A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Textos jornalísticos informativos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Textos jornalísticos informativos"— Transcrição da apresentação:

1 Textos jornalísticos informativos
Função: informar linguagem: clara, objetiva, impessoal, em 3ª pessoa suporte: publicado em jornais, revistas e outros periódicos; transmitidos pelo rádio, televisão ou internet.

2 Para que um texto jornalístico atinja seu objetivo, deve:
- oferecer informações verdadeiras e confiáveis. Quem escreve tem a obrigação de verificar se o fato pode ser comprovado - informar de forma clara, sem ambigüidade , para que os leitores compreendam com facilidade as informações transmitidas.

3 - ser escrito de forma imparcial
- ser escrito de forma imparcial. O autor deve preocupar-se com os fatos para que o leitor forme sua própria opinião a respeito deles. - ser organizado e conciso. Deve ter um único tema, assunto.

4 Gêneros textuais: 1.Notícias 2. Reportagens

5 Notícia Em uma notícia podemos encontrar os seguintes elementos:
Título Subtítulo (olho ou linha fina) Lide Corpo

6 Título Deve ser curto e chamar a atenção para o fato informado, sem antecipar com precisão qual será o seu conteúdo. Deve trazer uma frase de impacto. “Ameaça que vem do céu”

7 Subtítulo É uma frase sem ponto-final, que aparece abaixo do título e serve para completar seu sentido ou dar outras informações. Usa letras menores que as do título e maiores que as do texto. Ameaça que vem do céu Asteróide pode se chocar com a Terra em 2036.

8 Lide - Define o primeiro parágrafo, que tem como função introduzir o leitor no texto e prender sua atenção.Para isso , fornece as informações principais a respeito da notícia. - Explica o que aconteceu, com quem, como, quando, onde, por quê, e para quê.

9 Corpo É o desenvolvimento da notícia. No corpo são fornecidos detalhes ainda não introduzidos.

10 Reportagem Possui a mesma estrutura da notícia, sendo mais completa. Em geral, na reportagem aparecem também comentários de especialistas na tentativa de obter mais dados para o texto. Pode ser : - expositiva - interpretativa - opinativa

11 Reportagem expositiva
É a apresentação de um fato de forma objetiva e impessoal.

12 Reportagem interpretativa
Apresenta os fatos, trazendo comen-tários sobre eles.

13 Reportagem opinativa Apresenta os fatos, deixando clara a opinião do repórter.

14 Praticando : Determine se as frases abaixo relatam fato ou opinião:
1.“...todas as minhas recordações estão ligadas a isso, a ouvir e contar histórias”. 2. “Verdade é uma palavra muito relativa para um escritor de ficção”. 3. “No colégio onde fiz o segundo grau, o Júlio de Castilhos, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso”. 4. “...literatura nem sempre parece trabalho”.

15 Respostas: 1.Fato 2.Opinião 3.Fato 4.Opinião

16 Poema do jornal O fato ainda não acabou de acontecer
e já a mão nervosa do repórter o transforma em notícia. O marido está matando a mulher. A mulher ensangüentada grita. Ladrões arrombam o cofre meeting = reunião A polícia dissolve o meeting linotipo = máquina de A pena escreve impressão de jornais Vem da sala de linotipos a doce música mecânica. ( ANDRADE, Carlos Drummond de.)

17 Agora é a sua vez ! Imagine o assassinato citado no poema. Quem eram as pessoas envolvidas? Por que o marido matou a mulher? Onde e quando o fato ocorreu. O que acontecerá com o marido? Escreva uma notícia sobre o crime cometido. Dê todas as informações necessárias e não esqueça de dar um título impactante a seu texto. Prof. Fernanda Junqueira


Carregar ppt "Textos jornalísticos informativos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google