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Sustentabilidade do sistema Confea/Crea e das Entidades Profissionais Reynaldo Barros Presidente do Crea-RJ.

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Apresentação em tema: "Sustentabilidade do sistema Confea/Crea e das Entidades Profissionais Reynaldo Barros Presidente do Crea-RJ."— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade do sistema Confea/Crea e das Entidades Profissionais Reynaldo Barros Presidente do Crea-RJ

2 O papel histórico das Entidades ➔ A regulamentação dos sistemas profissionais tem sua origem na organização prévia de entidades de classe. Exemplos: Clube de Engenharia no Rio de Janeiro fundado em 1880 IAB fundado em 1934 Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul -SERGS fundada em 1930 (foto)

3 O papel histórico das Entidades ➔ O Sistema Confea/Crea foi fundado em 1933 ➔ As entidades sempre tiveram forte atuação política na organização das profissões e na vida pública brasileira, contribuindo decisivamente, por exemplo, para o processo de redemocratização do país.

4 Os três eixos de atuação das Entidades Conhecimento Técnico Político Social

5 Os três eixos de atuação das Entidades Historicamente, as Entidades se organizaram e agregaram associados em torno de três frentes de atuação: Política → no campo da organização profissional e no envolvimento em políticas públicas, tais como política urbana (debates sobre planos diretores e intervenções urbanas, mobilidade, acessibilidade etc.), política ambiental, cultural, entre outras. Social → organização de eventos sociais, homenagens, premiações, congraçamentos, honorabilidades, festejos etc. Conhecimento → eventos técnicos, seminários, congressos, cursos, palestras, visitas técnicas, feiras e exposições etc.

6 Alternativas de sustentabilidade financeira -Basicamente, as entidades dividem-se em dois grandes grupos: as que possuem ou as que não possuem patrimônio. -Muitas do primeiro grupo, apesar da segurança financeira com locações, estacionam na zona de conforto, envelhecem e perdem a fidelidade de seu público e suas funções originais. -As que não possuem patrimônio estão em situação cada vez pior. Sem segurança financeira, apoiam-se nos Creas, Mutua, Confea e outros.

7 Recursos de respasses da ART: um alerta!  Há uma debate aberto sobre a inconstitucionalidade da ART com riscos em cascata para todo o Sistema, incluindo as entidades. Há que se buscar alternativas preventivas, tanto dos gestores do Sistema, quanto das próprias entidades.  O Confea suspendeu a aplicabilidade das Resoluções 1052 e 1053 que tratam de repasses de valores provenientes de multas e ART para as entidades atuarem em colaboração para o aperfeiçoamento técnico-científico e cultural dos profissionais e para a fiscalização do exercíico profissional

8 Virando o jogo  O Desafio é transformar os eixos de atuação - político, social e conhecimento em produtos e serviços que aproximem e fidelizem os profissionais.  Palavras de Ordem: serviços, utilidade, conveniência, afinidade, identidade.  Para tanto é preciso disputar a atenção do consumidor: o profissional.

9 Disputando a atenção  Na era do conhecimento e da informação multiplataformas, o desafio é fidelizar públicos em torno de qualquer organização.  O avanço tecnológico, a mobilidade das mídias, e o surgimento das redes sociais são novos elementos que acirram a disputa pela atenção do consumidor.  Qualquer estudo sobre hábitos de mídia da população instruída, demonstra que as mídias convencionais permanecem e disputam a atenção do público com as novas mídias. Vejamos:

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11 Disputando a atenção ➢ Os jornais impressos cresceram e se diversificaram em nichos e modelos de negócio: Ex. o Jornal gratuito Metro, o Valor Econômico, os jornais de mídia alternativa ➢ O mercado editorial se diversificou e cresceu. A bienal do livro no Rio, que acabou de acontecer, cresceu somente este ano (de crise) 40% ➢ A internet, que não tem mais que duas décadas de existência, oferece sites de notícias e blogs (blogueiro virou profissão reconhecida) ➢ A TV aberta cresceu ➢ A TV fechada se consolidou. O futebol representa 60% da decisão de consumo de TVs por assinatura

12 Disputando a atenção - As rádios cresceram e estão também na internet - A telefonia móvel brasileira é um fenômeno - As redes sociais consomem até 15% do tempo médio dos 60 milhões de brasileiros que tem acesso à banda larga. O brasileiro está no topo do ranking mundial de tempo dedicado à internet. - O cinema se reinventou em redes de super salas de exibição em 3D e super telas. - Os shoppings explodiram -A Google, empresa que com 10 anos se tornou a maior do mundo, juntou-se com a Amazon, outra gigante, e à Netflix para criar uma plataforma gigante de geração de conteúdo. Vai balançar o setor de broadacasting mundial, as redes de TV convencional - O nível de exigência do consumidor aumentou

13 Como disputar a atenção dos consumidores (profissionais) ? -Qualquer produto, seja um evento, uma mídia ou uma causa, tem que ser uma grande e emocionante EXPERIÊNCIA! -Atraente, cativante, surpreendente, qualificada, envolvente. A nova economia impõe outro nível de experiência.

14 Nossas propostas para as entidades do Rio de Janeiro -Entidades serão Certificadoras do Conhecimento a exemplo do que fazem as sociedades de especialidades de medicina. O médico frequenta congressos de sua especialidade regularmente também para manter-se credenciado por sua associação médica que o certifica. Experiência exitosa na engenharia do RJ: O IBEC Certificador -Entidades e o Crea-RJ serão cada vez mais multiserviços, conveniência, benefícios, clubes de vantagens, comunidades científicas… -Eventos técnicos tem que promover soluções da indústria e serviços (feiras), rodadas de negócios, networking. O Crea-RJ está focado em apoiar eventos de entidades desta natureza -O Crea-RJ vai desenvolver para as entidades, plataformas de comunicação com mídias informativas financiadas como canais de promoção dos produtos e serviços do Conselho

15 Nossas propostas para as entidades do Rio de Janeiro -Requalificamos o Progredir, programa de aperfeiçoamento profissional para um modelo de “franquia” para as entidades  Estamos reestruturando o CDER como um fórum para a gorvernança institucional do Crea-RJ  Destinaremos parte da verba de publicidade para as mídias oficiais das entidades para divulgação dos serviços Crea-RJ e das ações conjuntas

16 Eventos inovadores Dois convites: 27 NOV 25 a 27 NOV Veja mais em www.crea-rj.org.br

17 Espero que tenham vivido uma boa experiência! Obrigado


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