional ┴
civilização língua oficial ▬ língua nacional ┴ ┴ ─┤português ▬ línguas de imigração língua materna _____________________________________________________________ Registros coloquiais de pessoas de pouca escolaridade ▬ falares regionais pouco valorizados ▬ línguas indígenas (Quadro – 5)
15
É PRECISO TRABALHAR PARA DESFAZER A SUPERPOSIÇÃO
Língua materna ╪ Língua Nacional ╪ Língua Oficial
16
É PRECISO TRABALHAR PARA DESFAZER A SUPERPOSIÇÃO
Língua estrangeira ╪ Língua Inglesa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.