A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISO 25000 A ISO 25000 é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e 14958 e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISO 25000 A ISO 25000 é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e 14958 e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software."— Transcrição da apresentação:

1 ISO 25000 A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.

2 DA ORIGEM :ISO/IEC 9126 e 14598 Modelo de qualidade de software. Métricas externas. Métricas Internas. Métricas para qualidade em uso. Guia de avaliação – visão geral. Planejamento e gerenciamento de avaliações. Processo de avaliação para desenvolvedores. Processo de avaliação para adquirentes. Processo de avaliação para avaliadores. Documentação de módulos de avaliação.

3 A reorganização: Norma ISO 25000.
Nova divisão de assuntos em cinco tópicos, Cada divisão é composta por um conjunto de documentos e trata de um assunto em particular. 1 Requisitos de Qualidade 2 Modelo de Qualidade 3 Gerenciamento de qualidade 4 medições 5 avaliação.

4 ISO 25000 Modelo de Qualidade.
QUALIDADE INTERNA E EXTERNA. Novo Modelo. FUNCIONALIDA DE. CONFIABILIDA DE. USABILIDADE. EFICIÊNCIA. MANUTENIBILID ADE. PORTABILIDAD E. *ADEQUAÇÃO *CONFORMIDADE *SEGURANÇA DE ACESSO *ACURÁCIA *MATURIDADE *TOLERÂNCIA DE FALHAS *RECUPERABILID ADE *CONFORMIDADE *OPERACIONALID ADE *CONFORMIDADE *COMPORTAMENT O EM RELAÇÃO AO TEMPO *UTILZAÇÃO DE RECURSOS *CONFORMIDADE *MODIFICABILIDA DE *ESTABILIDADE *TESTABILIDADE *CONFORMIDADE *ADAPTABILIDAD E *CAPACIDADE PARA SER INSTALADO *CAPACIDADE PARA SUBSTITUIR *CONFORMIDADE

5 ISO 25000 e os três tipos de Qualidade.
em uso : corresponde ao ponto de vista de um usuário . externa : considera o produto como uma caixa-preta: nada se conhece sobre sua arquitetura, sobre o código ou como funciona. interna : é exatamente a arquitetura interna que é levada em conta . A qualidade da organização do código ou a complexidade algorítmica são exemplos de critérios que podem indicar qualidade.

6 Qualidade é o que buscamos.
Qualidade do produto é a meta que buscamos. A qualidade do processo é o meio para conseguirmos isso.

7 ISO Qualidade. O software deve ser capaz de permitir que os usuários atinjam todas as expectativas. 1º EFICÁCIA. 2º PRODUTIVIDADE 3º SEGURANÇA E SATISFAÇÃO.

8 ISO 25000 Eficácia, produtividade e segurança.
EFICÁCIA: o software deve permitir que usuários atinjam, com completitude , metas no contexto de uso especificado. PRODUTIVIDADE; o software deve permitir que usuários diretos e indiretos empreguem quantidade apropriada de recursos em relação a eficácia obtida. SEGURANÇA; o software deve apresentar níveis aceitáveis de riscos de danos a pessoa, negócio, ou ao ambiente no uso especificado.

9 Normas Brasileira ABNT.
A ABNT vem trabalhando na preparação de normas equivalentes as do modelo SQuaRE. Atualmente a ABNT esta em fase de revisão final do texto da norma 25000,que já passou pelo estágio de consulta nacional pela ABNT.

10 DEFINIÇÃO DO MODELO DE SQuaRE.
A definição da arquitetura de normas SQuaRE teve início em 1999,e criado pelo grupo WG6 que é um grupo responsável pela elaboração de normas internacionais.

11 Significado de SQuaRE. SQuaRE significa: Requisitos de Qualidade e avaliação de produtos de software.

12 DIVISÃO DO SQuaRE O núcleo principal do SQuaRE é composto de cinco divisões de normas, conforme a seguir: ISO/IEC 2500n – Gestão da Qualidade. ISO/IEC 2501n – Modelo de Qualidade ISO/IEC 2502n – Medição da Qualidade. ISO/IEC 2503n – Requisitos de Qualidade. ISO/IEC 2504n – Avaliação da Qualidade.

13 Quem é o WG6. É um subcomitê de sistemas e software da ISO/IEC.
Este grupo cria normas evoluídas a parti de normas existente em especifico para o mercado de engenharia de software.

14 Normas publicada pelo SQuaRE.
substituiu dois padrões das normas 9126 e da ISO, avaliação do produto de software. ISO revisa a norma , planejamento e gerenciamento da qualidade do produto de software. ISO – modelo de referência , medição e guia para medir as características de qualidade.

15 Particularidade do Software.
Não existe construção em série. Não se desgasta e nem se modifica com o uso. Não tem recursos fisícos. O custo final é de projeto e desenvolvimento.

16 Alcançar a Qualidade. Nos dias de hoje, percebe-se uma intensa movimentação em busca da qualidade. As empresas têm de produzir serviços e produtos de qualidade, mas não pensando em uma estratégia que as diferencie no mercado mas também como uma condição de sobrevivência.

17 Resumo. O MUNDO ESTA PASSANDO POR UMA CONSTANTE TRANSIÇÃO ENTRE O ESTADO RUDMENTAR PARA UM ESTADO MAS EVOLUIDO. EXEMPLO QUE CARACTERIZA BEM ESTA MUDANÇA É O SEGMENTO TECNOLOGICO. HOJE PARA SE TORNA COMPETITIVA AS EMPRESAS ESTÃO NUMA PROCURA INCESSANTE PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS. NO MERCADO DE SOFTWARE NÃO SERIA DIFERENTE.AS NORMAS DA ISO É VITAL PARA GARANTIR QUE AS EMPRESAS SIGÃO OS PADRÕES DE QUALIDADE DO PRODUTO JUNTO COM PADRÕES DE PROCESSO, PARA GARANTIR QUE O PRODUTO FINAL ESTEJA DENTRO DOS PADRÕES RECOMENDADO POR ELA.

18 Sites de Referências. Zeropaper.com.br


Carregar ppt "ISO 25000 A ISO 25000 é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e 14958 e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google