A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Censo da Educação Superior 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Censo da Educação Superior 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Censo da Educação Superior 2015
Brasília-DF | novembro de 2015

2 Módulo IES

3 Módulo IES Biblioteca e Informações Adicionais

4 Módulo IES Biblioteca A variável Itens do Acervo Impresso será desmembrada em: Títulos do Acervo de Periódicos Impressos; Títulos do Acervo de Livros Impressos; Títulos de Outros Materiais. Informações Adicionais das Bibliotecas: Títulos de Acervo de Periódicos Eletrônicos; Títulos de Acervo de Livro Eletrônico.

5 Módulo IES Biblioteca Variáveis deslocadas do Cadastro de Bibliotecas para Informações Adicionais de Bibliotecas: Usa ferramenta de Busca Integrada? Oferece Serviços pela Internet ? Utiliza redes sociais? Possui Catálogo online de Serviços Público?

6

7

8 Módulo IES Biblioteca Variáveis Excluídas: Frequência
Consulta Presencial Consulta Online

9 Módulo IES

10 Alteração de Nomenclatura de Variável
Módulo IES Alteração de Nomenclatura de Variável Censo de 2014 Censo de 2015 Possui Atendente ou membro da equipe de atendimento treinado na Língua Brasileira de Sinais - Libras? Possui Atendente treinado na Língua Brasileira de Sinais - Libras? Sítios e aplicações desenvolvidos para que pessoas percebam, compreendam, naveguem e utilize serviços oferecidos. Sítios desenvolvidos para utilização dos serviços oferecidos.

11 Alteração de Nomenclatura de Variável
Módulo IES Alteração de Nomenclatura de Variável Censo de 2014 Censo de 2015 Disponibiliza software de leitura para pessoas com baixa visão. Disponibiliza software e outras aplicações de leitura para pessoas com baixa visão. Possui Biblioteca Digital online de Serviço Público? Possui Repositório Institucional? Possui Acesso ao Portal de Periódicos Capes? É participante do Portal de Periódicos da Capes?

12 Módulo IES Preenchimento: as bibliotecas centrais e setoriais devem ser vinculadas aos locais de oferta que efetivamente utilizam seus serviços.

13 Módulo IES Biblioteca Recomendação:
Cadastrar auxiliar para preenchimento dos dados de Biblioteca e de Informações Adicionais da Biblioteca. Esses dados devem ser preenchidos por quem tem conhecimento da informação.

14 Módulo IES Infraestrutura
Para o Censo de 2015, a coleta dos dados de infraestrutura se manterá da mesma forma que ocorreu no Censo de 2014. Os quesitos de infraestrutura continuarão de preenchimento não obrigatório. Equipe do Censo acompanha e participa das reuniões que estão ocorrendo na Seres/MEC, que objetivam fazer uma proposta para coleta dessas informações.

15 Módulo Curso

16 Módulo Curso A Verificação de Erros do Módulo Curso será semelhante a Verificação de Erros do Modulo Aluno:

17 Módulo Curso

18 Módulo Curso

19 Módulo Curso

20 Módulo Docente

21 Vínculo do docente à IES
Módulo Docente Definição Vínculo do docente à IES Definição Atual Definição Censo 2015 Refere-se à situação do docente que esteve no ano de referência do Censo atuando por no mínimo 16 dias na IES. Refere-se à situação do docente que esteve no ano de referência do Censo atuando por no mínimo 60 dias na IES. Para ser vinculado à IES: o docente deve ter contribuído para a formação dos alunos ou ter contribuído com pesquisa, extensão, gestão, planejamento e avaliação.

22 Módulo Docente

23 Módulo Docente

24 Módulo Docente A Verificação de Erros do Módulo Docente será semelhante a Verificação de Erros do Modulo Aluno:

25 Módulo Docente Docente Visitante/Convidado/Voluntário

26

27 Módulo Aluno

28 Módulo Aluno Novas Variáveis (vínculo do aluno ao curso)
Carga horária total do curso por aluno: Cada aluno pode possuir uma carga horária a depender do currículo que este aluno deve integralizar. Carga horária integralizada pelo aluno: soma-se a carga horária apenas das disciplinas que fazem parte da matriz curricular do curso e que o aluno tenha sido aprovado.

29 Módulo Aluno Novas Regras
As variáveis carga horária integralizada e carga horária total serão obrigatórias para todos os alunos. Para alunos formados, a carga horária integralizada deve ser maior ou igual a carga horária total do curso informada pelo aluno. Se o aluno se transferir de ABI para um curso vinculado, a carga integralizada no curso destino deverá ser maior ou igual ao da área básica.

30 Módulo Aluno Carga de dados
Para o Censo de 2015, serão carregados para todos os alunos cursando e matrícula trancada, os seguintes dados das variáveis do Censo 2014: Forma de ingresso Semestre de ingresso Para os cursos de licenciatura, aluno PARFOR Tipo de escola que concluiu o Ensino Médio.

31 Módulo Aluno Justificativas
O botão de Justificar Alunos do Censo Anterior só irá aparecer caso a verificação de alunos não tenha apresentado erro. Cada vez que o Justificar Alunos for executado, ele irá remover casos que não fazem mais sentido. Ele também pedirá novas justificativas, caso as situações dos alunos tenham sido alteradas provocando situações de justificativas.

32 Módulo Aluno Justificativas
As justificativas passarão a considerar o curso representado: 101 Administração 201 Administração Curso Representado CENSO 2013 Aluno Curso Situação de Vínculo Aline 101. Administração Transferido João Formado Marcelo Desvinculado CENSO 2014 Aluno Curso Situação de Vínculo Aline 201. Administração Desvinculado João Cursando Marcelo Formado Será necessário justificar os alunos que reapareceram no curso representante.

33 Módulo Aluno Regras para a varável Cor/Raça Prioridade 1:
Cor/raça (Preta, Parda e Indígena) com "programa de reserva de vagas- Étnico" em algum curso. A informação que será mantida no banco de dados será a primeira que foi informada. Ou seja, após uma IES marcar um aluno com raça preta, parda ou indígena e programa de reserva de vagas étnico, este aluno só poderá ter alterado sua cor/raça se o programa de reserva de vagas étnicos for desmarcado primeiro.

34 Módulo Aluno

35 Módulo Aluno

36 Módulo Aluno Regras para a varável Cor/Raça Prioridade 2:
Cor/raça (branca, preta, parda, amarela, indígena) sem "programa de reserva de vagas" em todos os vínculos do aluno. Se a substituição for entre cor/raça da mesma prioridade 2, a informação que deve ser mantida no banco será a última informada. Essa opção poderá ser substituída por opções de prioridade 1.

37 Módulo Aluno

38 Módulo Aluno

39 Módulo Aluno

40 Módulo Aluno

41 Módulo Aluno Regras para a varável Cor/Raça Prioridade 3:
A opção "Aluno não quis declarar cor/raça" Essa opção poderá ser substituída por opções de prioridade 1 e 2.

42 Módulo Aluno

43 Módulo Aluno

44 Módulo Aluno

45 Módulo Aluno Regras para a varável Cor/Raça Prioridade 4:
A opção "Não dispõe da informação“. Essa opção poderá ser substituída por opções de prioridade 1, 2 e 3.

46 Módulo Aluno

47 Módulo Aluno

48 Módulo Aluno

49 Módulo Aluno

50 Módulo Aluno Regras para a varável deficiência física: Prioridade 1:
Deficiência igual a “Sim” com "programa de reserva de vagas - Pessoa com deficiência" em algum curso. Não haverá substituição de “Sim” para “Não”. No online, ao salvar o cadastro, o sistema apresentará a mensagem: "O campo deficiência não pode ser alterado, o aluno está vinculado a um programa de reserva de vagas – Pessoa com deficiência – em outra IES.". Ou seja, quando o aluno tiver reserva de vagas por deficiência, prevalecerá a informação prestada pela IES em que este aluno possui a reserva de vagas. O campo “Tipo de deficiência” não passa por crítica do sistema.

51 Módulo Aluno

52 Módulo Aluno

53 Módulo Aluno Regras para a varável deficiência física: Prioridade 2:
Deficiência igual a “Sim” ou “Não” sem “programa de reserva de vagas” em todos os vínculos do aluno. Neste caso, a informação só não poderá ser substituída por “Não dispõe da informação”.

54 Módulo Aluno

55 Módulo Aluno

56 Módulo Aluno

57 Módulo Aluno

58 Módulo Aluno Regras para a varável deficiência física: Prioridade 3:
A opção "Não dispõe da informação“. Essa opção poderá ser substituída por opções de prioridade 1 e 2. Ou seja, somente o campo em branco não pode substituí-la.

59 Módulo Aluno

60 Módulo Aluno

61 Módulo Aluno

62 Módulo Aluno

63 Cronograma

64 Cronograma Censo 2015 Universidades Federais
01/02/2016 – abertura do Sistema do Censo da Educação Superior na Internet para entrada de dados; 01/02 a 01/04/2016 – período de coleta de dados, por digitação nos questionários online e por importação de dados pela Internet; 04/04 a 15/04/2016 – período de verificação da consistência dos dados coletados; 18/04 a 13/05/2016 – período de conferência e validação dos dados pelas IES; 16/05 a 27/05/2016 – período de consolidação e homologação dos dados.

65 Cronograma Censo 2015 Demais IES
01/02/2016 – abertura do Sistema do Censo da Educação Superior na Internet para entrada de dados; 01/02 a 22/04/2016 – período de coleta de dados, por digitação nos questionários online e por importação de dados pela Internet; 25/04 a 13/05/2016 – período de verificação da consistência dos dados coletados; 16/05 a 10/06/2016 – período para ajustes dos dados; 13/06 a 15/07/2016 – período de consolidação e homologação dos dados.

66 Cronograma Censo 2015 Todas IES
18/07 a 15/08/2016 – período de preparação de dados; 23/08/2016 – período de verificação da consistência dos dados coletados.

67 Obrigado! Equipe do Censo


Carregar ppt "Censo da Educação Superior 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google