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Interpretação de anúncio publicitário

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Apresentação em tema: "Interpretação de anúncio publicitário"— Transcrição da apresentação:

1 Interpretação de anúncio publicitário
Professora Raysa

2 Introdução Disponível em: morflorgia.blogspot.com.br. Acesso em: 21 jul 2014. .

3 Gênero textual O texto é uma forma de se comunicar no dia a dia. Ele transmite alguma ideia, sentimento, opinião, relato e assim por diante. As mensagens que lemos são produtos de uma construção, e chamamos estes produtos de "Gêneros Textuais". Gênero textual é aquilo que se lê/ouve, é a mensagem da forma como foi realizada. Os gêneros textuais podem ser de vários tipos. Mas como interpretá-los?

4 Texto publicitário: convencimento
Um texto publicitário tem por essência trabalhar com a persuasão, ou seja, ele busca convencer, chamar a atenção de um determinado público-alvo para alguma finalidade. Eles estão por toda a parte em seu dia a dia: em revistas, jornais, placas, outdoors, internet, televisão e cinema.

5 Gêneros textuais Os mais abordados no Enem são: Notícia Tirinha Anúncio publicitário Artigo de opinião Saber reconhecer os gêneros textuais ajuda o leitor a entender o contexto em que a mensagem foi construída. E mais: pode oferecer "dicas" sobre quem produziu o texto e qual foi a estrutura utilizada, fornecendo as ferramentas essenciais para poder interpretá-lo.

6 Estratégia: Associação da dengue a uma situação de guerra.
Exemplos de anúncio: dengue Observe alguns anúncios de campanhas de combate ao mosquito da dengue. Repare na estratégia de convencimento de cada um: Estratégia: Associação da dengue a uma situação de guerra. No anúncio, é possível ver um alarme que convoca TODOS ao combate: “Faça sua parte”

7 Estratégia: A figura do anúncio faz uma associação do mosquito da dengue a um bandido procurado pela polícia, que deve ser evitado: “Ele já matou muita gente e pode estar solto pelas ruas”

8 Estratégia: Coloca a dengue na mira da sociedade: “um é pouco, dois é bom, uma multidão é ainda melhor”

9 Em um anúncio publicitário, é importante que as mensagens sejam curtas e diretas. Os textos são escritos na forma imperativa, com o objetivo de convencer. 

10 Elementos visuais do anúncio publicitário Para convencer ainda mais, o texto publicitário conta com o auxílio da ilustração e dos elementos visuais (fotos, gráficos, infográficos, fontes) que o constituem. Esses elementos acabam exercendo um papel muito importante para a construção de significados do leitor, pois chamam a atenção e facilitam a compreensão, memorização e identificação do texto.

11 Exemplo de anúncio: batata chips
Observe que o objetivo deste anúncio é apresentar um produto, no caso uma batata chips, e elucidar como ela é apimentada. Esta propaganda é composta de uma imagem (linguagem não verbal) e da marca do produto no canto esquerdo (linguagem verbal), criando uma mensagem clara e direta: a batata é muito apimentada e, por isso, ao consumi-la, o jovem praticamente cospe fogo, conseguindo fazer com que o balão suba.

12 Exemplo de anúncio: chocolate
Ainda sobre os elementos visuais de um anúncio publicitário, observe a composição desta outra propaganda:

13 Exemplo de anúncio: desmatamento
Porém, propagandas também podem ter um direcionamento político, social, não apenas visando à venda de produto. No exemplo abaixo, temos um anúncio com a abordagem do desmatamento: No momento em que ele apresenta uma floresta em formato de pulmão. Notamos como o desmatamento é uma ação prejudicial, com consequências graves para os seres humanos. 

14 Efeitos de sentido De modo geral, os anúncios publicitários causam determinados efeitos de sentido e impacto nos espectadores. Esses efeitos, geralmente, podem ser proporcionados tanto pelos elementos visuais como pela construção das frases do anúncio. Essas frases podem apresentar algum tipo de sonoridade, rima, duplo sentido, ambiguidade, metáfora e, assim, chamar a atenção e promover fixação do tema. O anúncio a seguir se propõe a vender um carro. Abaixo do anúncio, destacamos o efeito de sentido que ele provoca. Observe:

15 Efeitos de sentido: exemplo

16 Para ter uma maior compreensão de um anúncio publicitário é necessário: - Refletir sobre o contexto no qual ele foi veiculado - Relacionar a imagem com o texto

17 Exercícios

18 Segundo o texto, muitas vezes, a propaganda
A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está, muitas vezes, ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade. BOBBIO, N., et al. Dicionário de Política (adaptado). Segundo o texto, muitas vezes, a propaganda não permite que minorias imponham ideias à maioria. depende diretamente da qualidade do produto que é vendido. favorece o controle das massas, difundindo as contradições do produto. está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto. convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.

19 Segundo o texto, muitas vezes, a propaganda
A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está, muitas vezes, ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade. BOBBIO, N., et al. Dicionário de Política (adaptado). Segundo o texto, muitas vezes, a propaganda não permite que minorias imponham ideias à maioria. depende diretamente da qualidade do produto que é vendido. favorece o controle das massas, difundindo as contradições do produto. está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto. convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender. O texto afirma que a propaganda pode ser definida como “divulgação intencional” e, pelo fato de ela estar “muitas vezes, ligada à ideia de manipulação de grandes massas”, revela como ela está voltada aos interesses de quem vende o produto.

20 A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.
Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa: O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional. A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal. O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie. O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira. O tráfico de animais é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes sobrevivência.

21 A figura abaixo é parte de uma campanha publicitária.
Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa: O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional. A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal. O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie. O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira. O tráfico de animais é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes sobrevivência. A propaganda reproduzida no exercício explora o fato de que o comércio ilícito da fauna silvestre coloca animais “atrás das grades”, o que pode dificultar a reprodução e, até provocar a morte por alimentação inadequada, ameaçando a biodiversidade. Na verdade, “atrás das grades” é o local para onde os criminosos deveriam ser destinados.

22 O texto faz parte da propaganda de um dicionário de língua portuguesa.
  Sobre as marcas de correção presentes no texto, assinale a alternativa correta. Trata-se de retificações, no plano dos significados, das palavras do léxico brasileiro. Referem-se às alterações ortográficas a serem feitas na língua portuguesa. São correções necessárias para a modificação da pronúncia dessas palavras. São parte das mudanças de construção de frases que deverão ocorrer em breve no Português. Configuram sugestões de correção para que o texto se torne mais coeso.

23 O texto faz parte da propaganda de um dicionário de língua portuguesa.
  Sobre as marcas de correção presentes no texto, assinale a alternativa correta. Trata-se de retificações, no plano dos significados, das palavras do léxico brasileiro. Referem-se às alterações ortográficas a serem feitas na língua portuguesa. São correções necessárias para a modificação da pronúncia dessas palavras. São parte das mudanças de construção de frases que deverão ocorrer em breve no Português. Configuram sugestões de correção para que o texto se torne mais coeso. A propaganda procura demonstrar a importância de se conhecer as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ao corrigir a maneira de se escrever as palavras (ortografia) do próprio anúncio publicitário: “ideia”, “tranquilo”, “para”, “autossuficiente”.

24 Reflorestar as margens dos rios Pinheiros e Tietê, arborizar praças, ruas e escolas, criar novos parques, melhorar a qualidade do ar e da vida das pessoas, aumentar a consciência ecológica dos adultos e das futuras gerações. (...) Logo, logo você vai ver o Pomar em cada canto da cidade. Projeto Pomar. Concreto aqui, só os resultados. Considerando-se o contexto deste anúncio, o tipo de efeito que a propaganda causa com a expressão “deixa no ar” também se verifica em qual dos seguintes trechos do texto? Reflorestar as margens dos rios Pinheiros e Tietê. Melhorar a qualidade do ar. Consciência ecológica dos adultos e das futuras gerações. Em cada canto da cidade. Concreto aqui, só os resultados.

25 Reflorestar as margens dos rios Pinheiros e Tietê, arborizar praças, ruas e escolas, criar novos parques, melhorar a qualidade do ar e da vida das pessoas, aumentar a consciência ecológica dos adultos e das futuras gerações. (...) Logo, logo você vai ver o Pomar em cada canto da cidade. Projeto Pomar. Concreto aqui, só os resultados. Considerando-se o contexto deste anúncio, o tipo de efeito que a propaganda causa com a expressão “deixa no ar” também se verifica em qual dos seguintes trechos do texto? Reflorestar as margens dos rios Pinheiros e Tietê. Melhorar a qualidade do ar. Consciência ecológica dos adultos e das futuras gerações. Em cada canto da cidade. Concreto aqui, só os resultados. No texto publicitário, a expressão deixar no ar é empregada com duplo sentido: o sentido literal, que é o “deixar na atmosfera”, e o figurado, que é “deixar sugerido, indefinido”.  Na alternativa correta, “Concreto aqui, só os resultados” a palavra “concreto” é igualmente usada em dois sentidos: como substantivo, significando “material de construção”, e como adjetivo, no sentido de “palpável”, “material”, “efetivo”.


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