A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas."— Transcrição da apresentação:

1 Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas da hegemonia atual dos EUA

2 Desarticulação da URSS. Difusão de valores tido como absolutos: livre mercado e a democracia liberal. Influência das grandes empresas norte-americanas (as multinacionais). Abertura comercial apenas para aliados. Desarticulação da União Européia como força militar. Capacidade de articular recursos para levar a cabo intervenções militares múltiplas e em cenários diferentes.

3 Limites e dificuldades Resistências internas Enormes gastos financiados com impostos: opinião pública mais crítica. Lembranças: enormes baixas e derrota no conflito do Vietnã. Sentimento anti-intervencionista. Cooperação com aliados Necessidades: dividir custos das operações militares e de conseguir maior legitimidade internacional. Alianças com aliados: facilitam isolamento do inimigo e reduzem críticas internas.

4 O complexo industrial-militar e a criação permanente de novas ameaças e inimigos Compras governamentais de centenas de bilhões de dólares, centenas de milhares de empregos e enormes lucros sustentam o parque industrial militar dos EUA. Essas empresas lucram com os conflitos dos EUA com seus rivais 25/06/2004 - Porta-aviões Ronald Reagan, o maior do mundo, chega ao Rio de Janeiro (RJ), 25 jun (EFE)

5 O complexo industrial-militar e a criação permanente de novas ameaças e inimigos Conflitos do pós II Guerra Mundial Corrida armamentista contra a URSS. Bloqueio de Cuba. Guerras da Coréia, do Vietnã, Iraque, Afeganistão. Conflitos nos Balcãs; Tensões com Irã, Venezuela, Coréia do Norte e rivalidade crescente com a China.

6 País% das exportações para os EUA % das importações dos EUA México84,750,9 Canadá81,654,9 Os Estados Unidos e sua área de influência histórica: As Américas Canadá e México: imensa fronteira com a superpotência; NAFTA: forte dependência comercial de ambos. América Central: Canal do Panamá – ligação costa leste e costa oeste dos EUA; Golfo do México – mar americano – presença incômoda de Cuba.

7 Os Estados Unidos e sua área de influência histórica: As Américas América do Sul: fornecimento de matérias primas essenciais (minérios e petróleo) e mercados consumidores amplos (Brasil e Argentina). O Mercosul é uma tentativa de reação à estratégias geopolítica dos EUA para a América do Sul.

8 A pax americana: estratégias e doutrinas para conservar a hegemonia mundial Difusão e manutenção dos valores americanos como se universais fossem. Os EUA após o fim da Guerra Fria passam a ser os guardiões da segurança internacional. Os EUA passam a se empenhar na assinatura de tratados que limitem a proliferação de armas nucleares. Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares – pressões sobre a Índia, Paquistão e Israel e outros não signatários.

9 A pax americana: estratégias e doutrinas para conservar a hegemonia mundial Preocupação constante dos EUA com o abastecimento de recursos naturais fundamentais para sua economia (petróleo, por exemplo). Imposição de padrões tecnológicos americanos ao restante do mundo. Apoio à pax americana em organismos multilaterais: FMI e Banco Mundial. Presença, mediação e participação ativa na solução dos conflitos internacionais.

10 A Doutrina Bush Guerra permanente ao terror desencadeada pelos ataques de 11 de setembro. Doutrina militar americana dos ataques preventivos. Distanciamento dos EUA de temas supranacionais (questão ambiental, por exemplo – Protocolo de Kyoto). Recusa ao Tribunal Penal Internacional.

11 Filme: Nova York Sitiada Crescente onda de ataques terroristas à cidade de NY levam à adoção de medidas de restrição às liberdades individuais. A realidade imitou a arte três anos depois. A Doutrina Bush Eixo do mal (governos que segundo os EUA apóiam o terrorismo): Síria, Irã, Coréia do Norte, Venezuela. Recusa ao papel da ONU e do Conselho de Segurança em caso de ameaça iminente aos EUA. Restrições às liberdades internas. Permissão para atuação de agentes dos EUA em países inimigos.


Carregar ppt "Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google