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PublicouBárbara Cipriano da Cunha Alterado mais de 8 anos atrás
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PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1
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Planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. PLANEJAMENTO DEFINE: Onde se pretende chegar. O que deve ser feito Quando Como Em qual situação PLANEJAR
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PLANEJAMENTO Define os objetivos Verifica o estado atual das coisas Desenvolve premissas sobre condições futuras Identifica meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários Organização Direção Controle
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ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO 1.Planejamento Estratégico 2.Planejamento tático 3.Planejamento operacional
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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
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- Envolve toda a empresa – relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa -Longo prazo -Definido pela cúpula da organização -Voltado para a eficiência da empresa CARACTERÍSTICAS
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ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO DE TALENTOS E CAPITAL INTELECTUAL GESTÃO FINANCEIRA PLANEJAMENTO E GESTÃO DE MARKETING PRODUÇÃO / OPERAÇÕES/ SERVIÇOS RESULTADOS
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ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA FORMULAÇÃO DAS ALTERNATIVAS ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas
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Participação das pessoas Comunicação intensiva Preparação prévia do pessoal Reforço contínuo Avaliação sistemática Recompensas por resultados IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO
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O planejamento requer : Intenso acompanhamento Avaliação dos resultados AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
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PLANEJAMENTO TÁTICO
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-Elaborado em cada departamento e unidade -Processo permanente e contínuo -Médio prazo -Definido em nível intermediário -Voltado para a coordenação e integração -Técnica de mudanças e de inovações CARACTERÍSTICAS
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Etapas do processo decisório Definição e diagnóstico do problema Procura de soluções alternativas Análise e comparação dessas alternativas Seleção e escolha das melhores alternativas
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IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO PLANO ESTRATÉGICO Planos de MKT Desafiar mercados regionais com produtos da empresa Planos de Pessoal Planos de Produção Planos Financeiros Centralizar as operações nas fábricas Treinar e capacitar o pessoal Reduzir custos e aumentar lucros nos produtos PLANOS TÁTICOS
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PLANEJAMENTO OPERACIONAL
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Se preocupa com O FAZER e COMO FAZER no nível das tarefas CARACTERÍSTICAS: -Envolve cada tarefa ou atividade isolada; -Curto prazo; -Voltado para a eficiência; -Caráter imediatista;
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TIPOS DE PLANOS OPERACIONAIS PROCEDIMENTOS - relacionados com o método procedimentos operacionais padronizados ORÇAMENTO – dinheiro PROGRAMAS OU PROGRAMAÇÕES – tempo REGULAMENTOS - comportamentos
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DESENHO ORGANIZACIONAL Capítulo 10
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DESENHO INTEGRADO QUAL A FUNÇÃO DA ORGANIZAÇÃO? Tratar a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado
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REQUISITOS DO DESENHO INSTITUCIONAL O DESENHO define como a organização irá funcionar. OBS: A palavra DESENHO denota uma forma, um padrão, uma estrutura ou algo parecido.
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QUATRO REQUISITOS Estrutura Básica Integração Hierarquia de Autoridade Regras e Regulamentos Divisão do trabalho e diferenciação Mecanismo de coordenação Mecanismo de operação Mecanismo de decisão
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CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL DIFERENCIAÇÃO 1.HORIZONTAL - desdobramento em depart. Em camadas 1.VERTICAL - desdobramento em níveis hierárquicos. Vários escalões de autoridade TENDÊNCIA- Integração x divisão
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CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL FORMALIZAÇÃO Definição de regras – COMO / QUANDO / QUEM (executar) COMO É FEITA? Por cargos Por fluxo de trabalho Por regras e regulamentos
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CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL CENTRALIZAÇÃO Localização e distribuição da autoridade para tomar decisões Centralização no topo da organização
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CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL INTEGRAÇÃO Meio de coordenação e entrosamento entre as unidades organizacionais A INTEGRAÇÃO É NECESSÁRIA?
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TAMANHO ORGANIZACIONAL Tamanho Pequeno Tamanho Grande Menor dimensão e menor diferenciação Empresa simples e de pequeno porte Maior dimensão e maior diferenciação Empresa complexa e de grande porte Tamanho organizacional
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DESENHO DEPARTAMENTAL Seria a estrutura organizacional dos departamentos. Abordagem limitada às relações entre os objetivos e decisões estratégicas da empresa e a realização das tarefas
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MAS, O QUE É DEPARTAMENTO? Designa uma área, divisão ou um segmento de uma empresa sobre o qual um administrador possui autoridade específica. QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? PARA QUE SERVE?
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TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Funcional Por produtos e serviços Por base territorial Por clientela Por processo Por projeto Matricial
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MODELAGEM NO TRABALHO Significa o modo como o trabalho operacional deverá o ou ser atribuído as pessoas e realizado em cada unidade organizacional, independente de ser departamento ou divisão
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DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Desenvolvido por Adam Smith e a seguir Taylor CARGO – é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que ocupa uma posição formal no organograma. Grupo de deveres e responsabilidades que os tornam distintos de outros cargos.
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O CARGO ESPECIFICA: O conteúdo de cada tarefa ou responsabilidade que o ocupante deve desempenhar. Especificação do método Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. ABORDAGENS AOS DESENHOS DE CARGOS
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PARTE V
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PRÓXIMO PASSO... Após o planejamento e a organização da ação empresaria, o próximo passo é a função de direção Essa é a terceira função administrativa
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QUAL É O PAPEL DA DIREÇÃO Acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar PARTICIPANTES DESTA AÇÃO ANTES: participantes que atuavam internamente na empresa – proprietários, administradores e colaboradores HOJE: Colaboradores, Acionistas, investidores, fornecedores e clientes / consumidores
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CONCEITO DE DIREÇÃO Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá- los ASSUNTOS MAIS LIGADOS À DIREÇÃO: Comunicação, estilos de liderança e métodos de motivação do pessoal.
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MODELAGEM NO TRABALHO Significa o modo como o trabalho operacional deverá ser atribuído as pessoas e realizado em cada unidade organizacional, independente de ser departamento ou divisão
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DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Desenvolvido por Adam Smith e a seguir Taylor CARGO – é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que ocupa uma posição formal no organograma. Grupo de deveres e responsabilidades que os tornam distintos de outros cargos.
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PROCESSO DE DESENHAR UM CARGO Especificação do conteúdo de cada tarefa Especificação do método Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. ABORDAGENS AOS DESENHOS DE CARGOS
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ABORDAGEM HUMANÍSTICA AO DESENHO DE CARGOS Reação ao desenho clássico OBJETIVO - Motivar e incentivar as pessoas por meio de tarefas para aumentar a produtividade ou mantê-la em nível elevado
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OBJETIVO FOCO-No contexto dos cargos -Condições para desempenhar O OCUPANTE RECEBE ATENÇÃO ESPECIAL
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ABORDAGEM CONTINGENCIONAL AO DESENHO DE CARGOS Aborda que o desempenho de cargos deve ter enfoque sistêmico Enfatiza as relações entre os sistemas e como essas relações afetam o desempenho do todo.
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CARACTERÍSTICAS Sistema aberto Descentralização Consenso Ênfase humana Processos flexíveis Ambiente positivo Comunicação multidirecional Necessidades motivacionais Gerência por objetivo
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EQUIPES MIGRAÇÃO DO CONCEITO DE CARGOS PARA O DE EQUIPE
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COMO LIDAR COM AS EQUIPES 1. Escolher a Equipe 2. Modelando o trabalho 3. Preparando a equipe de trabalho 4. Conduzind o a equipe de trabalho 5. Incentivand o a equipe de trabalho 6. Avaliando a equipe de trabalho 7. Recompensando a equipe
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TIPOS DE EQUIPES EQUIPES FUNCIONAIS CRUZADAS Composta de pessoas de várias áreas (mkt, produção, vendas, engenharia) EQUIPES DE PROJETOS Formadas para desenhar um novo produto / serviço
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EQUIPES AUTO-DIRIGIDAS Composta por pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas dentro de uma unidade. EQUIPES DE FORÇA-TAREFA Designada para resolver imediatamente um problema. EQUIPES DE MELHORIA DE PROCESSOS Pessoas experientes de diferentes departamentos e funções.
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