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Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos

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Apresentação em tema: "Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Prof. Sandro César Soares Almeida Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos Abordagem logística As Três Dimensões da Logística Dimensão de Fluxo (Suprimentos, transformação, distribuição e serviço ao Cliente) Dimensão de Atividades (Processo operacional, processo administrativo, processo de gerenciamento e processo de engenharia) Dimensão de Domínios (Gestão de fluxos, tomada de decisão, gestão de recursos, modelo organizacional) A importância de introduzir o conceito de dimensões é fazer-nos lembrar, a cada passo dado na análise de um sistema logistico, que nunca podemos pensar de forma reducionista De causa e efeito: há muitas variaveis independentes que interagem para provocar um efeito, e deveremos utilizar todas as ferramentas disponíveis para analisá-las.

2 Edifício Conceitual da Logística
Engenharia Gerenciamento Administração Operação Fluxo Decisão Recursos Organização Suprimentos Produção Distribuição Serviços Verificamos que dentro do modelo conceitual proposto temos varias “caixas” , volumes no espaço decorrente da intersecção de planos correspondentes a cada uma das dimensões. É possível agora examinarmos cada segmento de determinada dimensão sob todos os enfoques das demais , já que cada volume corresponde a a uma combinação de três enfoques diversos. Ex.: Examinarmos a produção na dimensão do fluxo, podemos utilizar o conceito engenharia da dimensão atividade e o conceito gestão de recursos da dimensão domínios.

3 Operação Industrial – Uma visão Logística
Em função dos desejos dos clientes, é projetada a operação da área industrial. Ela envolve a Escolha dos recursos tecnológicos mais indicados, incluindo conceitos que hoje são fundamentais para competitividade, tais como: just-in-time (JIT), flexible manufacturing system (FMS), computer integrated manufactoring (CIM) , total quality control(TQC), total produce maintenace(TPM), e ferramentas como Kamban, robótica, materials requeriment planning (MRP I), Manufactoring resouces planning (MRP II), enterprise resource planning (ERP) e simulação de sistemas. Interação direta da Logística: Processos de definição de layout Sistemas de abastecimento Logística de abastecimento Localização da fábrica Localização das centrais de estoque, etc.

4 Logística de Transporte Distribuição física
Toda empresa, em praticamente todos os setores, criam produtos com as mais diversas utilidades, mas muitas vezes é preciso contar com a ajuda de outras empresas e outros serviços, para chegar com seus produtos no mercado consumidor. Para isso é necessário a utilização dos modais disponíveis para esse transporte. Devemos analisar os seguintes fatores na questão do transporte: pontos de embarque e desembarque; b) custos relacionados com embarque, desembarque, cuidados especiais, frete até o ponto de embarque, frete internacional, manuseio, dentre outros; c) prazo de entrega; d) características da carga; e e) possibilidades de uso do meio de transporte, tais como disponibilidade, freqüência, rapidez, segurança, adequação e exigências legais.

5 Existem as seguintes modalidades de transportes:
a) intermodal - refere-se a uma mesma operação que envolve dois ou mais modos de transporte, onde cada transportador emite um documento e responde individualmente pelo serviço que presta; b) rodoviário - os transportadores rodoviários transportam mais de 75% da tonelagem de produtos agrícolas, e são mais flexíveis e versáteis do que as outras modalidades. “Esta flexibilidade é possível devido à rede de mais de 7 milhões de quilômetros de estradas, possibilitando, desta forma, a oferta de serviço ponto-a-ponto, entre praticamente qualquer combinação de origem-destino” c) Ferroviário - esta modalidade geralmente custa menos (na base de peso) do que o transporte rodoviário e aéreo. É apropriado para mercadorias agrícolas a granel, minério, derivados de petróleo e produtos siderúrgicos. Comporta, também, o tráfego de containers. d) Aéreo - proporciona rápido tempo-em-trânsito, mas demora nos terminais e na entrega, o que pode reduzir um pouco tal vantagem. Ideal para pequenas cargas urgentes e de alto valor. Regulamentado pela International Air Transport Association (IATA) e por acordos internacionais. Os agentes de carga IATA são os intermediários entre as empresas aéreas e os usuários. e) Marítimo - representa quase a totalidade dos serviços internacionais de movimentação de carga. É o meio mais utilizado por seu baixo custo.

6 Principais Tipos de Navios
l Navios Cargueiros l Navios Porta-Contêineres l Navios Roll-on/Roll-off l Navios Multi Propósito l Navios Graneleiros l Navios Tanque l Navios Ore-oil

7 Modais de Transporte Aviões cargueiros Transporte Terrestre Rodoviário
Ferroviário


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