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PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.

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1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1

2 Planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. PLANEJAMENTO DEFINE: Onde se pretende chegar. O que deve ser feito Quando Como Em qual situação PLANEJAR

3 PLANEJAMENTO Define os objetivos Verifica o estado atual das coisas Desenvolve premissas sobre condições futuras Identifica meios para alcançar os objetivos Implementar os planos de ação necessários Organização Direção Controle

4 ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO 1.Planejamento Estratégico 2.Planejamento tático 3.Planejamento operacional

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

6 - Envolve toda a empresa – relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa -Longo prazo -Definido pela cúpula da organização -Voltado para a eficiência da empresa CARACTERÍSTICAS

7 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO DE TALENTOS E CAPITAL INTELECTUAL GESTÃO FINANCEIRA PLANEJAMENTO E GESTÃO DE MARKETING PRODUÇÃO / OPERAÇÕES/ SERVIÇOS RESULTADOS

8 ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA FORMULAÇÃO DAS ALTERNATIVAS ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas

9 Participação das pessoas Comunicação intensiva Preparação prévia do pessoal Reforço contínuo Avaliação sistemática Recompensas por resultados IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO

10 O planejamento requer : Intenso acompanhamento Avaliação dos resultados AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

11 PLANEJAMENTO TÁTICO

12 -Elaborado em cada departamento e unidade -Processo permanente e contínuo -Médio prazo -Definido em nível intermediário -Voltado para a coordenação e integração -Técnica de mudanças e de inovações CARACTERÍSTICAS

13 Etapas do processo decisório Definição e diagnóstico do problema Procura de soluções alternativas Análise e comparação dessas alternativas Seleção e escolha das melhores alternativas

14 IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO PLANO ESTRATÉGICO Planos de MKT Desafiar mercados regionais com produtos da empresa Planos de Pessoal Planos de Produção Planos Financeiros Centralizar as operações nas fábricas Treinar e capacitar o pessoal Reduzir custos e aumentar lucros nos produtos PLANOS TÁTICOS

15 PLANEJAMENTO OPERACIONAL

16 Se preocupa com O FAZER e COMO FAZER no nível das tarefas CARACTERÍSTICAS: -Envolve cada tarefa ou atividade isolada; -Curto prazo; -Voltado para a eficiência; -Caráter imediatista;

17 TIPOS DE PLANOS OPERACIONAIS PROCEDIMENTOS - relacionados com o método procedimentos operacionais padronizados ORÇAMENTO – dinheiro PROGRAMAS OU PROGRAMAÇÕES – tempo REGULAMENTOS - comportamentos

18 DESENHO ORGANIZACIONAL Capítulo 10

19 DESENHO INTEGRADO QUAL A FUNÇÃO DA ORGANIZAÇÃO? Tratar a empresa em sua totalidade, isto é, como um sistema aberto e integrado

20 REQUISITOS DO DESENHO INSTITUCIONAL O DESENHO define como a organização irá funcionar. OBS: A palavra DESENHO denota uma forma, um padrão, uma estrutura ou algo parecido.

21 QUATRO REQUISITOS Estrutura Básica Integração Hierarquia de Autoridade Regras e Regulamentos Divisão do trabalho e diferenciação Mecanismo de coordenação Mecanismo de operação Mecanismo de decisão

22 CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL DIFERENCIAÇÃO 1.HORIZONTAL - desdobramento em depart. Em camadas 1.VERTICAL - desdobramento em níveis hierárquicos. Vários escalões de autoridade TENDÊNCIA- Integração x divisão

23 CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL FORMALIZAÇÃO Definição de regras – COMO / QUANDO / QUEM (executar) COMO É FEITA? Por cargos Por fluxo de trabalho Por regras e regulamentos

24 CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL CENTRALIZAÇÃO Localização e distribuição da autoridade para tomar decisões Centralização no topo da organização

25 CARACTERÍSTICAS DO DESENHO ORGANIZACIONAL INTEGRAÇÃO Meio de coordenação e entrosamento entre as unidades organizacionais A INTEGRAÇÃO É NECESSÁRIA?

26 TAMANHO ORGANIZACIONAL Tamanho Pequeno Tamanho Grande Menor dimensão e menor diferenciação Empresa simples e de pequeno porte Maior dimensão e maior diferenciação Empresa complexa e de grande porte Tamanho organizacional

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28 DESENHO DEPARTAMENTAL Seria a estrutura organizacional dos departamentos. Abordagem limitada às relações entre os objetivos e decisões estratégicas da empresa e a realização das tarefas

29 MAS, O QUE É DEPARTAMENTO? Designa uma área, divisão ou um segmento de uma empresa sobre o qual um administrador possui autoridade específica. QUAL A SUA IMPORTÂNCIA? PARA QUE SERVE?

30 TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO Funcional Por produtos e serviços Por base territorial Por clientela Por processo Por projeto Matricial

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32 MODELAGEM NO TRABALHO Significa o modo como o trabalho operacional deverá o ou ser atribuído as pessoas e realizado em cada unidade organizacional, independente de ser departamento ou divisão

33 DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Desenvolvido por Adam Smith e a seguir Taylor CARGO – é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que ocupa uma posição formal no organograma. Grupo de deveres e responsabilidades que os tornam distintos de outros cargos.

34 O CARGO ESPECIFICA: O conteúdo de cada tarefa ou responsabilidade que o ocupante deve desempenhar. Especificação do método Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. ABORDAGENS AOS DESENHOS DE CARGOS

35 PARTE V

36 PRÓXIMO PASSO... Após o planejamento e a organização da ação empresaria, o próximo passo é a função de direção Essa é a terceira função administrativa

37 QUAL É O PAPEL DA DIREÇÃO Acionar e dinamizar a empresa e fazê-la funcionar PARTICIPANTES DESTA AÇÃO ANTES: participantes que atuavam internamente na empresa – proprietários, administradores e colaboradores HOJE: Colaboradores, Acionistas, investidores, fornecedores e clientes / consumidores

38 CONCEITO DE DIREÇÃO Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá- los ASSUNTOS MAIS LIGADOS À DIREÇÃO: Comunicação, estilos de liderança e métodos de motivação do pessoal.

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40 MODELAGEM NO TRABALHO Significa o modo como o trabalho operacional deverá ser atribuído as pessoas e realizado em cada unidade organizacional, independente de ser departamento ou divisão

41 DESENHO DE CARGOS E TAREFAS Desenvolvido por Adam Smith e a seguir Taylor CARGO – é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que ocupa uma posição formal no organograma. Grupo de deveres e responsabilidades que os tornam distintos de outros cargos.

42 PROCESSO DE DESENHAR UM CARGO Especificação do conteúdo de cada tarefa Especificação do método Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. ABORDAGENS AOS DESENHOS DE CARGOS

43 ABORDAGEM HUMANÍSTICA AO DESENHO DE CARGOS Reação ao desenho clássico OBJETIVO - Motivar e incentivar as pessoas por meio de tarefas para aumentar a produtividade ou mantê-la em nível elevado

44 OBJETIVO FOCO-No contexto dos cargos -Condições para desempenhar O OCUPANTE RECEBE ATENÇÃO ESPECIAL

45 ABORDAGEM CONTINGENCIONAL AO DESENHO DE CARGOS Aborda que o desempenho de cargos deve ter enfoque sistêmico Enfatiza as relações entre os sistemas e como essas relações afetam o desempenho do todo.

46 CARACTERÍSTICAS Sistema aberto Descentralização Consenso Ênfase humana Processos flexíveis Ambiente positivo Comunicação multidirecional Necessidades motivacionais Gerência por objetivo

47 EQUIPES MIGRAÇÃO DO CONCEITO DE CARGOS PARA O DE EQUIPE

48 COMO LIDAR COM AS EQUIPES 1. Escolher a Equipe 2. Modelando o trabalho 3. Preparando a equipe de trabalho 4. Conduzind o a equipe de trabalho 5. Incentivand o a equipe de trabalho 6. Avaliando a equipe de trabalho 7. Recompensando a equipe

49 TIPOS DE EQUIPES EQUIPES FUNCIONAIS CRUZADAS Composta de pessoas de várias áreas (mkt, produção, vendas, engenharia) EQUIPES DE PROJETOS Formadas para desenhar um novo produto / serviço

50 EQUIPES AUTO-DIRIGIDAS Composta por pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas dentro de uma unidade. EQUIPES DE FORÇA-TAREFA Designada para resolver imediatamente um problema. EQUIPES DE MELHORIA DE PROCESSOS Pessoas experientes de diferentes departamentos e funções.


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