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Final do século XIX na Europa

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Apresentação em tema: "Final do século XIX na Europa"— Transcrição da apresentação:

1 Final do século XIX na Europa
CAPÍTULO 16 Final do século XIX na Europa

2 GAUGUIN CÉZANNE VAN GOGH
ENTRE OS ARTISTAS QUE MUDARAM A ARTE NO FINALDO SÉCULO XIX FIGURAM PINTORES DE TENDÊNCIAS BEM DIVERSAS. ALGUNS, COMO GAUGUIN,CÉZANNE E VAN GOGH, CHEGARAM A ENVOLVER-SE COM O IMPRESSIONISMO, MAS DEPOIS DESENVOLVERAM DIFERENTES TIPOS DE PINTURA.

3 TEMOS, AINDA, TOULOUSE-LAUTREC, QUE RETRATOUA VIDA PARISIENSE DE MODO MUITO PESSOAL ENÃO SE LIGOU A NENHUM MOVIMENTO ARTÍSTICO.

4 GAUGUIN: A LIBERDADE NA ESCOLHA DA COR
PAUL GAUGUIN ( ) PARTICIPOU DA QUINTA EXPOSIÇÃO COLETIVA DO MOVIMENTO IMPRESSIONISTA, EM 1880.

5 O Cristo Amarelo, 1889 POR VOLTA DE 1884, PORÉM, SUA OBRA JÁ SUPERAVA ESSA TENDÊNCIA EM ALGUNS ASPECTOS, COMO O USO DA TINTA PURA E EM ÁREAS DE COR BEM DEFINIDAS - E A COR DOS OBJETOS, QUE DEIXA DE IMITAR A REALIDADE.

6 A DEFINIÇÃO NA COR E NOS CONTORNOS
A PERSONAGEM BÍBLICA JACÓ TEM UMA LONGA HISTÓRIA DE CONFLITO COM SEU IRMÃO, ESAÚ. DEPOIS DE MUITOS ANOS AFASTADO, JACÓ VOLTA PARA CASA.

7 SEGUNDO O TEXTO BÍBLICO, NA VIAGEM DE VOLTA OCORRE O EPISÓDIO EM QUE ELE LUTA EM SILÊNCIO COM UM ESTRANHO DURANTE UMA NOITE INTEIRA. EM ALGUMAS VERSÕES, ESSE ESTRANHO É UM ANJO; EM OUTRAS, É O PRÓPRIO DEUS.

8 NA CENA PINTADA POR GAUGUIN, QUE VOCÊ VÊ EMBAIXO,VEMOS UM ANJO
NA CENA PINTADA POR GAUGUIN, QUE VOCÊ VÊ EMBAIXO,VEMOS UM ANJO. OBSERVE COMO AS CORES SÃO BEM DEFINIDAS E OCUPAM ÁREAS DETERMINADAS - NOS CHAPÉUS,NAS ROUPAS E NO FUNDO, POR EXEMPLO. JACÓ E O ANJO (1888), DE GAUGUIN. DIMENSÕES: 73 CM X 92 CM. GALERIA NACIONAL DA ESCÓCIA, EDIMBURGO

9 NOTE AINDA COMO O PINTOR EVIDENCIA BEM O CONTORNO DAS FIGURAS POR MEIO DE UMA LINHA ESCURA.

10 O PARAÍSO DE GAUGUIN NO SÉCULO XIX, A FRANÇA, PAÍS DE GAUGUIN, ERA UM CENTRO DE GRANDE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E INDUSTRIAL. NOTE O CONJUNTO DE PEQUENAS ILHAS, NO OCEANO PACÍFICO, AO SULDO EQUADOR, QUE FORMA O TAITI.

11 ESSAS ILHAS, COM A NATUREZA PRESERVADA, SEM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMUNS NA EUROPA À ÉPOCA E COM A SIMPLICIDADE DE SEUS HABITANTES, DESPERTARAM O ARTISTA PARA UMA NOVA CONCEPÇÃO DE VIDA E UMA NOVA PERCEPÇÃO DA REALIDADE. ISSO, SEM DÚVIDA, SE REFLETIU EM SUA PINTURA.

12 AS CORES DO IRREAL Arearea (O cão vermelho) (1892), de Gauguin. Dimensões: 75 em x 94 em. Museu D'Orsay, Paris. OBSERVE AS CORES USADAS NESSA PINTURA: NEM TODAS CORRESPONDEM À REALIDADE.

13 O CACHORRO, POR EXEMPLO, FOI PINTADO EM TOM AVERMELHADO.

14 NOTE TAMBÉM QUE AS CORES OCUPAM ÁREAS DELIMITADAS: EXISTE A ÁREA VERDE, A BRANCA, A VERMELHA E A AZUL.

15 REPARE NA CENA COMO UM TODO: PARECE UM LUGAR TRANQUILO EM QUE AS PESSOAS SE DIVERTEM, TOCAM MÚSICA E VIVEM INTEGRADAS À NATUREZA

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17 O Filho de Deus nascido, 1896, Munique
NA DÉCADA DE 1890 GAUGUIN DEIXOU A FRANÇA PARA VIVER NO TAITI, ONDE PRODUZIU UMA SÉRIE DE TELAS QUE CONSTITUI A PARTE MAIS CONHECIDA DE SUA OBRA.

18 OS QUADROS DESSA ÉPOCA REGISTRAM A NATUREZA E A VIDA SIMPLES DE PESSOAS LIVRES DOS COMPROMISSOS E DAS DIFICULDADES DO DIA-A-DIA, PRÓPRIAS DOS CENTROS URBANOS DO SÉCULO XIX Duas Taitianas, de Gauguin. Dimensões: 94 em x 72,4 cm. Metropolitan Museum of Art

19 Van Gogh pintando os girassóis (1888), de Gauguin
Van Gogh pintando os girassóis (1888), de Gauguin. Dimensões: 73 em x 91 em. Museu Van Gogh.

20 Vairumati, de Gauguin. Dimensões: 73 em x 94 em. Museu D'Orsay, Paris

21 UMA TELA DE 4 METROS, PINTADA EM APENAS UM MÊS
UMA TELA DE 4 METROS, PINTADA EM APENAS UM MÊS. DA DIREITA PARA ESQUERDA É POSSÍVEL NOTAR UMA EVOLUÇÃO DA VIDA HUMANA. COMEÇANDO COM UMA CRIANÇA NO CANTO, UM ADULTO AO MEIO EM CONTATO COM O CONHECIMENTO E NO OUTRO EXTREMO UMA VELHA ANCIÃ.

22 CÉZANNE: A GEOMETRIA DA NATUREZA
PAUL CÉZANNE ( )T AMBÉM INICIOU SUA CARREIRA LIGADO AO IMPRESSIONISMO, MAS NÃO DEMOROU A TOMAR OUTRO RUMO. ELE NÃO SE INTERESSOU EM REGISTRAR AS VARIAÇÕES CAUSADAS PELA LUZ SOLAR.

23 BUSCOU, ISTO SIM, REPRESENTAR O QUE NÃO MUDA NOS SERES,O QUE PERMANECE: PROCUROU AS LINHAS COM QUE OBJETOS E ELEMENTOS DA NATUREZA PODEM SEM SER REPRESENTADOS.

24 A BUSCA DO QUE PERMANECE
OBSERVE NESSE QUADRO COMO AS ÁRVORES SÃO DESENHADAS COM UMA FORMA CILÍNDRICA BEM DEFINIDA. VEJA TAMBÉM COMOÉ NÍTIDA A DIFERENÇA ENTRE LINHAS HORIZONTAIS E VERTICAIS.

25 O castelo de Médan (1879-1881), de Cézanne. Dimensões: 51 em x 76 em
O castelo de Médan ( ), de Cézanne. Dimensões: 51 em x 76 em. Coleção Burrell, Glasgow

26 COM O TEMPO, A TENDÊNCIA DE CÉZANNE EM CONVERTER OS ELEMENTOS NATURAIS EM FORMAS GEOMÉTRICAS - CILINDROS, CONES, ESFERAS - ACENTUOU-SE.

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28 Madame Cézanne(1890),de Cézanne. Dimensões:89 emx70em
Madame Cézanne(1890),de Cézanne.Dimensões:89 emx70em.Museu de Arte, São Paulo. SUA ARTE AMADURECEU NO PERÍODO DE 1885 A 1895, QUANDO MOROU EM AIX-EN-PROVENCE, SUL DA FRANÇA, LONGE DA AGITAÇÃO DE PARIS. NESSA ÉPOCA, PINTOU ALGUNS RETRATOS DO FILHO E DA MULHER

29 NAS PINTURAS QUE CÉZANNE FEZ DA FAMÍLIA PODEMOS OBSERVAR O MESMO TRATAMENTO DADO A OBJETOS E ELEMENTOS DA NATUREZA. NESSE RETRATO FICA CLARA SUA INTENÇÃO DE UTILIZAR FIGURAS GEOMÉTRICAS: OBSERVE COMO O ROSTO DA MULHER DO PINTOR PARECE UMA FIGURA OVAL E OS BRAÇOS LEMBRAM AS FORMAS DE UM CILINDRO

30 Natureza morta com maçãs e laranjas,(1895-1890),de Cézanne
Natureza morta com maçãs e laranjas,( ),de Cézanne.Dimensões:73 cmx92 cm.Museu dÓrsay

31 Jogadores de cartas (1892-1895),de Cézanne
260 milhões de dólares

32 Banhistas (1906),de Cézanne
Banhistas (1906),de Cézanne. Dimensões 208 X 248 cm - Museu de Arte da Filadélfia OLHANDO A PINTURA DE CÉZANNE É FÁCIL COMPREENDER A ENORME INFLUÊNCIA POR ELE EXERCIDA SOBRE OS ARTISTAS DO INÍCIO DO SÉCULO XX, QUE CRIARAM A CHAMADA ARTE MODERNA.

33 VAN GOGH: A EMOÇÃO E A COR
O HOLANDÊS VINCENT WILLEM VAN GOGH ( )EMPENHOU-SE EM REPRESENTAR A BELEZA DO SER HUMANO E DA NATUREZA POR MEIO DA COR,ELEMENTO FUNDAMENTAL DE SUA PINTURA.

34 A PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE VAN GOGH PASSOU POR VÁRIOS PERÍODOS, DESDE OS PRIMEIROS QUADROS, EM TORNO DE 1880, ATÉ PRÓXIMO DE SUA MORTE, EM 1890.

35 OPRIMEIRO PERÍODO ESTÁ LIGADO À ÉPOCA EM QUE CONVIVEU COM OS MINEIROSBELGAS. NAS OBRAS DA ÉPOCA, PERCEBE-SE A TRADIÇÃO HOLANDESA DO CLARO-ESCURO E O INTERESSE POR TEMAS SOCIAIS. AS CORES SÃO SOMBRIAS; ASPERSONAGENS, MELANCÓLICAS. 0s comedores de batata (1885), de Van Gogh. Dimensões: 82 em x 1,14 m. Museu Vineent van Gogh, Amsterdã.

36 Mulheres mineiras carregadoras

37 A família de Vincent van Gogh:  seus pais, Theodorus e Anna Cornelia  Abaixo, da esquerda para a direita: Vincent Willem Anna Cornelia Theo Elisabeth Hubert Willemina Jacob e Vincent Cornelius. EM 1881, DEPOIS DE VÁRIOS CONFLITOS PESSOAIS, VAN GOGH VOLTOU PARA A CASA DA FAMÍLIA, NA HOLANDA.

38 A Noite Estrelada, 1889 EM 1886 FOI PARA PARIS ECONHECEU O IMPRESSIONISMO,QUE LOGO ABANDONOU, POIS PROCURAVAUM NOVO CAMINHO PARA SUA ARTE.

39 Natureza Morta com Absinto, 1887

40 INTERESSOU-SE, ENTÃO, PELO TRABALHO DE GAUGUIN, PRINCIPALMENTE PORQUE ESSE PINTOR BUSCAVA SIMPLIFICAR AS FORMAS, REDUZIR OS EFEITOS DA LUZ E USAR ZONAS DE CORES BEM DEFINIDAS.

41 Jarra com catorze girassóis (1888), de Van Gogh
Jarra com catorze girassóis (1888), de Van Gogh. Dimensões: 93 cm x 73 em. Galeria Nacional, Londres EM 1888 DEIXOU PARIS EFOI PARA ARLES, NO SUL DA FRANÇA,ONDE PASSOU A PINTAR AO AR LIVRE. O SOL FORTE DA REGIÃO MEDITERRÂNEA INFLUENCIOU SUA PINTURA E ELE APAIXONOU-SE PELAS CORES INTENSAS.

42 CARTA AO IRMÃO THEO VAN GOGH ESCREVEU MUITAS CARTAS AO IRMÃO, A FAMILIARES E AAMIGOS. NUMA DELAS, COMENTA A BELEZA DA COR AMARELAREVELADA PELA LUZ DO SOL DA REGIÃO DE ARLES. OBSERVE, NOTRECHO A SEGUIR, COMO ELE PROCUROU PALAVRAS QUE TRANSMITISSEM AO IRMÃO UMA IDÉIA DESSE AMARELO. "ARLES, AGOSTO DE AGORA NÓS TEMOS AQUI UM GLORIOSO E FORTE CALOR SEM VENTO, O QUE É BOM PARA O MEU TRABALHO. UMSOL, UMA LUZ, QUE POR FALTA DE NOME MELHOR, EU CHAMO DEAMARELO, AMARELO-LIMÃO CLARO, LIMÃO CLARO-OURO. COMO É BONITO O AMARELO“. EXTRAÍDO DE: TOUT L’OEUVRE PEINT DE VAN GOGH. PARIS: FLAMMARION,1971. V. 2, P.126.LES CLASSIQUESDE I'ART FLAMMARION

43 Por de sol, 1888

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45 Retrato do carteiro Joseph Roulin

46 Retrato do carteiro Joseph Roulin

47 Quarto em Arles Vincent van Gogh, outubro de 1888 óleo em tela 72 × 90 cm Museu Van Gogh, Amsterdã

48 Quarto em Arles (2ª versão) Vincent van Gogh, setembro de 1889 óleo em tela 73 × 92 cm Instituto de Artes de Chicago

49 Quarto em Arles (3ª versão) Vincent van Gogh, setembro de 1889 óleo em tela 56.5 × 74 cm Museu de Orsay

50 OBSERVE NESSA OBRA O EMPREGO DA COR AMARELA, QUEBRADA POR POUQUÍSSIMAS OUTRAS CORES.
JARDIN DES MARAICHERS (JARDIM DE HORTAS) 1888, DE VAN GOGH. RIIKSMUSEUM, AMSTERDÃ.

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53 VAN GOGH SOFREU VÁRIAS CRISES NERVOSAS
VAN GOGH SOFREU VÁRIAS CRISES NERVOSAS. DEPOIS DE INTERNAÇÕES E TRATAMENTOS MÉDICOS, EM 1890 FOI PARA ANVERS, CIDADE TRANQUILA AO NORTE DA FRANÇA. EM TRÊS MESES, PINTOU CERCA DE OITENTA TELAS COM CENAS INQUIETANTES, NAS QUAIS PREDOMINAM CORES FORTES E LINHAS RETORCIDAS. Retrato de Dr. Gachet 1890 (1ª versão) 148,3 milhões de dólares

54 NESSE MESMO ANO,VAN GOGH SUICIDOU-SE, DEIXANDO UMA OBRA COMPOSTA POR PINTURAS, DESENHOS E GRAVURAS.

55 ENQUANTO VIVEU,VAN GOGH NÃO TEVE RECONHECIMENTO: O PÚBLICO E OS CRÍTICOS NÃO SOUBERAM VER EM SUA OBRA OS PRIMEIROS PASSOS EM DIREÇÃO À ARTE MODERNA, NEM COMPREENDER SEU ESFORÇO PARA EXPRESSAR A BELEZA DOS SERES POR MEIO DE UMA EXPLOSÃO DE CORES.

56 A Cadeira de Van Gogh, com cachimbo

57 Doze girassóis numa jarra


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