Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Luísa da Costa Belém Alterado mais de 8 anos atrás
2
Programa criado em 2003.
3
Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo Federal
4
O Programa Ações: Capacitação e inovação; Mercado; Qualidade.
5
O Programa Ele é compatível com o modelo CMMI (Modelo de Maturidade) e é baseado nas normas ISO/IEC 12207 (Processo de Ciclo de Vida do Software) e ISO/IEC 15504 (Avaliação de Processos).
6
O Modelo Leva em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e necessidades de negócios da indústria de software nacional, estabelecendo um caminho economicamente viável para pequenas e médias empresas.
7
O Modelo Serve para: Conhecer o fluxo de trabalho; Identificar oportunidades de melhorias; Definir papéis e responsabilidades; Unir pessoas e tecnologia.
8
O Modelo O modelo tem o foco nos processos de: Estabilidade; Funcionalidade; Interface intuitiva; Eficiência ; Manutenção; Portabilidade.
9
O Programa O programa MPS.BR é dividido em 3 modelos: Modelo de Referência – MR-MPS; Modelo de Avaliação – MA-MPS; Modelo de Negócio – MN-MPS.
10
Modelo de Referência (MR-MPS)
11
BASE TÉCNICA
12
7 NÍVEIS DE MATURIDADE
13
PROCESSOS DOS NÍVEIS DE MATURIDADE MR - MPS NÍVEL - G GERÊNCIA DE PROJETOS: Manter estratégias relativas as atividades, recursos e compromissos de um projeto; GÊRENCIA DE REQUISITOS: Foco no produto e componentes a serem desenvolvidos.
14
NÍVEL - F GERÊNCIA DE MEDIÇÃO: Coletar, armazenar e verificar dados; CONFIGURAÇÃO: Manter a integridade dos produtos de trabalho de todo o processo ou projeto e fornecer informações aos stakeholders; GARANTIA DE QUALIDADE: Fazer com que a execução dos processos e produtos de trabalho esteja de acordo com o planejado, obtendo padrões; PORTFÓLIO DE PROJETOS: Manter um projeto desde que seja necessário e sustente o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa; AQUISIÇÕES: Estabelecer um acordo e negociando com clientes e fornecedores para que o produto atenda a expectativa de todas as partes envolvidas.
15
NÍVEL - E GERÊNCIA DE REUTILIZAÇÃO: Gerenciar o ciclo de vida dos ativos reutilizáveis como documentação ou software já em uso; RECURSOS HUMANOS: Recursos, conhecimentos e habilidades na integração de funcionários e qualidade em treinamento; PROCESSO ORGANIZACIONAL: Conjunto de processos aplicáveis as necessidades do negócio.
16
NÍVEL - D DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS: O que é funcional ou não, expectativas do cliente ao produto ou interface; INTEGRAÇÃO DO PRODUTO: Compor o produto o deixando íntegro e consistente com o projeto e que seus requisitos satisfaçam o ambiente alvo; VERIFICAÇÃO: Verificar cada processo se atende os requisitos definidos; VALIDAÇÃO: Fazer a confirmação através da validação se o produto ou componente está de acordo com o uso ou ambiente pretendido; PROJETO - CONSTRUÇÃO DO PRODUTO: Projetar, construir e por em prática novas soluções no atendimento aos requisitos.
17
NÍVEL - C GERÊNCIA DE RISCOS: Tem como principal objetivo a redução dos riscos na empresa através de sua identificação, análise e monitoramento; GERÊNCIA DE DECISÕES: Tem como objetivo a análise crítica nas decisões sendo formal no procedimento para avaliar alternativas disponíveis; DESENVOLVIMENTO PARA REUTILIZAÇÃO: Identificar reutilizações no sistema ativo da empresa e desenvolver novas oportunidades pela engenharia de aplicação.
18
NÍVEL - B GERÊNCIA DE QUANTIDADE E QUALIDADE: Evolução da gerência de projetos com novos resultados em atenção a gerência quantitativa e qualitativa, satisfazendo os atributos do processo.
19
NÍVEL - A EM OTIMIZAÇÃO: Processos dos níveis anteriores mais análise de desempenho para atingir a meta de satisfação e os atributos dos processos.
20
Método de Avaliação (MA –MPS)
21
Método de Avaliação (MA –MPS) Tem como objetivo orientar a Realização de avaliações com base Na norma internacional ISO/IEC 15504;
22
1.Contratar a Avaliação; 2.Preparar a realização da avaliação; 3.Realizar a avaliação inicial; 4.Documentar os resultados da avaliação 4 Subprocessos:
23
Método de Avaliação Constatar a avalição Preparar para a realização da avaliação Realizar a avaliação Documentar os resultados da avaliação 1- Pesquisa de instituições avaliadoras 2- Estabelecer contrato 1- Viabilizar a avaliação 2- Planejar a avaliação 3- Preparar a avaliação 1- Conduzir a avaliação inicial 2- Avaliar a execução do processo de avaliação 1- Relatar Resultados 2- Registrar os resultados
24
Modelo de Negócio (MN-MPS)
25
Implantação seguindo o MR-MPS; Avaliação seguindo o MA-MPS pelas Instituições Avaliadoras; Certificação de Consultores de Aquisição (CA); Programas anuais de treinamento Modelo de Negócio
26
Modelo de Negócio Cooperado (MNC-MPS) Modelo de Negócio Específico (MNE-MP)
27
Vantagens e Desvantagens
28
Vantagens Modelo de processo mais rápido para ser adquirido; Adequado à realidade brasileira e mais acessível do que os modelos de projeto como CMMI; Possui sete níveis de maturidade; A implantação é mais gradual adequada às micro, pequenas e médias empresas; Possui compatibilidade com CMMI, facilitando a obtenção do certificado, avaliação periódica das empresas (de 2 em 2 anos) e definição; Implementação e avaliação do MR-MPS em empresas baseada em forte interação Universidade-empresa, o que incentiva o desenvolvimento tecnológico e de negócios.
29
Desvantagens Mesmo tendo como foco do MPS.BR, as micro, pequenas e médias empresas alcançarem a qualidade nos processos e nos produtos desenvolvidos e também servindo como uma alternativa para o CMMI, a certificação não é competitiva o suficiente para tornar a empresa competitiva internacionalmente.
30
Exemplos
31
CONCLUSÃO A melhoria dos processos de softwares é uma necessidade cada vez maior nas empresas de TI, e diante desta realidade, esta certificação é uma maneira de alcançar a maturidade dos processos e melhorar seu nível de qualidade. Sendo muito bem aceita no mercado nacional, ainda não é reconhecida internacionalmente com o mesmo peso de outras certificações mais conhecidas, mas mostra o interesse das empresas em otimizar seus produtos.
32
Obrigado.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.