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Aplicações da Intermodalidade e Multimodalidade

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Apresentação em tema: "Aplicações da Intermodalidade e Multimodalidade"— Transcrição da apresentação:

1 Aplicações da Intermodalidade e Multimodalidade
4º semestre do Curso Superior de Gestão Empresarial Vespertino Disciplina: Logística

2 Aplicações da Intermodalidade e Multimodalidade
4º semestre do Curso Superior de Gestão Empresarial Vespertino Disciplina: Logística Novembro de 2015

3 Membros do grupo ARIELY AGUEIRO DA SILVA ATILA BARRETA
ERIC AUGUSTO PEIXOTO PRIETO JOSE ROBERTO DE SOUSA KELLY ROBERTA DOS ANJOS MACHADO LAIARA DE ARAUJO VIEIRA LUIZA CASADO BIGNARDI MILENE DE CASSIA MACHADO TRAMARIN TALITA DE SOUZA PINTO THIAGO ALVES DE MOURA Novembro de 2015

4 Objetivo Elaborar um fluxo representativo das operações dos modais ou intermodais.

5 Problema Como é possível elaborar um fluxo logístico contendo elementos da intermodalidade ou multimodalidade com o uso da maquete no “Logislab” ?

6 Hipótese Acredita-se que por meio de imagens é possível compreender melhor os processos e as operações do fluxo logístico, tocante à intermodalidade e multimodalidade.

7 Metodologia Metodologia de projeto e pesquisa ação: onde os alunos diante do problema colocado, estudam os assuntos da logística e atuam na construção de um fluxo, por meio de imagens com peças da maquete no laboratório de logística – “Logislab”. Sendo que muitas destas peças e elementos os alunos elaboraram isoladamente ou em conjunto com outras turmas.

8 Justificativa É importante observar o fluxo da intermodalidade para melhorar, reduzir o tempo e eliminando as atividades que não agregam valor na cadeia. Isso promove a redução de custos ao reduzir o volume de mercadorias em trânsito, por meio da aceleração do fluxo o que leva ao aumento do giro. Deste modo a operação fica mais enxuta eliminando gargalos.

9 Sobre o Laboratório de Logística “Logislab”
Este trabalho visa demonstrar intermodalidade e multimodalidade dos transportes com o planejamento de fluxo, para diminuir tempo por meio da aplicação de conceitos. Lembrando que a intermodalidade e a multimodalidade envolvem a aplicação de dois ou mais modais. A diferença entre a intermodalidade e a multimodalidade é que na multimodalidade há um único contrato de transporte (contrato de transporte multimodal). Já na intermodalidade cada modal tem seu contrato de transporte. Foi criada uma maquete com os modais de maneira a representar vários elementos da cadeia de suprimentos e esta maquete fica no Laboratório de logística, cuja denominação é Logislab. Assim ocorreu a utilização da maquete para a construção do fluxo logístico.

10 Desenvolvimento do trabalho
Foi elaborado um fluxo que demonstra como o transporte pode ser mais eficaz, por meio da intermodalidade e multimodalidade com o uso de imagens mostrando o processo do inicio até o destino.

11 Origem Portaria Modal rodoviário Entrada do caminhão no centro de distribuição para descarregar mercadoria

12 Centro de Distribuição 1 - Origem
RECEBIMENTO = INBOUND Conferência dos Documentos Nota Fiscal, Romaneio (packing list) Pedido de Compra & Nota Fiscal, Frete, Seguro, etc. Conferência Física Códigos, Quantidades e Unidades (peso, peça, litro, metro, etc.). Aspectos: Estado, Cor, Tipo, Avarias, Embalagem, Qualidade, Certificados, Exames, Amostras, Testes, Condições, etc. Descarga na doca ENTRADA FÍSICA: Códigos, Quantidades, Embalagem, Local de Armazenagem, etc. ENTRADA FISCAL: Códigos, Quantidades, Valor, Impostos, Classificação, etc. Processo de unloading

13 Processo de loading - Carregamento
Centro de Distribuição 1 - Origem Visão de cima

14 Saída do centro de distribuição – Outbound - Expedição

15 Via de acesso para terminal rodoferroviário
Porto Seco

16 Alça de acesso do viaduto estaiado para o terminal rodo-ferroviário.

17 Terminal Rodoferroviário
Chegada no terminal rodoferroviário para a transferência. no sistema piggyback (semi-trailer com flat car) Terminal Rodoferroviário

18 Travessia da carreta pela plataforma móvel sobre o trilho.

19 Semi reboque foi posicionado ao lado do transtainer

20 Transtainer suspendendo o semi reboque para sua colocação sobre o vagão prancha

21 Semi reboque sendo transportado pelo vagão prancha
STFC - Semi Trailer on Flat Car - Piggyback

22 Transporte do semi reboque
Modal ferroviário

23 Chegada do semi reboque no porto seco, para ir ao CD

24 Transtainer retirando o semi reboque do vagão prancha

25 Engate do semi reboque no cavalo mecânico

26 Caminhão a caminho do CD para descarregar mercadoria

27 Recebimento do caminhão no CD

28 Processo de unloading - descarga no segundo CD
Centro de distribuição

29 Carreta após descarregamento dirige-se para as docas de expedição do segundo CD

30 A carreta chega carregada e sai carregada de modo à otimizar o frete rodoviário. No exemplo agora é feita outra entrega de outro material.

31 Processo de loading nova saída de mercadoria no CD 2

32 Saída do caminhão do CD2 , para entrega da mercadoria na cidade.
Portaria

33 Entrada do caminhão na cidade para a entrega de mercadoria

34 Chegada do caminhão na cidade

35 Entrega da mercadoria ao destinatário
Destino Entrega da mercadoria ao destinatário

36 Considerações Finais Entre os Centros de Distribuição prevalecem cargas consolidadas e dos Centros de Distribuição para as áreas urbanas há tendência de entregas e/ou coletas de cargas fracionadas. No transporte de longo curso, onde houver possibilidade, deve-se utilizar meios (modos) que tenham menor custo operacional. No exemplo que foi praticado nesse exercício concebeu-se a intermodalidade ou multimodalidade por meio do transporte combinado rodoferroviário. Entende-se que conforme for ocorrendo a evolução da infraestrutura nacional será possível a utilização de opções, como a que foi apresentada, eliminando operações que não agregam valor ao cliente. No caso, foi evitar o carregamento e descarregamento da mercadoria no transbordo entre os modos e isso foi demonstrado por meio do piggyback.

37 Fim Isto é uma peça de aula feita com fotos das maquetes do Laboratório de Logística – Logislab da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba. Não use para outros fins incluindo o comercial. Imagens de nomes de produtos e/ou marcas são representações ilustrativas das peças da maquete e se destinam apenas para ilustrar. Sujeito a revisão por se tratar de trabalho de alunos. Fatec Indaiatuba - Dr. Archimedes Lammoglia. R. D. Pedro I, 65 - Cidade Nova I CEP Indaiatuba/SP Telefone: (19) / (19)


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