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Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros

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Apresentação em tema: "Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Fisiologia Vegetal Plano de Ensino Prof. Etiane Skrebsky Quadros

2 Plano de Ensino Disciplina: Fisiologia Vegetal Teórica: Segunda-feira (14:00 – 16:30) Carga horária: 45h Prática: Terça-feira P1 (10:00-11:00) P2 (11:00-12:00) Carga horária: 15h Curso: Zootecnia

3 Plano de Ensino Ementa:
Relações Hídricas; Nutrição Mineral; Transporte de solutos; Fotossíntese; Respiração; Crescimento e desenvolvimento; Fitohormônios; Fotoperíodo; Controle do Florescimento; Fisiologia de sementes.

4 Plano de Ensino Conteúdo Programático
1a Unidade – Relações hídricas, Nutrição mineral e transporte de solutos Apresentação da disciplina (plano de ensino e cronograma). Balanço Hídrico das Plantas (água no sistema solo-planta-atmosfera); Nutrição Mineral (nutrientes essenciais, deficiências e distúrbios vegetais, assimilação dos nutrientes); Transporte de solutos (transporte ativo, passivo e transmembrana).

5 Plano de Ensino 2a Unidade: Fotossíntese, Respiração, Crescimento e Desenvolvimento, Fitohormônios, Fotoperíodo e Controle do florescimento. Conceitos gerais de fotossíntese (organização do aparelho fotossintético, mecanismo de transporte de elétrons, reações de carboxilação, pigmentos); Visão geral da respiração vegetal Crescimento e desenvolvimento (germinação, florescimento, fotoperíodo, fitocromo); Fitohormônios (auxina, giberelina citocinina, etileno, ácido abscísico)

6 Plano de Ensino Metodologia AULAS TEÓRICAS:
Uso do datashow e quadro branco Atividades relacionadas as aulas (questionários, seminários) AULAS PRÁTICAS: Uso do laboratório (Obrigatoriedade do avental)

7 Plano de Ensino AVALIAÇÕES:
Duas (02) provas teóricas, com questões discursivas e/ou objetivas, além de outras formas de avaliações. A avaliação teórica tem peso 7.0 (70%) As avaliações práticas serão na forma de relatórios. A avaliação prática tem peso 3.0 (30%) A nota final da disciplina será obtida através da média entre as avaliações teórica (70%) + prática (30%), totalizando 10.0 pontos ou 100%, devendo o aluno obter nota igual ou superior a seis (6.0) para conseguir aprovação.

8 Plano de Ensino Elaboração do relatório de aulas práticas de Fisiologia Vegetal O relatório de cada aula prática deverá conter: - Capa, contendo o título e os integrantes do relatório. Introdução sobre o tema (DIFERENTE DO PROTOCOLO) Objetivos. Metodologia (procedimento). Resultados e discussão. Conclusão. Respostas das questões.

9 Plano de Ensino Observações: - Prazo de entrega: uma semana após a realização da aula prática. - No relatório deve aparecer o resultado de outros grupos caso estejam trabalhando com material vegetal diferente. - Os relatórios deverão contemplar no máximo três (3) alunos. - O relatório só deverá contemplar o nome dos alunos que participaram efetivamente da aula prática. - As aulas praticas não serão repetidas e portanto não haverá recuperação!!!

10 Plano de Ensino AVALIAÇÕES:
-É obrigatória a frequência às atividades correspondentes na disciplina de Fisiologia Vegetal, ficando reprovado o estudante que não comparecer a 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, das aulas teóricas e práticas. -Para a justificativa de faltas, o estudante deverá encaminhar a solicitação à Secretaria Acadêmica do Campus.

11 Plano de Ensino AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO:
- Haverá no decorrer do semestre uma avaliação de recuperação da parte teórica, correspondente ao conteúdo da 1ª unidade e uma avaliação de recuperação correspondente ao conteúdo da 2ª unidade. O discente irá optar por realizar o conteúdo que deseja recuperar. - Não haverá recuperação de aulas praticas!!!

12 Plano de Ensino Bibliografia:
Referências Básicas (Leituras Obrigatórias) KERBAUY, G. B. Fisiologia Vegetal. Guanabara Koogan, 2004. RAVEN, P. H.; EVERT, R. F. & EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2001. TAIZ, L. & ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. Artmed, 2004. EPSTEIM, E. ;BLOOM, A. Nutrição mineral de plantas: princípios e perspectivas. Londrina. Ed. Planta p. MARENCO, R.A.; LOPES, N.F. Fisiologia Vegetal. Ed: UFV, p. Referências Complementares FERREIRA, A.G.; BORGUETTI, F. Germinação: do básico ao aplicado. Porto Alegre. Ed. Artmed, p. REICHARDT, K.; TIMM, L.C. Solo, planta e atmosfera: Conceitos, processos e aplicações. 500p PAIVA, R.; OLIVEIRA, L.M. de. Fisiologia e Produção Vegetal. Lavras. Ed. UFLA, p. HALL, D.O.; RAO, K.K. Fotossíntese. São Paulo, Ed: EPU, p. SUTCLIFFE, J.F. As plantas e a água. São Paulo. Ed: EPU, p. SUTCLIFFE, J.F. As plantas e os sais minerais. São Paulo. Ed: UPU, p. RICHARD, E.K.; FRANKLAND, B. Fitocromo e crescimento vegetal. São Paulo. Ed: EPU, 1981, 76p. CID, P.B.; LEMUS, E.E.P. Hormônios vegetais em plantas superiores. Brasília: Embrapa recursos genéticos e biotecnologia, p.


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