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Introdução – ISO 12207 Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.

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1 Introdução – ISO 12207 Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura da norma NBR ISO/IEC

2 Norma ISO 12207 A ISO é uma norma internacional cuja primeira versão foi lançada em agosto/1995, consistindo na primeira Norma Internacional que descreve em detalhes os processos, atividades e tarefas que envolvem a aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação e manutenção de produtos de software.

3 Principal Objetivo - ISO 12207
A norma internacional ISO/IEC 12207 tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de softwares visando ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma mais eficaz. A norma ISO/IEC estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter- relacionamentos.

4 Objetivos - ISO 12207 Estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software; Ajuda as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software; Facilitar a contratação de produtos e serviços de software; Permitir às organizações executarem projetos de forma mais eficaz.

5 Estrutura - ISO 12207 Norma Estrutura Processo

6 Processos Fundamentais - ISO 12207
Aquisição; Fornecimento; Desenvolvimento; Operação; Manutenção.

7 Processos de Apoio - ISO 12207
Os processos de apoio tem como objetivo auxiliar outros processos, visando principalmente a qualidade e o sucesso do projeto. São representados pelos seguintes processos: Documentação: desenvolver e manter registradas as informações do software produzidas por um processo. Gerência de Configuração: estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos. Garantia de Qualidade: fornece garantia de que os produtos de trabalho e processos estejam em conformidade com os planos e condições pré-definidos.

8 Processos de Apoio - ISO 12207
Verificação: confirmar que cada produto de trabalho de software ou servi?o de um processo ou projeto reflete apropriadamente os requisitos especificados. Validação: confirmar que são atendidos os requisitos de um uso específico pretendido para o produto de trabalho de software. Revisão Conjunta: manter um entendimento comum com os stakeholders (público estratégico) a respeito do progresso obtido em relação aos objetivos acordados. Auditoria: determinar, de forma independente, a conformidade dos produtos e processos selecionados com os requisitos, planos e contratos, quando apropriado.

9 Processos de Apoio - ISO 12207
Resolução de Problema: assegurar que todos os problemas identificados são analisados e resolvidos Usabilidade: garantir que sejam considerados os interesses e necessidades dos envolvidos, visando a redução das chances de rejeição do sistema pelo usuário Avaliação de Produto: executar exame e medições sistemáticas para garantir que o produto atende às necessidades especificadas e implícitas dos seus usuários

10 Processos Organizacionais - ISO 12207
Têm como objetivo garantir e melhorar os processos dentro da organização. São representados pelos: Processo de Gerência: Define as atividades genéricas que podem ser empregadas por quaisquer das partes que têm que gerenciar seus respectivos processos. O gerente é responsável pelo gerenciamento de produto, gerenciamento de projeto e gerenciamento de tarefa dos processos aplicáveis, tais como: aquisição, fornecimento, desenvolvimento, operação, manutenção ou processos de apoio.

11 Processos Organizacionais - ISO 12207
Processo de Infraestrutura: Define as atividades para estabelecer e manter a infraestrutura necessária para qualquer outro processo. A infraestrutura pode incluir hardware, software, ferramentas, técnicas, padrões e recursos para o desenvolvimento, operação ou manutenção. Processo de Melhoria: Define as atividades básicas que uma organização (isto é, adquirente, fornecedor, desenvolvedor, operador, mantenedor, ou o gerente de outro processo) executa para estabelecer, avaliar, medir, controlar e melhorar um processo de ciclo de vida de software. Processo de Treinamento: Define as atividades para prover e manter pessoal treinado. A aquisição, o fornecimento, o desenvolvimento, a operação ou a manutenção de produtos de software são extremamente dependentes de pessoal com conhecimento e qualificação. Portanto, é essencial que o treinamento seja planejado e implementado com antecedência para que o pessoal treinado esteja disponível quando o produto de software for adquirido, fornecido, desenvolvido, operado ou mantido.

12 Subprocesso de Análise dos Requisitos do Software
Impor todos os requisitos que o software deverá abranger; Analisar e compreender os requisitos no ambiente operacional; Priorizar a implantação do software; Comunicar a todas as partes envolvidas os requisitos levantados; Os requisitos devem ser aprovados por todos os envolvidos no projeto; Avaliar as mudanças dos requisitos quanto aos impactos em relação à parte técnica, analisando os custos e o cronograma definido.

13 Conclusão - ISO 12207 Em geral, a qualidade é um assunto muito complexo, pois possui vários significados e com importância diferente entre pessoas, portanto há medidas e boas práticas para que a qualidade seja atingida e aceitável para todos. Normas são um dos principais métodos para se obter a qualidade, e a Norma NBR ISO/IEC tem um papel muito importante na qualidade de um software, visto que o principal objetivo desta é detalhar cada um dos processos do ciclo de vida de um projeto, e a partir dos processos avaliados, obter a organização da estrutura da empresa. Sabemos que os processos bem definidos em um projeto são essenciais para o desenvolvimento do mesmo, afinal a implantação de um software com qualidade começa, normalmente, através da definição do processo de software. A definição dos requisitos é a parte mais importante do projeto, pois é nesse momento em que o cliente expõe todas as suas necessidades e prioridades, e com a ajuda da norma apresentada esses processos se tornam mais organizados e consequentemente de melhor entendimento entre todos os envolvidos, o que leva o projeto ao sucesso e com certeza a credibilidade da empresa aumenta.

14 Alison José Lopes Correia – C23IGI-0 André Scarano Gismundo – C118JE-0
Dúvidas ? Integrantes: Alison José Lopes Correia – C23IGI-0 André Scarano Gismundo – C118JE-0 Ivan Roberto Da Silva – C1713A-9 Keila Fernanda Pina Bagnarol – C22HHA-0 Rodolfo Valentino Callegari – C14CIC-9 Lays Da Silva – C2113A-0


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