Agenda de hoje Mudanças do mercado Diversidade Inclusão Intervalo

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Apresentação em tema: "Agenda de hoje Mudanças do mercado Diversidade Inclusão Intervalo"— Transcrição da apresentação:

0 Seminário “Diversidade & Inclusão na nova realidade”

1 Agenda de hoje Mudanças do mercado Diversidade Inclusão Intervalo
Estudos de caso Diversidade internacional

2 Objetivos de hoje Desenvolver conscientização e sensibilidade para a diversidade e a inclusão. Aumentar seu nível de conhecimento e compromisso com a iniciativa “Diversidade & Inclusão” da Tyco. Compreender a importância do apoio à cultura onde a diferença é valorizada como uma regra de operações.

3 A missão “Diversidade & Inclusão” da TYCO International
Aumentar nossos negócios por meio de um ambiente inclusivo que valorize e desenvolva uma força de trabalho diversificada. Objetivo Por meio da diversidade, teremos acesso às melhores pessoas; Por meio da inclusão, seremos o melhor exemplo para as pessoas.

4 A missão “Diversidade & Inclusão” da TYCO International (continuação)
Resultados – Diversidade Promover uma força de trabalho que compreenda um conjunto de pessoas com diferentes estilos de pensamento, perspectivas e abordagens ao trabalho. Promover uma força de trabalho e equipe de líderes que reflitam a diversidade das comunidades onde trabalhamos e das regiões que atendemos. – Inclusão Garantir que nossos gerentes demonstrem um estilo de liderança inclusiva, que envolva todos os colegas, para contribuir totalmente. Promover na força de trabalho uma cultura e um clima que acolham e apoiem todos para maximizar o potencial de todos os funcionários.

5 Diversidade & Inclusão
Uma iniciativa estratégica dos negócios.... ….impulsionada pelas mudanças demográficas

6 Mudanças demográficas
Participação da força de trabalho por sexo nos Estados Unidos Homens Mulheres Em 1970, 43,3% das mulheres de 16 anos de idade ou mais, nos Estados Unidos, faziam parte da força de trabalho. A taxa cresceu continuamente durante aproximadamente três décadas antes de alcançar o que parece ser um pico da taxa de participação da força de trabalho feminina, com 60,0% em Entretanto, sabemos agora que a tendência de crescimento continuou de 2006 a Durante mais de 30 anos, a taxa masculina caiu lentamente até chegar em 73,3% em 2005. Fonte: Ministério do trabalho dos Estados Unidos, Departamento de estatísticas trabalhistas Fonte: Serviço de recenseamento dos EUA, 2004, “Projeções provisórias dos EUA por idade, sexo, raça e origem hispânica”

7 Mudanças demográficas
A força de trabalho com idade acima dos 55 anos aumentará em 49% de 2002 a À medida que a geração "baby boom" (nascida no período de explosão de natalidade nos EUA, após a segunda guerra mundial) alcançar a idade de aposentadoria, teremos um aumento de três vezes na população com mais de 65 anos de idade. Em comparação, estima-se um crescimento de 9% no número de trabalhadores de 16 a 24 anos de idade no mesmo período. Outro problema ocorre com os jovens prontos para ingressar na força de trabalho, que retoma as discussões sobre o modo de gerenciar funcionários de gerações diferentes. No futuro, o sucesso das organizações, onde estarão reunidas várias gerações como nunca antes aconteceu, dependerá de funcionários de todas as idades trabalhando eficiente e respeitosamente em equipe. Isso significa que estereótipos e generalizações não poderão prevalecer. Sem dúvida, diferentes grupos etários tiveram experiências diferentes no mundo e as estratégias de recrutamento e retenção têm sido cada vez mais influenciadas pelo reconhecimento dessas diferenças, com o objetivo de compreender melhor como podemos trabalhar juntos com mais eficiência. Fonte: Serviço de recenseamento dos EUA, 2004, “Projeções provisórias dos EUA por idade, sexo, raça e origem hispânica”

8 Mudanças demográficas
2000 População e projeção dos EUA Estimativa de 2000 a 2050 2050 Você sabia que até 2050 a população hispânica duplicará em relação a 2000 e que a população minoritária será a metade da população dos EUA? Essa tendência já ocorreu na Califórnia e, mais recentemente, no Novo México e Texas. “Outros” inclui índios americanos, povos indígenas do Alasca, povos indígenas do Havaí, povos indígenas de ilhas do Pacífico e duas ou mais raças 8 Fonte: Serviço de recenseamento dos EUA, 2004, “Projeções provisórias dos EUA por idade, sexo, raça e origem hispânica” 8

9 Aumento do poder aquisitivo das minorias
Poder aquisitivo dos consumidores pertencentes às minorias: cerca de US$ 1,8 trilhões Projetado para aprox. US$ 2,6 trilhões em 2009 US$ 2,6 tri US$ 1,8 tri US$ bilhões US$ 1,4 tri Enquanto a população minoritária continua crescendo em números, a economia doméstica das minorias continua crescendo em termos de riqueza e renda. O poder aquisitivo das minorias chegará a mais de US$ 2,8 trilhões em 2008, um aumento de 44% em apenas quatro anos. US$ 0,7 tri 9 Fonte: The Multicultural Economy : America’s Minority Buying Power; Selig Center for Economic Growth, University of Georgia, maio de 2004; análise BCG 9

10 Mudanças demográficas
Os clientes, acionistas e funcionários das principais empresas pertencem cada vez mais a minorias étnicas e mulheres. Na década de 2002 a 2012, o BLS (Bureau of Labor Statistics, departamento de estatísticas trabalhistas) dos EUA prevê que as minorias étnicas crescerão até equipararem-se a mais de um terço da força de trabalho total, estimada em 162 milhões. Até 2050, 70% da força de trabalho dos EUA serão compostos por mulheres e minorias étnicas. 10

11 O business case da diversidade
Mudanças demográficas Força de trabalho idosa na economia industrializada Maior proporção de mulheres no local de trabalho e em cargos responsáveis por decisões Número maior de relações à distância em organizações globais Mais aceitação e reconhecimento pela orientação sexual Contato entre antecedentes nacionais, culturais e étnicos diversificados 11

12 “Mudança” “Estou convencido de que, se a taxa de mudança interna de uma organização for menor que a taxa de mudança externa, o fim está próximo.” Jack Welch Ex-presidente e diretor executivo General Electric

13 A diversidade definida
O que é? Por que ela é importante? Como afeta nosso futuro?

14 Diversidade Diferenças importantes Afeta nossa capacidade de êxito
Influencia o modo como somos percebidos no mercado de trabalho

15 Exercício da diversidade
As dimensões da diversidade 15

16 Exercício das dimensões da diversidade
Internas Externas Organizacionais Gênero Localização regional Função/departamento Raça Hábitos pessoais Local de trabalho Orientação sexual Antecedentes acadêmicos Corporativas/de campo Capacidade física Experiência profissional Gerenciamento/ cargos de confiança Consciência étnica Aparência Turno Religião Renda Estabilidade Idade Estado civil União

17 Atualmente não se trata de...
Tentar convencer as pessoas Julgar seus pensamentos e ideias Um evento ou comemoração Oportunidades iguais de emprego/ações afirmativas/discriminação Discriminação inversa Jogo de “soma zero” (em que para alguém ganhar é preciso alguém perder) É fato que existem várias forças que impulsionam o gerenciamento da diversidade. Elas refletem a realidade, mas atualmente não se trata disso. 17

18 Atualmente se trata de... Diferenças que nos ajudam a atingir nossas metas de negócios Atrair os maiores e mais brilhantes talentos Fazer parte de uma cultura que possa competir e sobreviver em um mercado em transformação Um compromisso contínuo Atualmente, trata-se de metas econômicas de desempenho. O caso da lucratividade está ficando claro. Quando se compara o desempenho financeiro de 5, 11 e 20 anos, de empresas comprometidas com a diversidade e o respectivo trabalho progressivo, com o de empresas que não fazem esse trabalho, ou que o fazem de modo ineficiente, as primeiras superam significativamente o desempenho destas últimas em vendas e desempenho. 18

19 Inclusão O que é? Por que ela é importante?
Como ela influencia nosso sucesso a curto e longo prazo?

20 Quando foi a primeira vez que você se sentiu diferente?

21 Inclusão (continuação)
Todos têm uma oportunidade justa de participação. As diferenças são respeitadas e acolhidas como regra de interação. O jogo de “soma zero” não existe. A liderança se apresenta de muitas formas.

22 O business case da inclusão
Mudanças demográficas Quem faz a cultura da nova tecnologia? Atraindo e mantendo os melhores e mais brilhantes Comparando gerações Inovação e criatividade Interdependência global

23 Exercício Exemplos de comportamentos de inclusão no local de trabalho

24 Estudo de caso I Bill trabalha no atendimento ao cliente de um escritório movimentado e está pronto para encerrar o expediente, quando toca seu telefone. Uma cliente atual, que tem um sotaque extremamente difícil de entender, deseja devolver um produto juntamente com a remessa, o que não é permitido. Bill não consegue se comunicar com a cliente de modo que ela possa entender, ficando ambos frustrados. O que normalmente deveria ser uma chamada de cinco minutos se transforma agora em uma difícil chamada de 20 minutos. Por fim, Bill conclui a chamada e imita o sotaque da cliente, ridicularizando-a. Em seguida, diz “Essas pessoas deviam aprender a falar inglês, já que vão morar aqui!” Por acaso, outros colegas ouvem os comentários de Bill e um colega diz “Alguém precisa dizer algo a ele”.

25 Instruções do estudo de caso
No pequeno grupo, faça o seguinte: Nº 1 - Identifique os problemas e preocupações deste caso. Nº 2 - Prepare-se para apresentar suas recomendações para o grande grupo. Nº 3 - Esteja preparado para apontar os prós e contras de sua recomendação ao grande grupo.

26 Estudo de caso II No almoço, um grupo de funcionários do departamento de compras estava conversando sobre o final de semana. Uma mulher disse “Fui assistir à peça RENT e gostei. Mas mulheres beijando mulheres e homens beijando homens, sabe, “os gays” eram nojentos!” Muitas pessoas olharam para baixo ou desviaram o olhar, mas ninguém disse nada.

27 Estudo de caso III Mary trabalhou em seu novo departamento durante cerca de seis semanas. Toda segunda-feira pela manhã, os projetos da semana são designados e Mary percebeu que Bob e Ed, que são mais extrovertidos e ativos, parecem obter as melhores tarefas. Na reunião desta semana, Mary, que geralmente parece calma, ousadamente disputa o projeto que deseja e consegue obtê-lo. Seu gerente diz “Mary, fiquei espantado com seu comportamento na reunião de hoje… Pensei que tinha contratado uma dama”. Mary olha para um colega e diz “Preciso dizer algo, mas não estou certa de quê nem de como dizer”.

28 Diversidade internacional
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29 Hipóteses de questões da diversidade internacional
Os funcionários viajarão mais e farão mais negócios fora de sua terra natal nos próximos anos As respectivas leis contra discriminação, assédio e de direitos humanos variam e em alguns países não existem 29

30 Desafios provenientes de maior interação internacional
Os fusos horários devem ser reconhecidos e levados em consideração Ao viajar, o transporte internacional deve ser reconfirmado e previsto Os documentos necessários para a viagem devem ser confirmados para simplificar o processo alfandegário O acesso a telefones e à Internet pode exigir ferramentas ou equipamentos diferentes 30

31 Desafios... continuação Remédios e receitas médicas frequentemente devem ser levados em recipientes autorizados A comida e os hábitos alimentares podem ser diferentes O horário comercial pode ser diferente em outros países Intervalos e almoços podem durar mais ou menos tempo É essencial familiarizar-se com os protocolos locais e com a etiqueta social Os momentos para a prática religiosa e eventos familiares são mais comuns em várias culturas 31

32 Desafios... continuação Linguagem corporal e gestos não verbais podem ter significados diferentes Tente aprender algumas palavras e expressões básicas na língua do país estrangeiro que você vai visitar Tente conversar com antecedência com colegas que estejam familiarizados com as regras e protocolos do país que você visitará 32

33 Resumo das perspectivas
Aprenda o que pode e o que não pode ser feito no país que você vai visitar ou trabalhar Esteja aberto a opiniões quando as pessoas oferecerem conselhos em outros locais Quanto mais você respeitar o comportamento local em relação a família, trabalho e religião, mais sucesso terá em outros locais Teleconferências internacionais devem ser realizadas em horários convenientes para todos os participantes 33

34 Revisão dos objetivos de hoje
Desenvolver conscientização e sensibilidade para a diversidade e a inclusão. Aumentar seu nível de conhecimento e compromisso com a iniciativa “Diversidade & Inclusão” da Tyco. Compreender a importância do apoio à cultura onde a diferença é valorizada como uma regra de operações. 34 34

35 Comentários finais 35

36 Diversidade & Inclusão: evento de treinamento do facilitador

37 Diretrizes O foco deste momento de treinamento do facilitador é fornecer uma percepção estratégica sobre a preparação e a disponibilidade de um evento eficiente de treinamento sobre diversidade, que você possa personalizar de acordo com as necessidades locais. Cada facilitador deve desenvolver suas próprias histórias e exemplos de situações relevantes para que os eventos de treinamento sejam atrativos.

38 Hipóteses Todos os facilitadores concluíram o treinamento de diversidade como participantes. Todos os facilitadores prepararão os adendos dos documentos de seus treinamentos de diversidade para que sejam relevantes e pertinentes em relação às situações locais.

39 Modelo para os módulos de treinamento
Apresentação de abertura feita pelo líder a respeito de Diversidade & Inclusão. Definir Diversidade & Inclusão. Apresentar business case de Diversidade & Inclusão. Comparar entre os significados de Diversidade & Inclusão em 2009. Oferecer histórias de caso para análise e relatório. Desenvolver planos de ação para fazer algo tangível antes da conclusão do treinamento. 39

40 Obrigações do líder local
Eles entenderam a mensagem? Estão dispostos a compartilhar uma visão de inclusão local? Responsabilizarão seus subordinados pelos objetivos de desempenho vinculados a Diversidade & Inclusão?

41 Conte suas próprias histórias
Compartilhe suas experiências de Diversidade & Inclusão, incluindo-as na facilitação. Compartilhe situações de momentos em que você não entendeu a mensagem e as consequências desse comportamento. Peça aos participantes para compartilhar suas próprias histórias, para que você não passe uma impressão de especialista. 41

42 Envolva a todos Quais são nossas oportunidades locais?
Quais são nossos desafios locais? Quem entende a mensagem? Quem deseja tomar a frente? Quando veremos os benefícios? Onde isso se aplica em nossa cultura? Como podemos transformar o tema em regra aqui?

43 Andrew Smith, Sócio sênior
Douglas V. Wheeler Sócio gerente 3531 Windgarden Suite 301 Memphis, Tennessee P F


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