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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS 2015.1 Por: Ana CristinaTeixeira Andreisa Cardoso Maria Cristina Santos Maria de Fátima Ferreira Tamires Fraga

2 Educação Escolar Indígena
Educação escolar indígena: avanços, desafios e possibilidades Professores indígenas como agentes políticos e educativos Escolas indígenas diferenciadas Ensino Básico e Superior A ciência e os conhecimentos tradicionais

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4 Educacão indígena Educação: processos, socializar, sistema, cultura, povo, formação, reprodução e mudança. Educação Indígena: processos próprios, transmissão, produção, conhecimentos indígenas. Educação escolar Indígena: processos, transmissão,produção, indígena e não indígena, escola e colonizadores

5 Vida madura: repassar o conhecimento adquirido.
RITOS A vida antes do nascimento: a benção. Nascimento: a celebração. Passagem da vida de criança à vida adulta: iniciação. Vida madura: repassar o conhecimento adquirido. CASAMENTO ANIVERSÁRIO BATISMO FORMATURA

6 Educação escolar indígena: avanços, desafios e possibilidades

7 Os povos indígenas e a escola
Qual a relação dos povos indígenas com a escola desde o Brasil Colônia?

8 Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para as Escolas Indígenas:
As relações entre o Estado brasileiro e os povos indígenas no Brasil têm uma história na qual se podem reconhecer duas tendências: a de dominação, por meio da integração e homogeneização cultural, e a do pluralismo cultural. (BRASIL, p. 24)

9 Educação escolar indígena
e seus desafios: A grande importância inicial da proposta de educação escolar indígena diferenciada, com suas educação intercultural e educação bilíngue ou plurilíngue, foi ter trazido ideias e propostas concretas que alimentaram o ânimo, a motivação e a esperança dos professores e das lideranças indígenas emergentes.

10 Professores indígenas como agentes políticos e educativos

11 Professores indígenas como agentes políticos e educativos
A proposta de educação escolar diferenciada foi também fundamental para o surgimento de um novo segmento estratégico do movimento indígena: o dos professores indígenas. Quem são eles?

12 Escolas indígenas diferenciadas

13 Escolas indígenas diferenciadas
Permanentes críticas dos povos indígenas aos processos pedagógicos adotados pela escola formal. Reprodução; Currículos, diretrizes, objetivos inadequados; Material didático-pedagógico; Supervisão adequada; Formação e condições de trabalho; Barreira linguística.

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22 Ensino Básico e Superior

23 Os desafios na Educação Básica:
O [maior] problema é que os investimentos não atenderam satisfatoriamente os reclamos dos custos financeiros necessários aos propósitos didáticos e pedagógicos de uma educação específica e diferenciada. As escolas seguem à risca, na maioria das vezes, o modelo urbano de Ensino Médio – disciplinar, profissionalizante para o mundo branco e centrado exclusivamente nos conhecimentos dos brancos.

24 É muito comum ouvir que o Ensino Fundamental é o lugar onde se “estudam as culturas indígenas” e o Ensino Médio é o lugar de “aprender conhecimentos importantes”.

25 Os desafios no Ensino Superior:
Universidades comuns e regulares, cotas e “suposta” entrada democrática. O ideal: É necessário reconhecer efetivamente (na lei e na convivência) os seus sistemas próprios de educação, para que os alunos indígenas não sejam penalizados no acesso ao Ensino Médio e ao Superior por terem frequentado escolas diferenciadas em suas aldeias.

26 e os conhecimentos tradicionais
A ciência e os conhecimentos tradicionais

27 e os conhecimentos tradicionais
A ciência e os conhecimentos tradicionais Respondem às necessidades e desejos, crenças, valores, tecnologias etc; Provêm de um conhecimento comunitário prático e profundo gerado a partir de milhares de anos de observações e experiências empíricas que são compartilhadas e orientadas para garantir a manutenção de um modo de vida específico.

28 e os conhecimentos tradicionais
A ciência e os conhecimentos tradicionais Os principais saberes indígenas estão ligados à percepção e à compreensão que eles têm da natureza, e se manifestam no trabalho, nos ritos, nas festas, na arte, na medicina, nas construções das casas, na comida, na bebida e até na língua, que tem sempre um significado cosmológico primordial.

29 Como os povos indígenas
A ciência e os conhecimentos tradicionais Como os povos indígenas organiza seus saberes A partir da cosmologia ancestral que garante e sustenta a possibilidade de vida. A base primordial é a natureza/mundo. É a cosmologia que estabelece os princípios norteadores e os pressupostos básicos da organização social, política, econômica e religiosa. As virtudes e os valores são definidos desde a criação do mundo, mas cabe ao homem produzir as condições reais, efetivas.

30 e os conhecimentos tradicionais
A ciência e os conhecimentos tradicionais Acesso aos conhecimentos que são compartilhados, embora sejam respeitadas as competências e as aptidões individuais e grupais em certas especializações específicas, como aquelas de domínio do pajé. A diversidade de conhecimentos que é a condição de sociabilidade e a sua seletividade (o que é público e o que é secreto) é forma de eficácia. eles estão baseados nas dimensões do espírito e do corpo, sem a primazia de uma ou de outra.

31 Referências • BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. • GERSEM DOS SANTOS, Luciano. Educação indígena In O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, p


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